Compartilhe:

Tudo o que você precisa saber antes de fazer mechas ou descolorir os cabelos

Vai fazer luzes, mechas ou descolorir os seus cabelos? Veja nesta matéria tudo o que você precisa saber antes de fazer o procedimento e evitar que o sonho dos cabelos com a cor perfeita vire um pesadelo.

Publicado por: Cida Ramos

Tudo o que você precisa saber antes de fazer mechas ou descolorir os cabelos-pta

Você decidiu clarear os cabelos e pensa que basta apenas comprar uma caixinha com a cor desejada e passar nos cabelos e eles vão ficar com a cor desejada. Tá, só que não!

Isso até poderia acontecer se o seu cabelo fosse virgem e se ainda assim você soubesse a cor exata e compatível com a sua cor de base, cor de sombra mas (isso é outra história) e que soubesse passar direitinho a tinta no seu cabelo para ele não ficar manchado. (O que podemos ver depois, vou fazer outra matéria). Ai quem sabe o seu sonho pudesse se realizar, mas mesmo que o seu cabelo seja virgem, digamos que você não sabe diagnosticar qual é a cor ideal para você, ai pode dar errado.

Então, voltando para o que vamos falar hoje, existem coisas importante a saber antes de descolorir ou fazer mechas, luzes ou qualquer processo químico para mudar a cor dos seus cabelos.

A matéria é longa, parece muita coisa a fazer, mas eu recomendo que você ‘calibre a paciência’ e leia! É melhor saber tudo isso e fazer um procedimento correto e ficar satisfeita, do que gastar dinheiro, tempo e danificar o cabelo. E ai, depois de 2 dias passar uma tinta em cima do cabelo e perder tudo que fez, voltando para a estaca zero. Então, tenha paciência e leia a matéria com atenção e faça as mechas dos seus sonhos, sem pesadelos!

Eu resolvi fazer esse post, porque acho importante que você saiba exatamente o que está fazendo, e mesmo que não seja você quem vai fazer, vai precisar saber algumas coisas para não ver depois alguém estragando o seu cabelo.

Essa matéria na verdade começou com uma outra que eu estava fazendo de como escolher a cor ideal de mechas ou de cor de cabelo mais claro ideal para o seu tom de pele. Ai eu fui escrevendo e quando eu vi estava um tratado. E como quase ninguém lê a metade do que a gente escreve, com raras exceções, eu resolvi dividir a matéria, falando aqui primeiro sobre o que você precisa saber antes de fazer mechas ou clarear os cabelos.

Uma observação, ou um conselho antes de mais nada. Se você não tem experiência não faça isso em casa sozinha, as chances de dar errado são muitas e você pode acabar com o seu cabelo. Procure um bom profissional colorista, que saiba o que está fazendo e o que fazer caso algo dê errado.

Então, Let’s vamos!

 

Veja também:

Mechas com camadas de “Single Light” (Luz única)

Tortoiseshell hair ou luzes efeito tartaruga

Como decapar cabelo preto em casa 

 

Dicas a saber antes de definir a cor e o tipo das mechas

Período de manutenção

Todo tipo de clareamento seja ele em todo cabelo ou em parte, exige uma manutenção, e antes de decidir pela cor que vai renovar o seu visual é importante que você saiba que cuidados ela vai exigir.

Quem vai optar por um loiro platinado, por exemplo, pode ter certeza de que o trabalho será enorme, isso porque existem uma série de cuidados específicos além da manutenção da tinta, para preservação da cor. São os gastos com hidratações, máscaras nutritivas, reconstrutoras entre outros tratamentos mais potentes feitos nos salões visando um cabelo de ‘Deusa’. Além da manutenção a se fazer em casa pós salão. Outra cor trabalhosa é o ruivo, ele desbota com muita facilidade, então as lavagens diárias não vão poder acontecer e a manutenção também não é baratinha.

Detalhes a serem considerados 

Mudar o visual exige trabalho, não dá para ficar bonita sem se comprometer com os cuidados dos fios. Você não vai sair do salão e ficar assim para sempre, tem que ter que cuidar dos cabelos em casa. Um deles é a hidratação semanal, não dá para fugir dela. E esta é apenas uma das condições exigidas, então pense bem antes de fazer a sua mudança.

Saber o que você quer e saber passar isso para o seu cabeleireiro

O ideal é que você tenha uma imagem para ilustrar o seu desejo, assim é garantido que não hajam falhas na comunicação entre você e seu cabeleireiro. Por isso, selecione fotos de famosas que servem de inspiração para o seu desejo capilar e leve-as com você para o salão. Felizmente hoje em dia isso é muito fácil de se fazer apensa usando o telefone celular.

Vá com calma na mudança

As mudanças muito drásticas podem causar estranheza, então o segredo é mudar devagar, principalmente antes de platinar os cabelos de uma vez, por exemplo. Se for cortar comece com um corte médio antes de cortar curto. Ou se o seu cabelo já é médio, faça um chanel. E na hora de colorir é a mesma coisa, faça isso de  forma gradual. O ideal é clarear ou escurecer dois tons por vez, assim é possível chegar a tonalidade esperada até mesmo no meio do caminho, ou no mínimo não se assustar com uma mudança radical.

Teste de resistência

É preciso fazer um diagnóstico do cabelo, ele vai ser o fator principal para uma química dar certo sem problemas futuros. É indispensável que o diagnóstico do cabelo seja seguido por testes, estes que vão assegurar  que o seu cabelo esta apto para receber a química sem problemas, no ato, ou mesmo depois.

O teste de resistência serve para descobrir até que ponto o fio esta forte, alinhado para passar por procedimento, que pode enfraquece-lo nessa parte da estrutura, é o caso da descoloração.

A resistência do cabelo esta na sua elasticidade normal, esta no fio estruturado e saudável, um cabelo danificado em sua estrutura com fissuras e perca de massa protéica, não aguenta, e não passa pelo teste de mecha e nesse caso, não tem saída, a não ser o tratamento, e tratamento de fio assim, para passar por procedimentos químicos, não é de um dia pra outro. Tem que fazer uma rotina capilar.

Mesmo depois de escrever sobe como fazer o teste de resistência, saiba que: Não é fácil fazer esse teste, e só quem é cabeleireiro, tem prática de pegar cabelos e mais cabelos de todos os tipos todos os dias é capaz de fazer um diagnóstico apropriado. Então nem tente adivinhar porque não dá!

Mesmo que o seu cabelo seja virgem, ele pode estar quebradiço, com pontas, pode estar seco, sem vida e por ai vai. E um cabelo com problemas é por natureza mais fraco para aguentar o tranco. Mas tem muito mais chances do que um cabelo com química é fato.

A diferença é que o virgem pode apenas ficar mais ouriçado, ressecado e precisando de umas hidratações e tal, quando se faz o processo de decapagem da forma correta. E ou outro, pode ficar acabado, seco, uma palha, mas se não emborrachar ainda está com chances de ficar melhor depois de uns tratamentos. Porque o cabelo decapado fica assim mesmo, não tem milagre!

Com o tempo ele pode até ir se recuperando depois de hidratações e de tonalizar. Mas o importante é ter paciência e cuidar bem dele, afinal você quis essa cor, então tem que pagar o preço. Eu não estou exagerando, estou sendo realista. Mas vale a pena quando depois de um tempo se consegue recuperar os cabelos e você está toda feliz com a cor, luzes ou mechas que tanto sonhou.

Faça o teste da mecha 

O teste de mecha serve para ver compatibilidade de químicas, cor, fundo de clareamento.

O fato de poder ver o resultado da coloração em uma mecha, antes de arriscar tudo, é muito bom. Uma mecha atrás da orelha, é o ideal, assim você pode conferir o resultado sem que haja dúvida. Para conferir com o seu tom de pele, aproxime a parte colorida das maçãs do rosto e veja se gosta do que vê e se combina.

Basicamente, é esse teste de mecha que vai te mostrar se a química que tem no cabelo é compatível com a química que quer passar. E normalmente DEVE-SE fazer em qualquer salão (ou mesmo quem faz em casa) antes de qualquer procedimento químico, porque muitas mulheres que já tem química no fio não sabem qual o principio ativo, e as vezes fazem sem saber.

De outro modo, o teste de mecha para descoloração vai deixar claro qual o fundo de clareamento do cabelo, se este PODE receber a química, também entra aqui o teste de resistência, e qual cor vai abrir só com uma descoloração. Através desse teste é possível saber se é preciso uma remoção da tinta antes do total clareamento, isso para cabelos já coloridos.

Fique de olho na Incompatibilidade Química

É preciso que você saiba, sempre o que aplicam no seu cabelo, porque, dependo dos ativos pode ocorrer o que chamamos de incompatibilidade química.

Via de regra funciona assim:

O  tioglicolato é incompatível com a guanidina e o hidróxido de sódio.

A guanidina é incompatível com o hidróxido de sódio e com o tioglicolato

O hidróxido de sódio só é compatível com ele mesmo, e não aceita colorações ou descolorações.

Colorações e descolorações devem ser analisados individualmente, pelo teste da mecha, pois há ressalva em relação às compatibilidades e é preciso verificar o grau de resistência do cabelo ao procedimento.

Tenha Paciência

Se o seu cabelo não passar pelo teste de resistência e nem pelo teste de mecha não faça a química. Lembre-se que cabelo é tecido morto ele não regenera, nós fazemos o tratamento para mante-lo em bom estado. Não dá para dar vida ao cabelo que já está danificado de uma hora para outra. Além disso, mesmo que o cabelo consiga passar pela descoloração  não vai pegar a coloração, os fios não vão grudar o pigmento. Se você insistir em fazer química em um cabelo danificado vai ficar sem ele. Ele vai se quebrar todo e você vai precisar cortar.

Devo clarear as sobrancelhas?

Essa é uma pergunta da maioria das mulheres, que tem a mesma dúvida quanto a cor das sobrancelhas e dos cabelos. Na verdade as cores não precisam ser as mesmas, mas devem se harmonizar. Dependendo da situação é preciso mudar a tonalidade drasticamente clareando até três tons da cor natural, mas isso não é uma regra.

As loiras combinam muito bem com as tonalidades da cartela de cores marrom, como o marrom claro, mel ou avelã.

No caso das ruivas, a regra é puxar para cores douradas e fugir do ar avermelhado. Ninguém merece uma sobrancelha vermelha né?

Atenção, não faça descoloração de sobrancelhas em casa! Pode ocorrer alguma alergia, algum acidente e prejudicar os seus olhos. A tinta pode escorrer, cair nos olhos algo assim. Vá a um bom salão e faça isso lá caso seja necessário.

Rejuvenescendo em minutos apenas clareando os cabelos

Uma das vantagens de fazer mechas , luzes ou clarear os fios,  é que clarear os cabelos de forma balanceada, significa rejuvenescer sem cirurgia. Para quem nunca entendeu como uma coloração por mechas oferece um efeito anti age, saiba  que o segredo está na luminosidade. As mechas tornam o rosto mais iluminado, dá vivacidade à pele e à expressão. Enquanto que um cabelo monocromático em tom escuro, termina por evidenciar os pontos negativos, como linhas e marcas de expressão, e o ar cansado.

Perguntas importantes antes de fazer o procedimento nos cabelos

1- A primeira coisa a considerar e que é necessário saber. Seu cabelo é natural(sem tinta) ou tingido?

2-Se respondeu que seu cabelo tem tinta, qual a cor?

Se for preto ou preto azulado, você dificilmente conseguirá atingir uma cor clara mesmo, o máximo que vai conseguir é um castanho claro ou tons vermelhos,acaju, no máximo um louro escuro.

3-Você tem algum relaxamento no cabelo?

4-Você já usou Henê no cabelo?

Se a resposta for “sim” para estas duas últimas perguntas, nem pense em descolorir, pois você pode quebrar o cabelo todo e até ficar careca!

Dica importante para antes e depois do procedimento

Prepare previamente seus cabelos para que eles estejam fortes para enfrentar a decapagem e mudança de cor. Depois de feito o clareamento seja para mudar a cor ou fazer as luzes ou mechas  trate-os bastante, faça hidratações, e tudo o que possa para devolver  aos fios o que foi perdido no procedimento.

 

Veja também:

Cabelo com luzes e mechas como fazer em casa

Novo Loiro Platinado com raiz escura, ou Ombré Highlights: Passo a passo

 

Espero que tenham gostado da matéria, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *