Receita de filé mignon ao molho mostarda

Para quem viu o programa Masterchef e ficou com água na boca, aqui vai uma receita clássica de filé mignon ao molho mostarda para você surpreender aí na sua casa.

Publicado por: Redação
Fontes: foodnetwork.ca e temperoesaude.com.br

Não tem jeito, qualquer pessoa que se diga cozinheiro ou pretende se tornar um profissional da cozinha, deve saber fazer um filé mignon perfeito, no ponto certo e claro, saboroso. E para quem acompanha o programa Masterchef Brasil, percebeu que essa prova é bem recorrente.

A Chef Paola Carosella que sabe tudo do preparo de carnes e mostrou aos participantes como fazer um filé ao ponto. O participante Valter fez o prato vencedor, que ficou lindo e deu água na boca só de olhar!

Vamos ensinar a fazer um receita clássica que acompanha um molho feito com mostrada dijon, ideal para acompanhar carnes não só as bovinas, mas as aves também.

Escolhendo o filé

O filé mignon é uma carne com fibras largas, tem pouquíssima gordura é super macia, e é por isso que o seu preparo merece atenção. Se passar demais, ela vai perder muito líquido e ficar seca.

Procure um filé bem limpo, sem rebarbas e corte com uma espessura máxima de uns 3 dedos (de 4 a 5 cm). Se ficar grosso demais, fica difícil chegar no ponto desejado e corre-se o risco de ficar crú no meio do filé e seco demais nas extremidades.

Ingredientes para o filé

  • 1 filé mignon com espessura de 3 dedos ou 4 cm
  • 4 colheres de manteiga
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • Azeite
  • Um ramo de tomilho

Ingredientes para o molho mostarda

  • 6 colheres (sopa) creme de leite
  • 1 taça (pequena) de vinho branco seco
  • mostarda dijon em grãos
  • 3 1/2 colheres (sopa) mostarda dijon
  • Manteiga
  • Pimenta do reino moída na hora
  • ½ Cebola
  • 2 dentes de alho

Modo de preparo do filé

  1. Tempere o filé com sal, pimenta e coloque um ramo de tomilho em cima e em baixo. Reserve por alguns minutos para apurar os sabores.
  2. Em um frigideira, coloque a manteiga e um pouco de azeite. Quando estiver bem quente, frite o filé por 4 minutos de cada lado.
  3. Retire da frigideira e coloque o filé em uma grade para descansar no forno aquecido a 50°C até chegar ao ponto correto.

Verificando o ponto da carne: Para verificar se a carne está no ponto certo, a textura do filé deve estar com a mesma da palma da mão (perto do polegar) quando tocamos com o indicador. Esse é o ponto em que ele ficar rosadinho e suculento por dentro.

O molho mostarda para acompanhar

O molho mostarda é um clássico da cozinha internacional e forma um duplinha infalível com o filé. Este molho é levemente picante e ressalta o sabor das carnes.

A escolha da mostarda também faz diferença. A mostarda do tipo dijon é feita com grãos marrons, vinho branco e especiarias que deixam a mistura saborosa e bem menos picante que a tradicional americana, feita com a mostarda amarela. Nesse molho você pode usar a mistura das duas.

Modo de preparo do molho

  1. Utilize a mesma frigideira que você fritou o filé para fazer o molho. Vai pegar aquela “rapinha” do fundo e o sabor vai ficar incrível!
  2. Doure o alho e a cebola com um pouco de manteiga. Acrescente o vinho branco e deixe deglacear.
  3. Junte as mostardas, o creme de leite a pimenta do reino. Misture até ficar grossinho e quase dourado.
  4. Antes de servir, coloque um pouco de manteiga no molho e misture bem.

Dicas para preparar a carne e o molho

A carne deve estar de preferência em temperatura ambiente para não baixar a temperatura da frigideira quando for ao fogo.
Para que fiquem saborosos, uma dica é grelhar os filés na manteiga e adicionar uma mistura de sal e pimenta (para garantir o sabor).
A altura dos filés deve ser em torno de 4 centímetros para um filé alto e 3 para um filé médio.
Aqueça bem a frigideira antes de leva-los para selar.
Coloque uma mistura de manteiga de azeite para não queimar a manteiga.
Para o um filé ao ponto, sele a carne por 4 minutos de cada lado.
Depois de selada a carne deve descansar por 3 minutos, dentro ou fora do forno, coloque uma pitada de manteiga em cima dos filés, antes de deixar descansar.
Faça o molho de mostarda usando o fundo de panela dos filés, intercale os ingredientes do molho, com diferentes do tipos de mostarda.

Escolhendo o ponto da carne

Embora a receita sugira que o ponto do filé seja ao ponto, que eu adoro, mas que para alguns é muito mal passado. Você pode escolher o ponto que deseja para sua carne. Na foto acima você pode ver como fica a carne depois que você corta. Então escolha o seu ponto e faça de acordo com o tempo que mostramos abaixo.

Quais são os tempos para fazer pontos diferentes da carne?

 

 

Vale lembrar que como está descrito na foto, o tempo é para filé com 4 cm de altura. Se você fizer um filé mais alto ou mais baixo deverá adequar o tempo.

Veja outras opções de receitas de batata que podem acompanhar o seu filé

Esta receita fica perfeita também acompanhada de uma batata rústica, batatas souté, batata gratinada, batata gratinada. Todas elas são receitas que temos aqui no site. Você pode ver algumas receitas aqui, clicando na foto ou no link abaixo:

Batata Souté

– Como fazer batatas souté

Batata Rústica

– Receita de batatas rústica

Batata cremosa ao forno

Batata cremosa ao forno

Batata gratinada com bacon e molho creme de cebola na cerveja

Batata gratinada com bacon e molho creme de cebola na cerveja

Receita de Batata Chic

Receita de Batata Chic

Compartilhe esta receita Imprimir

Tags:

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *