Impermeabilizante caseiro ultra resistente: aprenda a fazer passo a passo

Faça você mesmo! Super impermeabilizante caseiro para deixar tudo à prova d'água.

Se você está procurando um impermeabilizante caseiro multiúso, essa receita vai te acompanhar por muito tempo em sua vida!

É uma solução infinitamente mais barata do que os produtos comerciais encontrados por aí. Barato, eficaz e fácil de fazer, a impermeabilização pode durar até 3 anos dependendo do local onde foi aplicado!

Por que eu deveria fazer um impermeabilizante caseiro?

Assim como todas as outras receitas caseiras e produtos da nossa categoria “faça você mesmo”, a opção da economia sempre é que pesa mais na escolha. Quando falamos em impermeabilizantes, existem inúmeros tipos de superfícies que podem ser impermeabilizadas e que precisam de produtos específicos.

Existem diversos produtos comerciais de excelente qualidade com duração e resistência de anos que você pode comprar, mas dependendo do tipo de proteção, eles costumam custar bem caro. Se você não pode investir em algum produto dessa categoria ou ainda não existe aí onde você mora, ir para uma solução caseira é opção ideal e precisa ser levada em conta.

O que eu posso impermeabilizar com essa receita caseira?

Essa é uma pergunta importante. Como mencionei acima, existem diversos tipos de produtos ou superfícies que podem precisar de proteção à prova d’água, de paredes, madeira até tecidos e capas de proteção.

Portanto, esse impermeabilizante caseiro funcionará nas seguintes superfícies e materiais:

  • Apenas e somente em tecidos sintético;
  • Capas de moto, barco, carros;
  • Mochilas, bolsas, sacos de transporte de barracas e materiais desde que o tecido seja sintético;
  • Toldos e coberturas e tecido sintético;
  • Tetos e casinha de cachorro expostos ao tempo (madeira ou tecido);
  • Pequenas áreas de cimento ou madeira (mesinhas, ou aparadores) que não precisam de repintura.

Não use em celulares ou eletroeletrônicos”

Para resumir, esse impermeabilizante caseiro funciona muito bem em tecidos sintéticos maleáveis e tem uma duração muito longa. Sabe aquele toldo que tem a cobertura sintética de tecido que não barra totalmente a água? Com esse impermeabilizante caseiro, o tecido fica totalmente à prova d’água!

Materiais de pesca, camping, barracas e acessórias que ficam muito exposto à água, essa solução é a ideal.

Não custa lembrar, se você precisa de uma solução para impermeabilizar sua parede, piso e alvenaria em geral, temos uma receita de tinta impermeabilizante caseira que você pode conferir nesse link.

Tirando fibras naturais como tecido de algodão, por exemplo, você consegue impermeabilizar praticamente qualquer coisa. Basta você verificar mesmo o custo-benefício da receita em grandes áreas ou materiais que você tenha dúvida de como irá reagir à solução. Sempre é bom testar antes.

Receita: Impermeabilizante caseiro ultra resistente

Materiais que você irá precisar:

  • Solvente tipo terebentina, eco solve ou aguarrás;
  • Recipiente plástico ou baladinho com tampa;
  • Tubo de silicone transparente;
  • Pincel para aplicação.
  • Luvas, óculos de proteção e máscara. Os solventes têm um cheiro bastante forte!

Sobre os tipos de solvente

Para quem não está acostumado com os tipos de solventes, vai aqui um breve explicação. Tanto a terebentina quanto a aguarrás servem como diluentes para tintas a óleo e vernizes. Elas deixas essas tintas mais diluídas e fluídas para aplicação nas superfícies.

Eu coloquei a opção eco solve que um diluente mineral que quase não tem cheiro. Você pode encontrar o eco solve nas lojas que vendem material para pintores e artistas plásticos assim como em papelarias. Use essa opção por causa do baixo odor e funcionou perfeitamente.

Não use querosene ou thiner. Esses funcionam mais como removedores e não como solventes.

Sobre as medidas e dosagens

Aqui você vai adicionar conforme a quantidade de produto que você queira impermeabilizar e também do tamanho do recipiente que você vai misturar.

Misturando os materiais

No recipiente, adicione o solvente com cuidado e em seguida o silicone transparente em uma boa quantidade. Se tiver tampa, feche e agite bem até diluir todo o silicone. Isso pode demorar um pouco pois o silicone é bem denso.

Verifique a mistura e veja a textura dele. Se estiver muito líquida, coloque mais silicone e agite novamente. Ela precisa ficar em uma textura cremosa para líquida onde seja possível você aplicar com um pincel.

Se a mistura estiver muito pastosa, adicione mais solvente.

Seu impermeabilizante caseiro ultra resistente está pronto! Agora vamos às dicas de como usar.

Como usar o seu impermeabilizante caseiro

A superfície que você irá aplicar precisa estar bem limpa. Se for uma mochila ou capa, lave bem com sabão ou detergente, enxágue bem e deixe secar por completo.

Logo em seguida, aplique o impermeabilizante caseiro com ajuda de um pincel. Faça uma camada fina e espalhe bem. Faça o mais fino e preciso possível.

Deixe secar por aproximadamente 48h e repita a aplicação. Deixe secar novamente e pronto, seu material já está à prova d’água.

Dicas importantes

Essas são algumas dicas que considero as mais comuns e importantes quando você for usar o seu impermeabilizante caseiro.

Ficou um cheiro muito forte! Quanto tempo demora para sair o cheiro?

Isso é em relação ao tipo de solvente. Se você usou a aguarrás ou a terebentina, o cheiro é bem incomodo e é bom você usar uma máscara de proteção.

A boa notícia é que o cheiro sai com o tempo, geralmente em algumas semanas já não será perceptível.

Se você usar o solvente sem cheiro, o odor mais proeminente será mesmo do silicone. E esse sai rápido, normalmente depois de secar já não dá mais para sentir o odor.

Veja também

Tinta caseira para piso de cimento gastando menos de 15 reais
Tinta emborrachada caseira – Evita trincas e umidade na parede
Como fazer tinta de parede caseira
Como fazer tinta de leite para pintar madeira e fazer efeito envelhecido

Posso usar em paredes?

Até pode, mas não é essa a ideia da receita. Pequenas peças de cimento como vasos, tampos ou artesanatos, você pode usar sem problemas.

Em áreas maiores não é indicado. Corre o risco da solução “craquelar” devido a umidade interna da parede. Outro detalhe é que de esse impermeabilizante estiver na parede, não será possível pintar por cima com uma tinta acrílica, por exemplo. O silicone impede a absorção da tinta, deixando a região toda manchada.

Concluindo

Se você estava procurando uma solução caseira para impermeabilizar ou deixar os seus materiais à prova d’água, essa receita, com certeza é para a vida toda! Como mencionado acima, tintas, sprays e produtos impermeabilizantes costumam custar muito caro e, como estamos em tempos de economizar, essa pode ser uma opção muito econômica. Claro, recomendo sempre você comprar um produto específico para cada caso, existem muito e de excelente qualidade. Mas quando não podemos gastar muito, essa opção pode resolver o seu problema e de muita gente que precisa.

Então é isso, espero que tenham gostado da nossa receita de impermeabilizante caseiro. Compartilhe nas redes sociais ou deixe um comentário aí pra gente!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile