Pele com queimaduras de sol.
Fonte imagem: Rd.com

Em época de sol forte, o convite para aproveitar um bom dia de praia ou piscina para tirar o estresse é fundamental. E na busca daquele bronzeado perfeito, algumas vezes passamos do ponto e as queimaduras de sol se tornam inevitáveis.

Mas claro, todo mundo já esqueceu de usar o protetor algum dia ou pensou, “só vou ficar um pouquinho na areia e já saio” pronto, o estrago está feito. Ficar todo vermelho não é nada agradável e como se ainda não bastasse, fica praticamente impossível encostar nas partes queimadas da pele e com o tempo toda essa área vai começar a descascar.

Mas para amenizar a situação das queimaduras de sol, o Portal Tudo Aqui separou algumas dicas caseiras para aliviar os sintomas e ajudar a recuperar a pele lesionada.

Soluções caseiras para aliviar os sintomas das queimaduras de sol

É importante lembrar que dependendo da gravidade das queimaduras ou se logo após a exposição solar a pele começar a apresentar bolhas, é necessário procurar um hospital. As vezes a exposição sem qualquer proteção é tão alta que podem ocorrer queimaduras de 3° grau que necessitam de tratamento urgente.

Mas na maioria das queimaduras solares, as dicas que vamos passar já são suficientes para aliviar as dores e a ardência da pele.

Dicas caseiras para queimaduras de sol

1- Água gelada

A primeira coisa quando você perceber alguma queimadura do sol é aplicar água gelada na região afetada. Isso irá imediatamente diminuir a temperatura do local e aliviar as dores.

2- Flocos de aveia com água fria

A aveia é excelente para aliviar os sintomas das queimaduras na pele e aliada com a água fria causar grande alívio. A dica é você bater 3 colheres de sopa de flocos de aveia no liquidificador com água fria. Aplique compressas no local afetado por uns 15 minutos. Se preferir, você pode usar uma banheira para facilitar.

3- Folha de babosa (Aloe Vera)

Famosa conhecida no tratamento para os cabelos, a babosa é uma planta fantástica também para a pele. Veja como usar:

  • Corte uma folha de babosa, deixe escorrer em pé para que ela saia aquele liquido amarelo no local do corte.
  • Descasque com cuidado e raspe a parte gelatinosa com uma colheres.
  • Tome um banho frio e logo após aplique o gel de babosa no local das queimaduras.

A babosa possui vários nutrientes e mais de 200 ativos diferentes que atuam diretamente na saúde da nossa pele. Uma das vantagens da aloe vera no tratamento das queimaduras é a capacidade hidratante e regeneradora da nossa pele. Os ativos como aloína, aloeferon, aloetina e barbalodina pelo alto poder de regeneração da pele, diminuindo a vermelhidão e aliviando a ardência do local.

4- Iogurte natural

A lactose e as proteínas do leite ajudam a hidratar e acelerar o processo de cicatrização da pele. O ideal é usar o iogurte bem geladinho, isso ajuda ainda mais a aliviar os sintomas das queimaduras do sol. A gente tem uma receita caseira de iogurte, pode ajudar se você preferir uma quantidade maior no seu tratamento.

5- Chá de camomila

Faça um chá de camomila bem forte, guarde na geladeira e aplique compressas nas áreas afetadas.

Mais dicas de cuidado para a pele

Receita de esfoliante caseiro natural: Diga adeus as células mortas

Como fazer um protetor labial caseiro

6 cuidados diários com a pele para enfrentar o tempo seco

6- Batata e pepino

A gente já sabia que rodelas de pepino e babata faziam bem para apele do rosto, principalmente aquela ao redor dos olhos. Para as queimaduras de sol elas também são bem eficazes. Aplique rodelas de batata ou pepino nas áreas afetadas e troques a cada 20 minutos.

Você pode também aplicar uma compressa com o sumo desses legumes. Basta bater no liquidificador com um pouco de água filtrada. Aplique sempre bem geladinha.

7- Cataplasma gelado de dolomita

A dolomita é um pó com diversos compostos minerais que podem ser usados tanto interno como externamente. Para ajudar a aliviar as queimaduras de sol, faça uma mistura bem pastosa com dolomita e água gelada e coloque entre dois pedaços de gaze fina. Deixe agir por 20 minutos nas áreas afetadas e aplique um hidratante corporal no final.

8- óleo de calêndula

Uma queimadura de sol na área do rosto é bem desconfortável. O óleo de calêndula é suave e trata essas áreas com pele mais sensível. Uma dica é você alternar algumas compressas de camomila e aplicar o óleo no final.

Concluindo

Com essas dicas, o desconforto da exposição ao sol vão ser menores, sendo que o ideal é sempre a prevenção. Antes de qualquer exposição ao sol, utilize sempre o filtro solar e lembre-se para não esquecer a região do rosto. Deve-se reaplicar a cada 30 minutos e claro, evite os picos de exposição de raios UV que é das 10:00 as 16:00hs.

Lembre-se sempre de aplicar um hidratante corporal para evitar que as áreas afetadas pelo sol descasquem.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.