Compartilhe:

Como evitar e tratar as pontas duplas dos cabelos

Entenda porque as pontas duplas aparecem no seu cabelo e aprenda como evitar e tratar. Selecionamos várias receitas caseiras e dicas simples para você ficar com cabelos de Diva!

Publicado por: Cida Ramos

cabelo com pontas duplas

Se as pontas duplas no cabelo sempre foram um mistério para você, não se assuste, é possível evitá-las seguindo algumas dicas no seu cotiando, que não apenas irá prevenir com também deixar o seu cabelo mais bonito e saudável.

E se você já está com pontas duplas não se preocupe, selecionamos várias dicas caseiras para você tratar e acabar de vez com o problema.

Porém, o primeiro passo que precisamos ter em mente é entender o que são, e o como as pontas duplas aparecem. Sabendo disso, podemos encarar o inimigo de frente e darmos um basta aos cabelos sofridos. Então, preste atenção nos tópicos seguintes!

O que são pontas duplas e como elas aparecem?

Os fios do nosso cabelo possuem camadas que o dão estrutura e que ajudam a distribuir os nutrientes como um todo. A camada mais superficial chamada cutícula possui várias escamas que  se sobrepõem uma sobre as outras, dando o aspecto externo aos fios.

Estrutura interna do fio de cabelo. Imagem: http://www.blackhairstyle.com/

Estrutura interna do fio de cabelo.
Imagem: www.blackhairstyle.com

Quando elas ficam bem fechadinhas e unidas, o cabelo tende a ter a aparência mais bonita e brilhosa. Quando as escamas se abrem e ficam desalinhadas, o cabelo tende a apresentar o aspecto seco, opaco e até mesmo quebradiço por causa das camadas desalinhadas e abertas.

Esse resultado acontece principalmente quando os fios sofrem algum tipo de dano, que pode ser devido ao excesso de químicas, secadores, chapinhas, sol, cloro e até mesmo desgaste natural. Com esses danos, a parte interna dos fios perdem proteínas, responsáveis pela força e estrutura interna dos fios. Já na parte mais externa, a oleosidade é perdida ocasionando a abertura das escamas e ressecamento dos fios e consequentemente o aparecimento das pontas duplas.

Por isso é que, quando as pontas duplas aparecem, o cabelo já apresenta opacidade e estrutura fraca.

Como evitar as pontas duplas no cabelo

Beba muita água: Se os cabelos fazem parte do nosso corpo, a saúde do todo com certeza reflete na saúde dos fios também. Beber muita água e manter-se hidratado é dos fatores que favorecem muita para a saúde do corpo e consequentemente dos cabelos também. Hidrate-se!

Cuidado com o excesso de shampoo: Apesar da indústria cosmética estar evoluindo bastante, saiba que por mais que o seu shampoo tenha ativos hidratantes a função dele é apenas uma: Lavar os fios.

O shampoo abre as escamas dos fios na lavagem (processo que é revertido com o uso do condicionador) e abusar do seu uso deixa o cabelo muito seco e exposto a agressões externas.

Não esqueça o condicionador: Cada um com sua função menina! O condicionador não deve ser esquecido pois como já dissemos, ele tem a função de fechar as escamas que forma abertas na lavagem com o shampoo.

Use sempre um bom leave-in ou reparador de pontas:  Além de ajudar a disfarçar o frizz dos cabelos, os cremes sem enxágue que possuem silicone ou óleos essências na formulação (argan, coco, macadâmia, etc), esses produtos ajudam a dar uma proteção extra aos fios.

Mantenha em dia o corte de cabelo: Algumas pontas secas e duplas devido ao próprio desgaste natural é facilmente resolvido se você cortar o cabelo regularmente. Nunca fique longos períodos sem cortar o cabelo.

Cuidado com o corte de cabelo feito com navalha: A gente sabe que alguns cortes de cabelo tem uma finalização com navalha. Muitas mulheres optam por esse procedimento para poder diminuir um pouco o volume dos fios. Funciona, mas quem possui os cabelos mais grossos podem sofrer com o aparecimento das pontas duplas, pois as pontas ficam mais grossas que o restante dos fios ocasionando a abertura das extremidades.

Outras dicas para evitar as pontas duplas

  • Não prenda o cabelo com ele molhado ou usando borrachinhas de escritório principalmente;
  • Evite o excesso de chapinha e secador de cabelo, e use sempre um protetor térmico na utilização desses aparelhos;
  • Não esfregue demais o cabelo na lavagem;
  • Seque o cabelo delicadamente, não esfregue;
  • Evite usar água muito quente durante o banho;
  • Faça uma hidratação por semana com produtos que reestruturem os nutrientes dos fios. (ceramidas, vitaminas A e E, dexa-pantenol );
  • Evite sol intenso e piscinas. Use sempre um creme leave-in com proteção UV.

 Receitas caseiras para tratar as pontas duplas

banho-de-brilho-caseiro-como-fazer-em-casa

Já vimos como podemos evitar, mas agora se o seu cabelo já está comprometido não se preocupe, existem receitas caseiras e alguns aditivos (se assim podemos dizer) que fazem verdadeiros milagres nos cabelos mandando pra longe as pontas duplas.

Hidratação com azeite extra virgem e mel

azeite-de-oliva-e-mel

Você vai precisar de:

  • 1 gema de ovo;
  • 3 colheres de azeite de oliva extra virgem;
  • 1 colher de mel.

Misture bem e aplique nas pontas dos cabelos e deixe agir por 40 minutos. Lave os cabelos normalmente na sequência. Você pode fazer essa hidratação uma vez a cada quinze dias.

Creme hidratação e reparação com Babosa (Aloe Vera)

banho-de-brilho-caseiro-como-fazer-com-babosa

Não é segredo para ninguém que a babosa é um poderoso hidratante para cabelo e hoje vários estudos já indicam que a planta tem várias propriedades curativas.

Além de inúmeros aminoácidos benéficos para os cabelos, a babosa ainda possui vitaminas B1, B2, B3, B6 e mais de 20 minerais diferentes. Bom né?

Para essa receita você vai precisa de:

  • 1 folha de babosa;
  • Liquidificador;
  • Água filtrada ou soro fisiológico;
  • Touca plástica.
  1. Primeiro você vai precisar retirar o “sumo” da babosa. Com cuidado, retire a casca de um dos lados da folha e com uma colher vá raspando e retirando a parte transparente.
  2. Bata no liquidificador com aproximadamente 150 ml de água filtrada ou soro fisiológico.
  3. Aplique em todo o cabelo e deixe agir por meia hora. Use a touca!
  4. Lave na sequência com água fria ou morna.

Veja também

Creme de abacate para tratamento dos cabelos

leo-de-abacate-para-o-cabelo

 

O abacate também é excelente para o tratamento caseiro das pontas duplas. Amasse meio abacate sem casca e adicione uma colher de azeite extra-virgem ou óleo de coco.

Misture e aplique nos fios deixando agir por 15 minutos. Na sequência enxágue com água fria ou morna.

Máscara de hidratação com óleo de amêndoas

beneficios-do-oleo-de-amendoas

Misture algumas gotas na sua máscara de hidratação e aplique nos cabelos já lavados. Deixe agir conforme instruções do seu produto e lave na sequência.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *