Smoking: Certo e Errado saiba como usar

Saiba como usar Smoking corretamente, veja tudo sobre o Smoking: Certo e Errado saiba como usar!

Publicado por: Cida Ramos

Hoje você vai ver tudo sobre o Smoking: Certo e Errado saiba como usar! Um guia completo sobre o smoking para você tirar todas as suas dúvidas! Smoking é peça-chave em um guarda-roupa sofisticado e deixa qualquer homem muito elegante desde que usado de maneira correta. O conjunto é apropriado para noites de gala, bailes e grandes premiações!

As pessoas muitas vezes confundem smoking com terno moderno, em primeiro lugar, a principal diferença entre um terno de negócio e um smoking é a presença de cetim nas lapelas e bolso, terno não possui cetim.

Smoking Mais formal que o terno completo, o smoking é composto por calça, paletó e gravata borboleta. Quem opta pelo traje usa também uma faixa na cintura, o chamado cummerbund. Se optar por usar o colete pode dispensar esse acessório.

 

Veja também:

Blazer e Paletó: Descubra a diferença entre eles e aprenda a usar cada peça de maneiras diferentes

Quatro maneiras de vestir 1 terno

Moda masculina: Dicas para acertar nos sapatos e nas meias

 

O Smoking não é apenas restrito aos eventos rigorosos black tie você pode mostrar sua criatividade em eventos onde as regras de vestir são um pouco relaxado você pode ser criativo em relação à cor, estilos de lapelas e uma gravata borboleta. Você pode usar diferente em cores e projeto do laço.

E se você for alugar ou comprar um Smoking, tenha em mente uma coisa importante: ele não é pra ser “superconfortável” e nem um ou mesmo meio tamanho maior do que o seu. Tem que ser no tamanho certo.

Dicas para usá-lo de forma correta:

  • Lapelas, prefira as do tipo xale bem finas ou nem tanto e acetinadas, ou então, as pontudas e largas são as melhores opções durante o dia.
  • Na escolha do paletó, aposte num fitted de abotoamento duplo (jaquetão de 4 a 8 botões) que fica ótimo com a lapela larga ou num de abotoamento simples com um botão somente que arremata bem um de abotoamento simples.
  • A outra melhor opção são os de abotoamento simples, com gola arredondada ou com lapelas de ponta, com acabamento em cetim preto.
  • Camisa: deve ser branca, com colarinho normal ou com as pontas viradas. A camisa pode ser substituída por uma preta se a ideia é montar um look mais contemporâneo. Outra ideia neste sentido pode ser abrir mão da gravata borboleta .
  • A camisa  deve com punho de abotoamento duplo (e abotoaduras), com um dedinho de punho à mostra pelo paletó ou não, e colarinho clássico lay down e não o do tipo wing (aquele levantado que parece umas asinhas que, aliás, devem ser colocadas por trás da gravata borboleta e não pela frente como alguns fazem por aí.
  • Calça: sempre preta, com aplicação de uma tira de cetim na lateral . Meias: três quartos, finas, pretas, de seda ou de algodão leve . Sapato: preto, liso, de cromo ou verniz, de amarrar .
  • Se quiser, aposte num colete baixo, ou se for usar a faixa dispense o colete.
  • E só pra constar: o lencinho branco no bolso ainda é uma alternativa doable.
  • Uma echarpe branca de cashmere ou seda pode muito bem esquentar o pescoço e o look, old-school way.
  • E prefira a gravata borboleta que não seja com nó pronto! Mesmo que imperfeitamente, mas dê o seu. Um bom parâmetro para se ter quando o assunto é gravata borboleta é de que ela deve ficar em algum ponto entre a linha lateral e externa dos olhos até o limite final do seu rosto, nunca excedendo nem um nem outro.

Não é necessário que o smoking seja completamente preto,  você também pode mudar a cor para funções semi-formal como uma noite de baile. A principal coisa a lembrar nesta situação é que a calça e casaco deve ser sempre o mesmo material do colete e gravata pode diferir de acordo com você gosto.

Então vamos ver a seguir os diferentes estilos de jaqueta que se destacam graças a um corte único, cor ou alfaiataria detalhe.

 Diferenças entre o de abotoamento simples e o de abotoamento duplo

Single-breasted tux X Double BreastedEntão como podemos ver na foto acima o primeiro você tem um abotoamento frontal único, simples que pode ter de 1 a 3 botões, lapela mais fina. No segundo caso, você tem um abotoamento frontal transpassado,  e que pode ter de 4 a 8 botões lapelas maiores.

1 Single Breasted (w / pico lapelas) – Abotoamento simples e lapela com recorte

O single-breasted tux é o estilo mais comum. A gola pode ser oval, conhecida como gola colar ou ser fina como um recorte lapela, acompanhado de 1, 2 ou 3botões. Quase sempre este é o estilo que está disponível para você no aluguel de smoking. É um olhar atemporal que compõe o “Padrão de Ouro” de vestido de gravata preta clássico.

2: Double Breasted (w / pico lapelas)m – Abotoamento duplo e Lapela com recorte

O tux duplo-breasted é um dos meus looks favoritos, tem abotoamento duplo frontal e a gola pode ser fina ou não. Para mim tem uma elegância muito singular, cavalheiresca e masculina. A chave para uma boa procura double-breasted tux está na alfaiataria. A jaqueta precisa se encaixar perfeitamente em seus ombros, ter conicidade na cintura, e ser cortado no comprimento certo.

A a maioria de tuxes double-breasted caracterizam-se por ter lapelas ou pouco mais largas que a do single-breasted tux, e isso proporciona um laço de borboleta maior.

Sobre a modelagem do Smoking – Pode ser slim, reta ou moderna

A modelagem do smoking não é igual, ele pode ser reto, o mais confortável para os mais cheinhos, o corte moderno que é um pouco mais ajustado, ou o slim, bem justo ao corpo para os mais magros e elegantes.

Esses tipos de modelagem podem aparecer em todos os tipos de abotoamento  ou lapelas.

 3: Single Breasted (w / entalhe lapelas) – Esse tem silhueta slim e lapela com recorte

Se você estiver procurando por um corte moderno tux que é adaptado com uma silhueta mais magra, então este é o estilo para você. Devido às lapelas de entalhe estreita estes tuxes combinam com o tamanho de gravata borboleta padrão ou laço estreito batwing laços.

Além disso, eles combinam mais ainda com gravatas pretas skinny contínuas – criando um olhar mais moderno, e um pouco mais ocasional do laço preto. Dito isto, é um perfeito olhar para “black tie opcional”, ou “black tie preferido” dos convidados.

 4: Single Breasted (w / colar de xale) – Esse tem abotoamento simples e lapela colar

Outra excelente escolha para a moda de um homem moderno é o single breasted tux com um colar de xale estreito. Ele pode ser usado com gravatas pretas padrão, bem como as slim  pretas. Flores na lapela não são adequados para este estilo de casaco de smoking.

 5: Double Breasted (w / colar xale) – Esse tem abotoamento duplo com lapela colar grande

As chances de que você vai ser um dos únicos homens vestindo um tux breasted gola xale colar no evento são máximas! Se você quiser se destacar com suas escolhas de guarda-roupa impecável atemporal, ao mesmo tempo que vai estar aderindo perfeitamente o dress code, então este é o casaco para você. É melhor usado com cummerbund, camisa de vestido un-plissada formal.

Tem abotoamento duplo transpassado, gola colar larga que proporciona uma gravata borboleta maior. Pode ser na silhueta slim ou reta.

 6: Smoking The White Dinner Jacket  Summer – Smokig para dias quentes

O casaco de smoking branco também conhecido como Summer, é usado para o chamado “Warm Weather Black Tie”, um casaco branco para dias ou noites quentes, apesar de que o dress code diz para não usar o casaco branco à noite, mas muitos usam.

Como o nome sugere, é um evento formal black tie ocorrendo em clima mais quente durante o dia, embora repito, alguns usem à noite. O casaco branco vem em cortes de breasted único e duplo, bem como qualquer estilo de lapela.

Diferente do smoking de casaco preto, o casaco branco é deve ser usado com o cummerbund plissado. É considerado uma gafe usá-lo com colete, embora existam modelos com colete. Até porque vamos combinar, se é para ficar mais “fresco” porque usar o colete não é mesmo?!

Acessórios do Smoking

Smoking se usa com colete ou cummerbund plissado?

Só para ilustrar, existem diferentes tipos de coletes, como mostra a foto. Já a faixa da cintura, o cummerbund, é sempre do mesmo jeito, plissado e na cor da gravata.

Já para a versão de casaco preto, são usadas as duas opções, a do colete ou usar com o cummerbund plissado (a faixa na cintura) na cor preta ou na cor da gravata e do lenço. Mas nunca use os dois juntos é claro! A camisa formal branca com botões pretos, calças de smoking preta (aquela com a faixa lateral)  e sapatos de couro de verniz preto.

Como já falei anteriormente, o smoking de casaco branco não deve ser usado com o colete e sim com o cummerbund plissado (a faixa na cintura) na cor preta ou na cor da gravata e do lenço.

A camisa correta para usar com o smoking

Se você for comprar, saiba que a camisa correta para usar com o smoking é a branca com botões pretos ou a preta também bom botões pretos. Ok? A gola pode ser de dois tipos como você pode ver na foto acima. Se for alugar eles já te dão o kit completo, mas é bom saber a combinação para não levar a camisa errada.

A calça correta para usar com o Smoking

Também para o caso de quem for adquirir um smoking, a calça correta como já falei anteriormente, é aquele modelo com friso lateral. E na hora de alugar esteja atento também! Ela pode ser reta, slim ou  corte moderno menos justo do que o slim, mas tem que ter o friso.

A gravata – Como amarrar o laço da gravata borboleta?

 

  1.  Puxe sua gola para cima e coloque o seu laço ao redor do pescoço. Certifique-se de manter um lado da gravata borboleta mais comprida do que o outro lado.
  2.  Em seguida, cruzar o lado mais longo por cima do mais curto.
  3. Segure a  extremidade mais curta de sua gravata para que pareça uma proa.
  4. E puxe a  extremidade mais longa da gravata sobre o lado curto.
  5. Agora peque o lado curto que está em baixo, faça uma meia dobra da gravata borboleta.
  6. Puxe o laço maior passando pela frente da gravata borboleta através do laço do pescoço.
  7. Envolva a gravata borboleta pela frente e forme outra dobra com a ponta da gravata pela parte de traz da gravata borboleta.
  8. Ajeite ambas dobras da gravata borboleta, a dobra da frente e a de traz para ficarem do mesmo tamanho
  9. Puxe ambos os lados do arco para torná-lo apertado.
  10. Ajuste corretamente e pronto!

O Sapato correto para usar com um Smoking

Você pode usar outro sapato, mas o correto é usar um oxford, o sapato top dos top’s o mais social de todos e que pode ser de couro ou verniz. Tem a frente inteiriça sem emendas, e a parte de cima do peito do pé com amarração em cadarço.

Veja mais sobre os sapatos, suas características e o sapato correto para cada ocasião no site Cabelo-Masculino.com

A cor pode até variar de acordo com a cor do seu smoking, mas o preto combina com todos!

Não se esqueça do cabelo, do desodorante sem cheiro para não brigar com o perfume e de usar um bom perfume. Nunca em quantidades extremas para não fazer o efeito sufocamento nas pessoas ok? Boa festa, espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

 

Veja também

Comentários

6 Respostas para “Smoking: Certo e Errado saiba como usar

  1. Fernando disse:

    Meu smoking e preto ,porem o tom preto da minha calça e um pouquinho mais forte,eu posso usar assim mesmo ? Eu não tenho gita de setin,posso usar um um sinto preto e fino que eu tenho ? Posso usar a calça mostrando um centímetro do tornozelo? Responde ai , preciso muito da sua ajuda !😞 muito obrigado.

    1. Cida Ramos disse:

      OLá Fernando, o resto todo até pode. Mas mostrar 1 cm do tornozelo não pode. A bainha deve ficar quase cobrindo o salto do sapato ou seja a 1 cm do chão. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  2. Gabriel disse:

    Quero usar smoking branco e queria saber se posso usar sapato preto ou marrom

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Gabriel, o smoking branco é algo para ser usado durante o dia, em casamentos pela manhã ou no máximo à tarde. Normalmente você precisará usar um sapato branco, a menos que você esteja vestindo uma camisa, flor, ou cumberbund (aquela faixa da cintura) de uma cor diferente. Neste caso você pode usar um sapato que combine com esta cor, mas só se for uma combinação exata. Algo próximo não será suficiente. O sapato preto é totalmente desaconselhável para um smoking branco. Ele seria possível com um terno, mas não é o ideal. Obrigada pela visita e pela pergunta.

  3. HUGO RODRIGO GUARDA GODOI disse:

    Eu posso usar o colete com a faixa ?

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Hugo, essa resposta está na matéria. Não se deve usar os dois juntos, ou um ou outro. Obrigada pela visita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *