Parede de cimento queimado. Aprenda a fazer.
Fonte: Imagens da internet

Antigamente, quando falávamos em parede de cimento queimado ou até mesmo os pisos feitos dessa maneira, era sinônimo de economia para quem não podia compra uma cerâmica ou revestimento.

Na minha infância, sempre lembro da parede de um banheiro que tínhamos em casa feito com cimento queimado e corante amarelo. Não tínhamos dinheiro para comprar um revestimento de qualidade e essa era a opção mais barata. Mais eu achava aquela parede linda demais! Tinha a mistura de cores entre o cinza e amarelo que dava a impressão de uma arte abstrata de um quadro famoso.

Passou-se os anos e para a minha surpresa os decoradores e arquitetos “descobriram” que o comento queimado dava um charme todo especial na decoração. Aí foi uma festa, usou-se e ainda hoje é uma forma barata e muito bonita de dar destaque a uma parede do ambiente.

E como acontece muito na moda, o que era antigo volta repaginado e vira “trend” novamente. Mal sabem eles que nos tempos das vacas magras a gente já eramos “chic por demais”.

Como é feita a parede de cimento queimado?

Brincadeiras à parte, se você quiser utilizar desta técnica na sua decoração, vamos explicar as maneiras que você pode fazer.

A primeira é a mais conhecida e a que realmente utiliza o cimento na parede para fazer o efeito liso e queimado. Não é uma técnica muito fácil de fazer e portanto, recomendo um pedreiro que entendo do assunto. Mas depois de pronto amigo, fica muito bonito.

Na decoração de quartos

Parede cimento queimado quartos.

Imagens da internet.

Para a nossa sorte e para quem gosta de colocar a mão na massa literalmente e fazer suas próprias decorações, hoje no mercado existem massas acrílicas com efeito marmorizado. Basta apenas aplicar na parede com uma desempenadeira e dar o formato “manchado” que você quiser. É muito simples e prático! Mas fique calma, vamos explicar cada técnica para vocês escolher a melhor maneira para ter uma parede de cimento aparente super chic!

Na decoração de salas

O chamado design industrial comporta bem a parede com concreto aparente ou um efeito de cimento queimado, veja as fotos:

concreto aparente em salas.

Imagens da internet/Pinterest.

Parede de cimento queimado feita com cimento e água

Esta é a técnica mais antigo e complicada. Mas porque você vai explicar esse processo? Por um motivo simples, se você está em obras ou construindo a sua casa, fazer este processo fica mais barato pois ela é feita logo após o reboco de cimento da parede. Portanto, é só escolher o local previamente e pedir para o seu pedreiro fazer.

O pessoal mais antigo conhece essa técnica como nata de cimento. Nada mais é do que cimento misturado com água onde a textura fica parecendo uma nata, bem mole. Ela é aplicada com um desempenadeira de metal (aquela que se usa para aplicar massa corrida) logo após o reboco, com a parede ainda úmida. A secagem é praticamente junta com o reboco, dando mais fixação na parede e evitando que apareça trincas e fissuras.

Como fazer:

  1. Misture o cimento com água e misture até obter uma consistência gelatinosa.
  2. Com a parede ainda úmida, coloque um pouco da massa da desempenadeira com ajuda de uma espátula e aplique na parede em camadas finas.
  3. Alise bem e espere secar. Após seco, o aspecto vai ficar com as aqueles rajados manchas características.

Cimento queimado com massa corrida

É eu sei, a opção acima vai ser complicada para a maioria das pessoas. Mas de agora em diante, todas os processos são simples e qualquer um pode fazer. E essa técnica para fazer o efeito de cimento queimado na parede poderá ser aplicado na parede crua, pintada ou apenas no reboco. Bom né?

Você vai precisar de:

  • Massa corrida acrílica;
  • Bisnaga tinta na cor preta;
  • Espátula;
  • Desempenadeira;
  • Balde ou bacia para misturar a massa;
  • Lixa de parede fina.

