Compartilhe:

Receita de Maionese de Abacate

Aprenda a fazer essa receita saudável de maionese de abacate que fica uma delícia. Ideal para quem é vegetariano, vegano ou apenas quer cuidar da saúde.

Publicado por: Cida Ramos

Foto via: mdemulher
Foto via: mdemulher

Hoje vamos dar uma receita de maionese de abacate que pode ser consumida por quem é vegano, vegetariano, ou que deseja uma alternativa mais saudável para a maionese que realmente  surpreende pelo sabor.

A maionese de abacate tem feito o maior sucesso aqui na família PortalTudoAqui. É que estamos cuidado da saúde, procurando alternativas saudáveis, alimentos menos processados. Estamos diminuindo o consumo de carne, fazendo uma alimentação vegetariana pelo menos uma vez por semana, enfim, cuidando o máximo possível da saúde, e isso só faz bem.

Para quem não sabe o abacate é rico em beta-sitosterol, inibe a liberação do cortisol (hormônio do stress) e favorece o GH (hormônio aliado da massa magra). É uma das frutas com um dos mais elevado teor de proteína e também fornece 10% ou mais das necessidades diárias recomendadas de ferro, potássio, magnésio e vitaminas A, C, E e B6. Sua gordura age como antioxidante, bloqueia o LDL, o colesterol ruim, que pode entupir as artérias e, essa gordura mantém os níveis do HDL, que é o colesterol bom.

Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo podem ser verificados depois de dois a três meses de consumo diário. Vale lembrar, que como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três colheres por dia.

A maionese de abacate é muito fácil de fazer e dá um sabor especial as mais diversas receitas, como as pastinhas para entradas e petiscos. E se quiser inovar, outros temperos da sua preferência podem ser adicionados.

 

Receita de Maionese de Abacate

Rendimento: 400g.

Ingredientes:

1 abacate médio ou 2 avocados

½ xícara (chá) de salsinha grosseiramente picada (opcional)

2 talos de cebolinha grosseiramente picada (opcional)

1 dente de alho grosseiramente picado

2 colheres (sopa) de mostarda Dijon ou Heinz ou a mostarda de sua preferência

Suco de 1 limão

Sal integral a gosto (ou sal rosa)

½ xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem

Pimenta do reino à gosto (opcional)

Modo de preparo:

Bata bem no liquidificador todos os ingredientes menos o azeite.

Adicione o azeite aos poucos até obter a textura de maionese.

Dicas:

Essa maionese pode ser usada como base de patês de atum e frango.

Pode ser usada como olho cremoso de salada ou em substituição à maionese tradicional em qualquer receita.

Para variar o sabor pode-se substituir a salsinha e a cebolinha por manjericão, coentro ou outra erva de sua preferência.

Deve ser consumida no dia do preparo.

 

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você