Placas para formatura: Dicas e modelos para você se inspirar

O momento da graduação é uma etapa muito importante na vida de qualquer acadêmico. Selecionamos algumas dicas e fotos para você tirar as suas dúvidas em relação a confecção das placas de formatura.

Publicado por: Cida Ramos
dicas e modelos de placas para formatura.
Fotos: Divulgação e Marujo Silveira via pinterest

Um dia muito especial na vida de qualquer acadêmico é o momento da sua formatura, e é justamente por isso que ele deve ser eternizado. E as placas de formatura entram com esse propósito, marcar o encerramento de uma turma que acabou de se formar.

Geralmente nas universidades existe um local específico onde as turmas que se graduaram colocam a placa de formatura, normalmente em um lugar de destaque. Não é um item obrigatório na graduação, entretanto é mais do que normal e compreensível que todos queiram eternizar esse momento.

Existem dois tipos de placas de formatura que são comuns na finalização de uma graduação: A placa em tamanho maior, com foto de todos os formandos, que normalmente ficam expostas na instituição. E as placas individuais de formatura, onde a mesma possui um tamanho menor e cada graduando fica com uma peça de recordação.

O que uma placa de formatura precisa ter

Os dados que precisam conter na placa de formatura da turma (aquela exposta na instituição), precisam de algumas informações obrigatórias, principalmente porque a instituição deverá aprovar o layout final da placa antes da afixação.

Veja as principais informações que devem conter na placa:

Nome e logomarca da instituição: Nome completo na universidade ou instituição em destaque, juntamente com a logomarca.

Nome do curso: O nome completo do curso e o ano de formação

Nome da turma: Nome ou frase escolhida pela comissão de formatura e acadêmicos para representar a turma. Pode ser um nome em homenagem à uma pessoa que represente a turma ou frase de motivação que represente o grupo.

Foto da turma: Pode ser reunida com a respectiva beca da graduação ou fotos individuais. O importante é manter o padrão beca ou vestimenta formal da mesma cor, homens de termo e gravata azul e mulheres com tailleur preto, por exemplo.

Veja também >> Roupa ideal para uma festa de formatura

Reitoria: Nome do reitor ou diretor da instituição, coordenadores do curso e secretário geral. Podem variar a nomenclatura dependendo do local, mas no geral são os nomes dos responsáveis do curso e da faculdade.

Paraninfo: É o nome do padrinho da turma escolhido pelos formandos.

Patrono: Personalidade escolhida pela turma como sendo uma referência profissional da área na qual os acadêmicos se inspiram.

Homenageados: Essa é uma informação que nem sempre é obrigatório contar na placas para formatura.

Imagens: Marujo Silveira via pinterest.

Imagens: Flickr e Dprint.

Já as plaquinhas individuais de formatura podem ter uma variação maior nas informação devido ao tamanho e também pela proposta de ser uma recordação informal da graduação.

Abaixo, alguns exemplos para você se inspirar:

Créditos (da esquerda para direita): alpersonaliza.com, dprints, arteilimitada.com.br, archipelagus.com.br

Dicas para a confecção das placas para formatura

Um fator importante que deve ser considerado é o material com que a placa irá ser confeccionada. As placas que irão ficar expostas na instituição normalmente são feitas de material mais durável como o aço inox por exemplo, para poder resistir a ação do tempo.

Se a área onde a placa irá ser afixada fica em local mais protegido, longe da chuva e do sol, pode-se considerar fazer a placa de vidro ou acrílico com vinil adesivo. O preço é consideravelmente mais barato que o inox e também poderá ser usada para as plaquinhas individuais sem problemas.

Leve em consideração contratar um profissional para criar o design da placa. Não adianta o material ser de primeira se a arte final impressa for de péssima qualidade.

O mesmo vale para as fotos da turma, sejam elas individuais ou não. As fotos precisam ser de qualidade e com uma boa resolução. Uma ideia que pode sair mais barato é combinar com a empresa que fará o álbum de fotos da formatura, assim a turma pode combinar uma sessão de fotos extra que serão usadas para a arte das placas. Tente conseguir um desconto ou um pacote que englobe isso, as vezes essas fotos até ficam de brinde dependendo do contrato a ser feito com o fotógrafo. Cada caso é um caso.

Se as fotos não puderem ser feitas por um profissional, tente fazer todas as fotos com uma única máquina com a melhor qualidade possível. Se cada um tirar a foto com uma máquina diferente, o designer terá mais trabalho em corrigir as imagens e isso pode sair até mais caro do que contratar um fotógrafo.

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *