É comum que as mulheres convidadas para serem madrinhas de casamento tenham dúvidas sobre como devem se vestir e isso é uma tarefa que se resolve facilmente. Basta saber qual é o tipo do casamento, se é durante o dia ou a noite, alguns detalhes que vão poder ajudar a se orientar para não se vestir de mais ou de menos.
Se você é madrinha já sabe que o seu vestido vai ser o segundo vestido mais olhado da festa. Afinal você é a melhor amiga da noiva ou uma das melhores se houver mais madrinhas, por isso você deve estar bem vestida e também vestida adequadamente. Quando falamos adequadamente quer dizer que tem que ser de acordo com o horário da festa e também por que você não pode estar chamando mais atenção do que a noiva. Não pode competir com ela no que tange a cor do vestido, a escolha tem que ser por uma cor que não seja chamativa demais, que não seja preta por que não é de bom tom, que não seja branca por causa do vestido da noiva, que não seja decotado demais nas costas ou no busto e todos estes detalhes que merecem atenção.
Se você vai ser madrinha da noiva, precisa se preocupar com alguns detalhes, por isso touxemos uma matéria completa pra tirar as suas dúvidas…
Você poderá gostar de:
Padrinho e madrinha: Saiba tudo sobre o assunto
Veja dicas para escolher um vestido de madrinha adequado
Destaque para a noiva
-Então a primeira regra: Nas cerimônias de casamento a noiva é o destaque, tem que ser o centro das atenções e é o dia dela! As madrinhas tem que ficar em segundo plano, devem se apresentar com elegância e discrição.
-Procure saber qual é o modelo que a noiva vai usar, se for por exemplo um tomara que caia, o preferido das noivas, evite usar o mesmo decote para deixar que ela brilhe. Use então um decote diferente, sem exageros e que lhe favoreça. Se o seu busto for grande prefira o decote V, se tiver pouco seio pode usar babados ou detalhes no busto para aumentar e equilibrar a silhueta.
Dica de acordo com o horário do casamento
Se o casamento é à noite, os vestidos longos são os mais recomendados, por serem mais elegantes e sofisticados. Neste horário permite-se brilhos, pedrarias e bordados. Calçados como scarpins fazem a festa, junto com o chanel. No calor, prefira sandálias de salto fino. Uma estola no mesmo tom do vestido, faz charme no inverno.
Quando a cerimônia é à tarde, você pode optar pelo longuete ou longo, mas não exagere no brilho. Nesse horário o tailleur também é recomendado, e a tonalidade dos trajes já podem ser mais fechada.
Para um casamento no período da manhã, a roupa deve ser informal. Por exemplo, vestidos um pouco mais curtos ou longuetes, em tecidos lisos ou com estampas florais e tailleur em tons claros. Evite os longos assim como vestidos brilhantes e rebuscados. Em cerimônias ao ar livre, neste horário, o chapéu é um acessório perfeito.
Os modelos dos vestidos
-Faça opção por contraposição, modelos secos e sem volume na saia são os melhores para as madrinhas, uma vez que a maioria das noivas preferem as saias volumosas, e mesmo que a noiva em questão não vá usar um vestido volumoso o seu com certeza não deverá ser o único no altar para não chamar mais atenção do que a noiva.
-Se você é magra ou mesmo mais cheinha, pode usar os vestidos modelo coluna e o recorte império, aquele que fica logo abaixo do busto. Ele é ideal para esconder uma barriguinha saliente ou mesmo alguns quilinhos.
-Cuidado com as fendas ou decotes exagerados, lembre-se que você está fazendo parte de uma cerimônia e como tal deve ser mantido o devido respeito ao evento que é familiar.
