Ter um demaquilante de qualidade é fundamental para quem usa maquiagem com frequência, mas sabemos que um bom produto para remover a make não custa barato. Mas fique tranquila, porque hoje vamos aprender a fazer um demaquilante caseiro natural, simples e muito mais barato.
Entretanto é importante lembrar que o simples ato de remover a maquiagem corretamente pode te livrar de vários problemas de pele como: acne, espinhas, manchas e oleosidade excessivas. Tão importante quanto fazer uma maquiagem bem feita, remover a make é fundamental para a saúde da sua pele.
Mas a intenção de fazer um demaquilante caseiro não é apenas a economia que se pode ter, mas ter um produto de qualidade. Alguns demaquilantes possuem componentes sintéticos e químicos que podem mais prejudicar a sua pele do que ajudar a limpar.
A ideia é fazer um produto totalmente natural e que auxilie também na manutenção da saúde do rosto. E para isso, usamos a babosa (Aloe Vera) como o nosso componente principal devido aos ativos benéficos que planta tem. Vamos aprender?
Como fazer um demaquilante caseiro natural
Receita 1 Babosa com azeite de oliva extra-virgem
Nesta receita, vamos usar o suco de aloe vera, a conhecida Babosa e o azeite de oliva extra-virgem. Parece estranho mas os óleos são excelentes para remover maquiagem. Mas atenção, use apenas óleos vegetais de qualidade como a oliva, o coco, argan, amêndoas e outros, nunca óleos de origem mineral, ok?
Veja o que você vai precisar:
- 1 folha de babosa;
- 1 copo de soro fisiológico (250ml) ou água filtrada;
- Azeite de oliva extra-virgem.
Como fazer
- Primeiro, corte uma folha de babosa e deixe escorrer um pouco (a parte cortada para baixo) o líquido amarelo. Este líquido não deve ser usado.
- Depois, descasque a folha e com ajuda de uma colher retire o gel transparente. Coloque no liquidificador (umas 3 colheres de sopa são suficientes) junto com a água e bata até virar uma mistura homogênea.
- Coloque em um recipiente toda a mistura e adicione 2 colheres de sopa de azeite de oliva, ou o equivalente de outro óleo vegetal da sua preferência (coco, amêndoas, castanhas, jojoba, etc).
- Agite bem quando for usar. Coloque um pouco da mistura em um pedaço de algodão e retire a maquiagem delicadamente da pele, sem esfregar muito. A pele fica macia e sem aquele aspecto de ressecamento comum depois que se retira a maquiagem.
Outras dicas interessantes:
6 cuidados diários com a pele para enfrentar o tempo seco
Ai que preguiça! 5 dicas rápidas de maquiagem para o dia a dia
Maquiagem para iniciantes, passo a passo
Benefícios da babosa para a pele
Essa receita é excelente pois a babosa possui várias vitaminas que ajudam a hidratar a pele, ou seja ela é um hidratante natural.
A sua composição é quase toda de água e é composta por diversas vitaminas com a A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Possui propriedades hidratantes, regeneradoras, antioxidantes e revigorante portanto, tudo que a nossa pele gosta e precisa.
Além disso, a babosa possui aminoácidos e ativos que ajudam a combater as rugas e antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce da nossa pele. Além disso, fornece oxigênio as células que por sua vez ganham em elasticidade, ajudando na regeneração celular.
Como se não bastasse, a babosa é um excelente cicatrizante e anti-inflamatório. Portanto, você não vai ter apenas um demaquilante caseiro natural, vai possuir um medicamento natural que vai retirar a maquiagem e ainda tratar a sua pele!
Azeite de oliva extra virgem. Um aliado a mais para sua pele!
Completando essa receita de demaquilante caseiro natural, temos o azeite de oliva que é rico em antioxidantes e vitaminas A e E, que auxiliam no combate aos radicais livres, hidratam a pele e previnem o envelhecimento das células.
A ação do azeite de oliva em nossa pele e tão bom que as propriedade do óleo ajudam a formar uma camada protetora sob a nossa pele.
Você sabia que o soro fisiológico também é ideal para usar nos cabelos? Leia mais aqui: Hidratação para os cabelos com soro fisiológico
Receita de demaquilante caseiro 2 em 1
Essa receita também é muito simples e ainda tem outras vantagens. Além de retirar a maquiagem de forma natural, ela ainda é eficaz para tirar aqueles restinho da cera que fica na pele depois da depilação.
Nessa misturinha você vai precisar de:
- Vinagre de maçã orgânico e sem conservantes
- Óleo vegetal que pode ser azeite de oliva, coco, castanhas, amêndoas ou outro de sua preferência.
- Para fazer é fácil, misture em um recipiente os dois ingredientes em iguais proporções e agite bem antes de usar.
- Aplique em um algodão, umedeça a pele e retire a make sem esfregar.
Benefícios do vinagre de maçã para a pele
O vinagre de maçã tem fornece diversos benefícios à nossa saúde, dentre elas:
- Anti-inflamatório natural;
- Antidepressivo e um excelente antioxidante
- Combate o excesso de oleosidade da pele;
- Trata espinhas e acne;
- Ajuda a cicatriza ferimentos;
- Combate manchas na pele;
- Tonificante natural para a pele;
- Combate fungos e bactérias.
Abaixo, um resumo da receita com babosa e azeite de oliva, para você compartilhar nas redes sociais.
Concluindo
Enfim, a intenção dessa receita (assim como as outras aqui do site) não é apenas economizar mas é conseguir um produto que você possa confiar e que preze pela saúde da sua pele também.
É claro, existem excelentes demaquilantes no mercado, mas é sempre bom lembrarmos que a natureza oferece quase tudo pronto para a gente e as vezes não nos damos conta disso. Não custa nada tentar uma opção mais natural e ver como a nossa pele se comporta.
Relembrar das receitinhas da vovó podem nos surpreender positivamente, pois além da memória afetiva que vem à tona, você também vai descobrir benefícios tão grandes que nos faz refletir sobre a necessidade real de alguns produtos comerciais que usamos no dia a dia.
E você, tem alguma receita caseira para compartilhar? Deixe um comentário ou compartilhe nas redes sociais.
Como guardar e a validade?
Oi Marlene. Geladeira sempre que possível. Faço sempre em pequenas quantidades (máximo de 200 ou 300ml) para evitar deterioração.
A pele não fica oleosa?
Fica não Cecília, ao contrário, equilibra mais a oleosidade.