Compartilhe:

Tudo sobre Balaiagem, a técnica que todas podem usar

Saiba tudo sobre a técnica para loiras, morenas e ruivas que querem clarear o cabelo de forma discreta e sem aquele aspecto de mechas marcadas

Publicado por: Cida Ramos

balaiagem-capa

A técnica da balaiagem consiste em mechas mais grossas que partem do topo do cabelo até as pontas. A técnica é realizada com a ajuda de papel alumínio e pode ser utilizada por mulheres de cabelos de todas as cores, pois ela mistura vários tons.Saiba tudo sobre a balaiagem a técnica que pode ser feita em loiras, morenas e ruivas.

Veja também:

Cabelos com Luzes e com mechas, veja como fazer em casa!
Cabelos Ombré Hair: Tudo sobre a coloração das famosas
As 6 técnicas mais atuais de coloração para ficar loira

 

A balaiagem ou balayage (do francês, varrer) é a técnica ideal para quem quer começar a clarear os cabelos de forma discreta. Diferente dos outros procedimentos para iluminar os fios, na balaiagem as mechas não são tão finas como os reflexos e nem tão grossas como as mechas comuns.

balaiagem

O efeito da balaiagem é mais suave e os fios mais claros ficam apenas na parte superior da cabeça. As mechas são puxadas com um pente de dentes largos ou um pincel, dispensando ajuda da touca. A coloração começa suave perto da raiz e vai ficando mais intensa em direção às pontas, o que proporciona uma mudança gradual da cor.

Por ser um processo manual (artesanal), é feito com o auxílio de um pente próprio para a separação das mechas e uma “plaquete”, onde os fios são colocados para a aplicação do produto de descoloração.

Vale lembrar que cabelos muito longos devem ser trabalhados com papel. Os cabelos curtos ou médios podem ser trabalhados com plaquete.

Ela é indicada para quem quer começar a clarear os cabelos, mas sem uma mudança muito radical, dando um efeito natural com mais brilho e melhor ainda, não deixando o cabelo com aspecto poroso e ainda pode intercalar 2 ou 3 cores.

Balaiagem californiana é um tipo do processo que dá mais luminosidade às pontas e efeito de profundidade ao cabelo.  A mecha é dividida em três partes: as extremidades são tingidas até a raiz e a do meio não, criando uma moldura para o rosto.

A balaiagem de transparência é ainda mais discretas são mechas muito finas, que clareiam e dão a impressão de um cabelo de quem foi à praia.

Quem pode fazer balaiagem?

O resultado da balaiagem nos cabelos fica bem natural, sem aquele aspecto de mechas marcadas. Outra vantagem é que a raiz com a cor natural dos fios fica menos aparente conforme os fios vão crescendo.

Por isso, loiras, morenas e ruivas podem apostar na técnica para mudar de visual, só é preciso ter cuidado para acertar no tom das mechas. Para não ter erro, é só seguir algumas dicas.

Balaiagem para loiras

A balaiagem para loiras traz luminosidade às madeixas e quem já tem fios claros pode usar a técnica para destacar a cor do cabelo. As loiras de pele bem clarinha combinam com tons de loiro mais acinzentados. Já pra as loiras de pele mais dourada, o ideal é usar tons de mel, marrom ou marrom dourado.

Balaiagem para morenas

A dica para as morenas é ter cautela na escolha das tonalidades e combinar a cor das mechas com a pele e o cabelo. As morenas com pele clara, por exemplo, podem usar cabelo castanho escuro, preto, loiro acinzentado e até vermelho. A balaiagem para morenas de pele dourada pede tons avermelhados, tons de loiro acobreado ou dourado. Mulatas e negras combinam com castanhos e avermelhados.

Balaiagem para ruivas

Quem tem fios avermelhados também podem fazer balaiagem nos fios. Na balaiagem para ruivas, o ideal é usar o marrom em qualquer tonalidade, desde laranja até dourado.

Manutenção da balaiagem

Assim como em outro processo que usa tintura de cabelo, depois da balaiagem os fios ficam danificados, por isso é preciso fazer uma boa hidratação nas madeixas regularmente. Outra dica de manutenção da balaiagem é usar um xampu tonalizante para prevenir o desbotamento e realçar o efeito por mais tempo. Depois de oito semanas ou assim que a raiz começar a ficar muito aparente, volte ao salão para fazer o retoque.

 

Recomendado para você

Comentários

2 Respostas para “Tudo sobre Balaiagem, a técnica que todas podem usar

  1. Cátia disse:

    Tenho uma cliente com cor no tons de 6 vou puxa as mechas em que tom

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Cátia, em primeiro lugar sugiro que você faça um curso de colorista, ou colorimetria, porque assim você vai entender de avaliação da cor de base, para que quando faça a descoloração e o resultado seja uma cor laranja, amarela ou avermelhada você saiba neutralizar. E para fazer tons mais claros você precisa descolorir para depois colorir a não ser que o cabelo seja cor de base virgem. Você quer puxar mechas mais claras, devo presumir, então tem que ser 7. Daqui a uns 2 meses pode clarear mais se ela quiser para um 8 e mais dois meses pode clarear para 9.

      O que você deve fazer para colorir neutralizando o fundo de clareamento indesejado na Estrela de Oswald, o amarelo é neutralizado com o roxo (irisado), então, para que o cabelo não tenha fundo de clareamento amarelo claro (9) ou amarelo muito claro (10), basta utilizar a coloração 9.2 ou 10.2.

      Outra pergunta, ela tem cabelos brancos? Se tiver cabelos brancos(ou muito claros) e quer cobri-los e ainda assim ter um reflexo diferente, você precisa fazer o que chamam de “base”. Compre um tubo de cor natural, por exemplo 6.0 que é a cor dela no momento e uma com reflexos tipo 6.6, misture metade de cada tubo e aplique.

      Outra coisa, quando for aplicar tinta mais clara: inicie a aplicação pela nuca. Assim, evita que a frente fique desbotada. Se o cabelo for branco, comece por onde há maior concentração de fios brancos.

      De qualquer forma acho complicado você fazer descoloração nos cabelos da cliente sem entender de colorimetria e não saber como lidar com os imprevistos que podem surgir. E tem coisa que só vendo o cabelo da pessoa para poder responder.

      Se você acha que deve então faça a abertura para a cor 7, 8 ou 9. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *