Calor chegando e o verão cada vez mais perto e os exageros do ano tendem a aparecer em forma de gordurinhas e pneuzinhos que insistem em se mostrar (hunf :/). Mas para quem busca uma dieta rápida, a restrição de carboidratos sempre traz bons resultados.
Mas nada desespero, hábitos saudáveis e uma atenção melhor nas escolhas diárias da sua alimentação vão fazer a diferença quando o assunto é perder peso. E nesse caso, uma das dietas que fazem perder peso rápido é a dieta da proteína.
A dieta proteica não é novidade, vide a dieta Dukan que ficou bem conhecida aqui no Brasil. Um estudo recente realizado em Harvard (George L. Blackburn, especialista em tratamento da obesidade), adotou a suplementação de proteínas não produzidas pelo organismo como essenciais no processo de emagrecimento.
Diferente das outras dietas conhecidas como a Atkins e a Dieta Dukan, que ainda assim, entram alimentos processados e uma restrição brusca de carboidratos, essa dieta proteica reduz a quantidade de carboidratos mas também os exageros nos alimentos ultra processados.
Já o Whey protein entra forte nessa dieta uma vez que ela tem um alto valor nutricional e praticamente, é a base da suplementação proteica.
Para exemplificar como essa dieta funciona, resumidamente é claro: o corpo precisa de muito mais energia para metabolizar as proteínas, e como a ingestão de carboidratos é reduzida, o nosso organismo naturalmente vai buscar fonte de energia nas gordurinhas acumuladas. É aí que a gente começa a emagrecer.
Se você precisa perder até 7 quilos ou menos, a dieta é razoável e cumpre o que promete. Mais do que isso, é extremamente recomendável que você procure a ajuda de um nutricionista pois as dietas proteicas tendem a sobrecarregar os rins e insistir nela pode ser perigoso. Portanto, nada de exageros.
Pois bem, voltando a nossa dieta rápida, ela possui fases que começam com o emagrecimento e adaptação e na sequência, a manutenção do peso depois que você perdeu os quilos desejados. Neste post, vamos focar apenas na primeira fase que o real emagrecimento e o que a maioria das pessoas podem fazer, máximo 15 dias. Mais do que isso, procure o seu médico ok?
Veja também: Jejum Intermitente: Guia completo, como fazer, seus protocolos e benefícios
Dieta rápida: Perde até 7 quilos em 15 dias
Antes das sugestões da dieta, adquira seu estoque de Whey protein de qualidade aí na sua região. Basicamente, é a base de proteínas da sua dieta.
Sugestão de cardápio
Para o café da manhã
Opção 1
– Shake com whey protein: 1 copo (200 ml) de leite desnatado e 2 colheres (sopa) de whey protein. Bater no liquidificador.
– 2 fatias de queijo minas light e 2 fatias de presunto light ou peito de peru.
Veja também: Receita de Iogurte Natural caseiro – Aprenda a fazer
Opção 2
– 2 ovos mexidos e 1 taça pequena de shake de whey protein com sabor de sua preferência.
Opção 3
– 1 pote de iogurte desnatado com 2 colheres de Whey protein. Você pode adicionar uma colheres de sopa de farelo de aveia na mistura.
– 2 fatias de queijo branco e 2 fatias de peito de peru light.
Lanche da manhã
– 1 xícara de café com leite desnatado ou 1 iogurte desnatado.
Almoço
Opção 1
– Um filé de frango ou peixe grelhado e salada verde à vontade (alface, agrião, tomate, pepino).
Opção 2
– Filé mignon gralhado com salda verde à vontade.
Lanche da tarde
– Shake de Whey ou iogurte desnatado com 1 colher de whey
Jantar
Opção 1
– Filé de peito de frango ou peixe grelhados com salda verde ou brócolis no vapor.
Opção 2
– Sopa de legumes com couve flor ou brócolis + filé de frango grelhado.
Antes de dormir, você pode tomar 1 xícara de chá de camomila.
Bom dia, Cida. Quando se fala em dieta da proteína, sempre fico na dúvida se é possível aliá-la com exercícios físicos, devido à ausência de glicogênio no corpo. Qual a tua opinião? Será que o corpo utiliza a energia já estocada ou a escassez de energia imediata consome a massa muscular, ao invés das gordurinhas?
Oi Telma!
Só posso responder por experiência própria. Como eu faço academia, a dieta proteica não diminuiu minha massa muscular, atacou direto nas gordurinhas mesmo. Mas meu condicionamento muscular sempre foi bom e no inicio da dieta, não fiz muito exercício aeróbico, fiz mais de fortalecimento. Para quem não está acostumado com esse tipo de restrição na dieta, é bom consultar um médico antes de começar. Bjs!
Comecei hoje, se der certo vOuto pra falar os resultados. Bjs
Boa sorte Elinea!
Dá uma olhada nessa matéria também: Guia da dieta Low Carb – O que é, o que comer, como funciona. Tem ótimas dicas também!