Shampoo caseiro para cachorro: 3 receitas fáceis e econômicas para fazer em casa

3 receitas para resolver os problemas de pulgas e carrapatos e também para o seu peludo com pele seca.

Quem é tutor de cachorro sabe que não é qualquer shampoo que pode ser usado no seu peludo. O pH da pele dos cães é diferente do nosso e por isso, não devemos utilizar o shampoo comum de humanos para os nossos cães. Mas é possível fazer um shampoo caseiro para cachorro super econômico e saudável.

Como mencionamos antes, é que você não deve usar shampoo feito para humanos no seu pet . O nível de pH da nossa pele é diferente do dos cães: o nosso varia entre 5,5 e 5,6, enquanto o pH dos cães está por volta de  6,2 e 7,4. O shampoo humano é muito ácido para cães e pode causar irritações na pele, mesmo os sabonetes também. Se você for preparar seu shampoo caseiro para cachorro, temos que garantir que o pH fique nessa faixa de 7.

Shampoo Caseiro Básico para Cachorro com pele seca

Essa receita de shampoo para cachorro é muito indicada para os pets com pele mais seca ou que possuem descamação e caspa. Ela tem uma base de aloe vera que ajuda a hidratar a pele mantendo a umidade natural. O vinagre de maçã orgânico ajuda a combater seborreia e problemas na pele. Ele tem um pouco mais de ingredientes em contrapartida, você poderá usar esse shampoo sempre sem se preocupar. Vamos considerar como um shampoo básico.

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 xícara de shampoo para bebês 
  • 1 xícara de vinagre de maçã orgânico
  • 1/3 xícara de glicerina
  • 2 colheres de sopa de gel de aloe vera

Misture tudo em uma garrafa pet ou vasilha de shampoo e guarde em local longe do sol.

Shampoo antipulgas e carrapatos caseiro

Esse shampoo é ideal para usar quando o seu pet estiver com pulgas ou carrapatos e até mesmo aquelas dermatites na pele do seu cão. A receita é bem simples e os ingredientes são fáceis de encontrar.

Lembrando que esse shampoo não deve ser usado com frequência. Use apenas no controle das infestações e depois use o shampoo neutro básico da receita anterior.

Se o seu cachorro sofre com infestação frequente de pulgas e carrapatos, é bom você fazer a esterilização do ambiente. A grande maioria das pragas ficam no ambiente que o cachorro frequenta como casinha, frestas do piso e cantos da parede, portanto, é bom limpar bem o ambiente antes para que o controle das pulgas e carrapatos do seu pet seja eficiente.

Ingredientes:

  • ¼ de sabonete phebo preto em barra
  • 250 ml de detergente neutro (aquele do líquido amarelo)
  • 15 gotas de violeta genciana
  • 250ml de água quente

Preparo:

Primeiro, vamos derreter o sabão em barra da seguinte maneira. Corte a barra ao meio e pegue uma das metades e corte novamente. Esse pedacinho que sobrou passe ele no ralador e coloque em uma vasilha. 

Adicione água quente e mexa bem até o sabão derreter. Deixe amornar um pouco.

Coloque agora o detergente neutro. Misture bem.

Por último, adicione a violeta genciana  e pronto. Pode colocar na embalagem e lavar e usar!

O diferencial aqui é o uso da violeta genciana, que ajuda muito a tratar dermatites e a combater pulgas e carrapatos. Funciona muito bem, mas lembre-se, controle as infestações também no ambiente que seu cão costuma ficar.

Shampoo seco

Algumas vezes não podemos lavar nosso pet do modo tradicional, seja por conta do frio ou se seu cão está fragilizado e nessa hora, um shampoo seco ajuda bastante para controlar o odor e tirar um pouco da oleosidade excessiva do pelo.

Cachorros com pele muito seca podem sofrer se você der banhos com muita frequência pois a oleosidade e o pH da pele demora um pouco a se restabelecer entre uma lavada e outra. Se esse for o caso, você pode intercalar com um banho seco quando necessário.

O que você não deve fazer é tornar o banho seco uma regra. O pó acumula com o tempo na pele do seu cão e pode ocasionar o efeito contrário estimulando problemas de pele. Portanto, use quando necessário, afinal é sempre bom termos opções para os mais variados casos.

Ingredientes:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de amido de milho (maizena)
  • Algumas gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)

Para preparar é só misturar tudo e espalhar uma pequena quantidade por todo o pelo do seu cão. Não use a receita toda, é sempre em pequenas quantidades em cada banho. O bicarbonato de sódio é ideal para eliminar odores ajuda a afastar pulgas e carrapatos.

Por fim, passe bem um pente por todo o pelo para retirar o máximo do pó.

*Essas dicas não substituem a consulta a um veterinário.*

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.