Aprenda a fazer uma fonte de água para jardim

Aprenda a fazer uma fonte de água utilizando vasos de cerâmica.

As fontes de água ou fontes de jardim são elementos que trazem uma grande calma para o ambiente, além de uma excelente opção para melhorar a decoração. Para quem gosta de feng shui, as fontes de água são conhecidas por proporcionar uma limpeza energética, trazendo boas vibrações para os moradores da casa.

A boa notícia é que você não precisa gastar uma fortuna para adquirir uma fonte. Com algum materiais simples, vamos aprender a fazer uma fonte de água para o jardim ou até para áreas internas, totalmente personalizada!

Como fazer uma fonte de água para jardim

Esse primeiro tutorial é ideal para quem quer fazer uma fonte para jardim de inverno ou até mesmo para algum ambiente interno da sua casa.

Imagem: Canal Namu

A fonte será feita com uma bacia de cerâmica e pedrinhas de rio. Combinação perfeita, pois essas pedras variadas proporcionam um som que transmite muita calma e tranquilidade.

Materiais necessários:

  • 1 vaso de cerâmica (10cm de fundura ou mais) da sua preferência.
  • 1 bomba de aquário pequena.
  • 1 pedaço de mangueira transparente.
  • Pedras ornamentais (pedras de rio, decorativas, cristais, etc).
  • Plantas aquáticas (opcional).

Escolhendo o vaso de cerâmica

É possível encontrar bacias de cerâmica em vários formatos, escolha uma que melhor lhe agrade. Geralmente essas bacias já vem um furo no fundo para escorrer a água das plantas, nesse caso, você precisa tampar esse furo com massa durepox.

Outro detalhe importante é sobre a impermeabilização do vaso de cerâmica. A água constante geralmente na cerâmica acaba criando um limo verde ao redor do vaso, é bem comum. Se a fonte for instalada do lado externo, fica até bonito e com um aspecto mais rústico. Agora, se a fonte for dentro de casa, o limo pode ocasionar um cheiro bem forte.

Para impermeabilizar o seu vaso de cerâmica, faça da seguinte maneira:

  • Aplique um impermeabilizante do tipo manta liquida (conhecido como neutrol) em toda parte interna.
  • Se você quiser pintar o lado externo da cerâmica você precisa aplicar uma tinta à base esmalte sintético. Mas com ela for impermeabilizada por dentro, a pintura da parte externa é opcional.

Mini bomba submersa de aquário

Esse aparelho é responsável por bombear a água da nossa fonte. Para uma bacia pequena, escolha uma bomba pequena. Não é necessário um aparelho muito forte, pois queremos que água jorre serena e tranquilamente. Uma bombinha mais potente irá jorrar água para todo lado e seria desnecessário nesse caso.

+Feng Shui: Aprenda a decorar equilibrando a energia da casa

Como fazer a fonte de água

1° passo: Com o vaso já impermeabilizado pelo lado de dentro, coloque a bombinha de aquário no fundo do vaso.

2° passo: Encaixe um pedacinho de mangueira na saída de água da bombinha. Deixe um pedaço suficiente para cima, se precisar corte o excedente no final.

3° passo: Encha som as pedras ornamentais de modo com cubra a bombinha e esconda a mangueira. Acomode as plantinhas aquáticas (opcional) ao redor.

4° passo: Cubra com água de modo de cubra toda a bomba e as pedrinhas. Agora é só ligar e curtir a sua fonte de jardim!

Veja como fazer:

Dicas extras

Estamos mexendo com água e possivelmente sua fonte não irá ficar ligada o tempo todo. E sabemos que água parada é foco de dengue na certa. Sempre que você deixar ela desligada, retire toda a água para criar foco de mosquito e limpe regularmente sua fonte.

Você pode também colocar larvicida na sua água. É um produto que impede a proliferação das larvas do mosquito e totalmente seguro.

Mas atenção se você tem algum pet (gato, cachorro). Saiba que eles adoram água limpa e corrente e provavelmente irão beber a água da fonte, principalmente os gatos. Eles são aficionados por água corrente!

Nesse caso, não use o larvicida que pode ser prejudicial para a saúde do seu bichinho. Lave constantemente sua fonte com água e um pouco de água sanitária. Enxágue bem, seque e encha de água limpa novamente.

Outras ideias de fontes de água para jardim

Viu como fazer uma fonte de água é simples? Basta uma bombinha de aquário e criatividade e você poderá fazer modelos incríveis. Olha só esse outros modelos.

Fonte de água usando vasos

Esse fonte usa uma combinação de vasos de cerâmica e vários níveis. O processo para fazer também é simples, basta uma mangueira um pouco mais comprida e uma bomba com capacidade maior de água.

Fonte de água caseira no estilo oriental

Essa outra fonte é uma opção para se colocar no escritório ou sala. Lembra muito as fontes no estilo oriental e uma excelente opção também para quem quer presentear!

Fonte de água usando madeira

Para quem gosta do tema “faça você mesmo”, esse tutorial é vai te dar várias ideias. É usado um tronco de madeira bem bonito aliado a outros materiais para poder criar uma arte bem bonita para sua fonte.

Fonte de água feita com cimento

Outro tutorial para incentivar a nossa criatividade. A ideia aqui é usar um molde de isopor para criar o formato e esconder toda a tubulação da fonte. Depois, é usado uma manta para ajudar a grudar o cimento da estrutura. O resultado é impressionante!

Se você gostou da matéria, compartilhe e deixe um comentário!

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.