Receita de pão caseiro com fermento granulado

Receita fácil de fazer de pão caseiro com fermento granulado. Vamos aprender?

Sempre que postamos alguma receita de pão caseiro ressaltamos que não precisa ser difícil e muito menos complicado. Fazer pão é gratificante, relaxa a mente e remete aos primórdios do que éramos quando a civilização começava a armazenar grãos e fazer as farinhas dos primeiros pão da história.

Portanto, é fazendo e praticando que se aprende a fazer pães melhores e como dissemos outras vezes, cada lugar tem as suas particularidades. As vezes não encontramos uma farinha muito boa, por isso as medidas de água costumam mudar. Clima quente ajuda o fermento a crescer mais rápido, já nos lugares mais frios os pães demoram um pouquinho para ficar pronto para assar.

Enfim, é um passatempo gostoso de aprender e fazer principalmente se você tem filhos. É gostoso colocar a criançada para ajudar a fazer os pães e colocar a mão na massa.

Essa receita de pão caseiro feita com fermento granulado é ideal para quem nunca fez pão. É simples e não precisa de muitos passos complicados pois o fermento usado já vem prontinho, bastando respeitar os passos para fazer os “bichinhos do bem” crescerem na massa.

Pão caseiro com fermento granulado

Ingredientes

  • 1 kg de farinha de trigo tipo 1
  • 600 ml de água morna
  • 3 saquinhos de fermento granulado para pão.
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal

Preparo

1. Em uma vasilha grande, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Adicione metade da água, coloque o fermento, o açúcar e o sal. Misture com um garfo ou com uma espátula de plástico.

Atenção para não adicionar a água muito quente. Ela precisa ser morna para que o fermento cresça normalmente.

2. Vá misturando devagar e com calma e incorporando a água aos poucos. A textura da massa do pão fica mais pegajosa e grudenta. Algumas farinhas precisam de mais água, outras já não precisam tanto para dar o ponto certo. Vá fazendo aos pouco para pegar o jeito, ok?

3. Hora boa, a sova! Amasse, e empurre a massa para desenvolver o glúten da farinha. Ela vai ficando lisa e elástica. Uns 5 minutos fazendo isso já o suficiente.

4. Faça uma bola com a massa, polvilhe farinha por cima e coloque na vasilha tampada com um plástico em cima. É importante cobrir para que a massa não crie aquela casquinha seca por cima. Deixe descansar em lugar mais quentinho (dentro de um forno ou armário) e espere umas 2 horas ou até ela dobrar de tamanho.

5. Separe a massa em pedaços (do tamanho que desejar), amasse e sove bem os pães. Coloque um uma forma untada com óleo de asse em forno pré-aquecido a 180°C. Asse por 30 minutos ou até ficar com a casquinha dourada.

Veja também: Receita de pão Italiano recheado com calabresa e queijo

Uma dica: Na hora da última sova dos pães, você pode colocar temperos, rechear queijo, com calabresa ou bacon, por exemplo. Você pode também rechear com frutas vermelhas ou algum recheio doce. É uma massa simples porém bem eclética.

Se você quiser se aventurar em receitas mais elaboradas, temos um matéria especial de pão caseiro com fermento natural levain, aqueles pães com casca crocante conhecidos também como pão italiano.

Outra dica (super recomendo!) é uma receita de pão caseiro colonial com fermento de batata. Fica muito gostoso e fofinho e é muito divertido aprender a fazer o próprio fermento natural em casa.

E se você tiver alguma receita de pão caseiro especial, deixe aí nos comentários!

Artigos Relacionados

1 comentário em “Receita de pão caseiro com fermento granulado”

  1. Pingback: Fermento caseiro de batata para pão | Portal Tudo Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.