Veja também >> Como pintar uma parede passo a passo

Como aplicar:

Ai que alegria, até me empolgo pois é simples e o resultado fica tão lindo!! Mas vamos lá:

  1. Pegue parte da massa para fazer a primeira aplicação de fundo. As vezes a parede está imperfeita, e é necessário aplicar mais 2 demãos ok? Avalie como a sua está, certo?
  2. Pingue algumas gotas de pigmento preto, misture até obter o cinza que você gostar. Não precisa ser uma mistura muito perfeita.
  3. Aplique na parede fazendo movimentos aleatórios. Alise bem e espere secar.
  4. Depois que a massa secar, lixe a parede para fica bem lisinha e veja o resultado. Se preferir, aplique mais uma demão de massa e pigmente com a core mais forte ou mais fraca e veja o resultado. Aí é com a sua imaginação.
  5. No final de tudo, se você quiser o aspecto mais brilhante da parede, aplique com uma espuma ou pano macio uma cera transparente para piso de cimento queimado. Fica lindo!

No vídeo acima, a youtuber Paloma Cripriano mostra como fazer de um jeito simples e prático.

Parede de cimento queimado feito com espuma e massa corrida

Essa técnica é bem simples e ideal para as paredes já prontas ou pintadas e lisinhas. É o caso da maioria e a técnica mais simples de fazer.

Você vai precisar de:

  • Espuma de construção
  • Massa corrida
  • Água
  • Pigmento preto
  • Massa acrílica
  • Lixa fina de parede

Como aplicar:

O processo é simples, você irá diluir um pouco da massa – quantidade suficiente para aplicar na parede toda. Você irá pigmentar até chegar na cor cinza da sua preferência.

Molhe a esponja na mistura e vá esfregando na parede em movimentos irregulares. Depois de secar, você irá repetir esse processo mais 2 vezes.

Por fim, passe uma lixa fina para dar acabamento final e se preferir, como no passo a passo anterior, aplique um camada fina de cera transparente para piso.

No vídeo abaixo você pode conferir o tutorial completo de como fazer parede de cimento queimado. Créditos do canal Casa Cobre.

Você pode perceber que o efeito ficou mais clarinho. Essa é vantagem de você pigmentar a massa corrida. Se gostar de outra cor, vá em frente e ouse!

Já nesse tutorial, as cores já ficaram um pouco mais fortes. Ela utilizou um pano úmido no final para limpar o pó após lixar. Créditos do canal Fiama Pereira.

E olha a boa notícia, para fazer o efeito na parede, nos dois tutoriais acima, foram gastos menos de 50 reais!

Fazendo parede de cimento queimado com massa pronta, “Efeito mármore”

Para a nossa sorte, existem produtos que reproduzem diversos efeito na parede e um deles claro, o cimento queimado. Os produtos comuns geralmente vem com o nome de textura especial ou texturatto efeito mármore, dependendo da marca.

A aplicação é praticamente igual a uma massa corrida. Basta misturar bem o produto e aplicar na parede com uma desempenadeira. Para o efeito ficar melhor, você precisa aplicar de 2 a 3 demãos, lixando bem entre uma aplicação e outra.

Os movimentos que você irá aplicar vão definir os desenhos que irão ficar na sua parede, sem mistérios. No final, a aplicação de uma cera dá o acabamento perfeito.

Fazendo cimento queimado colorido

Olha que legal! Você já percebeu que para fazer o efeito cimento queimado você utiliza o pigmento para dar a cor cinza, não é mesmo? E não deu uma vontade usar outras cores?

Pois é, esse tutorial do canal Não é Mah ideia, ela usa o pigmento verde em tom muito bonito. A tonalidade combinou muito bem com o ambiente, que no caso foi o quarto de casal. Veja como é fácil de fazer.

 

Dicas para usar o efeito cimento queimado na decoração

Contendo um pouco a empolgação de sair fazendo esse efeito em todo canto da casa, preste atenção nessas dicas.

Veja também

Decoração com paletes: Opções criativas para decorar a casa

6 dicas simples para renovar sua cozinha sem gastar muito

Escolha uma parede do ambiente para dar o efeito e capriche nos detalhes.

Determine de preferência uma parede no ambiente para dar o destaque, como por exemplo: fundo da cabeceira da cama, uma parede da sala, uma lateral da cozinha.

Dessa maneira você não carrega demais o ambiente, correndo risco de deixar o local muito escuro e pesado.

Outras dicas:

  • Utilize objetos de cores contrastantes para dar um efeito colorido na parede.
  • Uma iluminação indireto na parede com o efeito também cria um clima legal.
  • Ambiente pequenos precisam de atenção para que o local não fique “claustrofóbico”.
  • Móveis e objetos próximos a essa parede ganham mais destaque, portanto, é ideal usar como moderação.
  • Ao utilizar a massa corrida, opte pela acrílica. Tem maior durabilidade e ser tanto para áreas internas como externas.

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.