Legumes refogados para emagrecer de forma saudável.

Emagrecer não é tão simples quanto se parece ou se promete o tempo todo nas redes sociais. Sim, existe um enxurrada de informações sobre como emagrecer, cursos, técnicas, livros e isso, às vezes atrapalha e nos tira do foco principal. E foi pensando nisso, que criamos uma lista para você que quer emagrecer, saber como se organizar, e fazer isso sem gastar dinheiro comprando livros ou cursos.

Nesse processo inicial em que você está tentando achar um caminho para emagrecer sem gastar, é importante focar em questões básicas porém de extrema importância e, principalmente ter disciplina.

O que te impede de emagrecer?

Seria leviano da nossa parte apontar um motivo principal, mas aqui vamos focar em apontar o que atrapalha a sua dieta e porque não, na sua vida cotidiana também. Um dos fatores que impedem o emagrecimento é a falta de foco em seguir uma rotina. A maioria se preocupa em seguir a dieta tal ou o “método milagroso” da fulana e assim por diante. Não começa pelo básico que a mudança no estilo de vida.

Portanto, se você não pode gastar no momento com ajuda profissional, mudar os hábitos na alimentação e fazer disso uma regra para a vida é o primeiro passo. É preciso saber (e tomar consciência disso) que alguns alimentos precisam estar longe da sua vida, até que você emagreça. E depois disso, que ele nunca volte para sua rotina diária de alimentação, que no máximo uma vez no mês ou pelo menos só no final de semana. E é isso que vamos aprender.

Para de se enganar agora!

Se você não entender isso, nenhuma dieta ou método de emagrecimento vai funcionar no futuro. Um exemplo bem simples de entender: todo mundo sabe que a maioria dos alimentos altamente industrializados como (caldos prontos, refrigerantes, linguiças, batata frita, etc) colaboram para o ganho de peso, aumentam significativamente o risco de doenças perigosas e silenciosas como a hipertensão e a diabetes. Não faça concessões, comece a tirá-los do seu cardápio diário.

Aquele famoso dia do lixo, onde se escolhe um dia da semana para comer o que quiser, definitivamente não é uma boa ideia logo de início. A ideia é você começar a criar um estilo de vida diferente e abandonar hábitos ruins. Claro, depois que você emagrecer e chegar no seu peso ideal, poderá se dar ao luxo de comer comidas mais calóricas e digamos, algumas “bobagens” é normal, faz parte da vida não é mesmo?

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Crie uma meta

A disciplina e o foco vão ajudar a você atingir os seus objetivos. A ideia aqui é você criar uma meta de 30 dias para você focar 100% em como emagrecer com saúde. Veja como você pode se organizar:

  • Crie uma agenda e anote tudo o que aconteceu no seu dia. Suas fraquezas e vontades e também suas vitórias. Isso ajuda a você se entender melhor e não perder o foco.
  • Anote tudo o que você comer durante o dia.
  • Crie recompensas para si. Exemplo: 1 semana de dieta concluída vale um filme no cinema que você queria ver ou um passeio.
  • Reserve tempo para cozinhar.
  • Faça algum exercício. Pelo menos 20 minutos de caminhada por pelo menos 3 vezes na semana já ajuda.

Alimentos que você deve evitar

Agora vamos realmente aos principais alimentos que você deve evitar se quiser começar a emagrecer com saúde.

1. Açúcar e refrigerante

O açúcar é extremamente prejudicial para a saúde e se você comer açúcar durante a sua tentativa de emagrecer, vai colocar por água abaixo qualquer tentativa de sucesso. Só para se ter uma ideia, o açúcar refinado não tem um valor nutricional ou seja, ele não é necessário em nossa vida! Então ele é apenas um vício.

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2. Produtos altamente industrializados

Com quantidades absurdas de sódio e açúcar camuflado em nomes estranhos, os alimentos altamente industrializados prejudicam no emagrecimento. Alguns itens de exemplo para você deixar de lado:

  • Molhos e temperos prontos;
  • Biscoitos e bolachas recheadas;
  • Massas, pizzas;
  • Sucos concentrados;
  • Sorvetes;
  • Iogurtes adoçados e com sabor;
  • Pães;

Pense da seguinte maneira, se você consegue cozinhar ou fazer este produto em casa, não compre ele pronto, que venha em práticas caixinhas ou latas no supermercado.

3. Farinhas, pães e refinados

Alimentos que levam farinha refinada como o famoso pãozinho francês, bolos, tortas e massas são ricos em carboidratos que vão se metabolizar e se transformar em açúcar no sangue. Isso gera fome em um curto prazo de tempo, eleva os níveis de insulina e a vontade de comer doces aumenta ainda mais.

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4. Evite as bebidas alcoólicas

De nada adianta você seguir uma dieta saudável se exagerar nas bebidas. A quantidade de açúcar nas bebidas acabaram até gerando apelidos engraçados mas que fazem todo o sentido. “Cerveja é suco de pão”. As outras bebidas alcoólicas também não fogem a regra.

5. Óleo de soja e frituras

Fala-se muito em como as frituras engordam e fazem mal a saúde. Mas o que se fala pouco é que o grande vilão dessa história é o óleo de soja, que quando aquecido em altas temperaturas sofre uma transformação em suas moléculas, que são altamente cancerígenas.

Portanto, evite de qualquer maneira o óleo de soja e dê preferência pelo azeite extra-virgem e principalmente o óleo de coco.

6. Leite

A não ser que você more em uma fazenda ou tenha como comprar o leite natural, não consuma leite industrializado. Enquanto você estiver no processo de emagrecimento, evite beber leite.

A lactose não é bem digerida pelo organismo humano e o processo industrial do leite contém muitos produtos químicos para mascarar as contaminações presentes no leite e torná-lo um “longa vida” por exemplo.

Ao invés do leite, consuma iogurte natural que é muito mais saudável. Clique e veja a receita caseira de iogurte natural.

O que comer para emagrecer com saúde

Mais fácil e útil do citar uma lista de alimentos que você deve comer, vamos mostrar um exemplo de cardápio que você adaptar e seguir na sua dieta. É tudo muito simples e barato, pois a base da alimentação é legumes, vegetais e proteínas.

Exemplo de cardápio

Café da manhã

  • Café sem açúcar com leite de aveia;
  • omelete de ovos com uma fatia de queijo minas;
  • Iogurte natural uma fruta.

Almoço

  • Filé de peixe, carne vermelha ou ave;
  • Legumes grelhados ou refogados;
  • Salada verde;

Ao invés do arroz ou do feijão, substitua por um carboidrato como batata doce, mandioca ou inhame.

Sobremesa

  • Uma porção pequena de salada de frutas

Jantar

  • Sopa de legumes ou fritada de ovos com legumes
  • Carne com refogado de legumes

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