As Cores
-Como já foi dito, excetuando o preto e o branco, pode quase todas as cores. Evite as mais extravagantes e procure saber qual a cor que a noiva não gosta para não dar mancada. Normalmente vai existir uma combinação de cores entre a noiva e a madrinha ou as madrinhas, para evitar que se repita a mesma cor, ou se for o caso a noiva também pode escolher que as madrinha se vistam de uma única cor. Isso tudo deve ser combinado previamente. Mas se quiser dar uma dica de moda atual para sua amiga noiva, as cores mais suaves são as mais indicadas, como o rosa antigo, o verde e o azul clarinho, o tom pastel é atemporal e bem vindo principalmente se o casamento for durante o dia.
-Para casamentos noturnos as cores já podem ser mais ousadas, como o azul klein, o burgundy, o roxo, o vermelho o verde esmeralda mas nada de preto ok?
– As cores com tonalidades metálicas sem excesso de brilho, ficam muito bem nas mulheres maduras: cobre, verde militar, chumbo, alumínio, bronze em peças modernas de corte seco.
Os tecidos
-Os tecidos fluídos esvoaçantes ficam perfeitos para as madrinhas, assim como as sobreposições, babados, bordados. Tudo de acordo com o horário do casamento, se for durante o dia tecidos sem brilho e sem bordados com brilho ou paetês, se for para um casamento noturno pode usar o brilho com moderação lembrando que menos é mais na regra da elegância.
-Para quem está um pouco acima do peso os tecidos mais encorpados e estruturados são os melhores, mas não há uma regra que proíba que você use um vestido fluido desde que seja com o modelo adequado.
-Tecidos em renda, trabalhados com textura estão na moda. O que você precisa pensar é no modelo correto para o seu corpo .
O Sapato
-Se o casamento for durante o dia e se for um dia muito quente, pode ser um salto mais estruturado e mais baixo, confortável para não cansar e ficar com os pés inchados no final da festa. Mas se você é adepta do saltão, use os com salto fino. Modelos com meia pata são ideais para não cansar muito os pés. De qualquer forma escolha um modelo que seja confortável, e procure usá-lo mesmo que seja dentro de casa por algumas horas para ver se vai aguentar usar no dia da festa.
-Para um casamento durante a noiva tem que ser uma sandália ou sapato de salto fino, é o que a etiqueta manda. Ai vale que seja meia pata, mas nada daquelas plataformas ou salto ‘trabuco’ isso é um tiro certo na elegância de qualquer uma.
-Nada de bota nuca em hipótese alguma! Botas não são chic’s! São para serem usadas em look casual ou country com calça comprida ou saia mas nunca para um evento ou festa chic. Fica a dica! Quem pensa que bota é chic tá redondamente enganda tá fia?!
– Ankle boots pesadonas também não pode! Se for pra usar, só se for durante o dia, ou se forem de modelo bem delicado, e dependendo da sua roupa. Tem que ornar entende? Tem que ter cuidado porque esse tipo de sapato encurta a silhueta, verifique bem a relação entre o comprimento do vestido e o modelo do calçado. O material empregado deve ser refinado. Não precisa necessariamente ter enfeite, brilho, essas coisas, mas é bom que seja um calçado especial, fino e elegante!
A bolsa
-A bolsa também dialogar em termos de material e cor com o vestido e o sapato. Mas não é para fazer “parzinho” do sapato com a bolsa. Procure semelhanças e relações entre cores e materiais. Se o sapato for texturizado, escolha uma bolsa mais lisa e vice versa. As coisas tem que conversar e não serem iguais para ficar chic, entendeu?
-O sapato pode ir combinar com o vestido e a bolsa fugir um pouco. O contrário também funciona. O modelo ideal para a bolsa é a carteira, ou a clutch. Se você tiver aquela bolsinha vintage, linda que está na família por gerações, pode usar desde que ela não seja uma alegoria que destoe com todo o resto, então use o bom senso.
Agasalhos
-Se a época do casamento é duvidosa e por fazer frio, principalmente se for à noite, use como agasalho, as estolas e os xales ou boleros. Leves, do mesmo tecido esvoaçante que o do vestido, metálicos e modernos ou com plumas, como pede a moda atual.
Joias
Os casamentos via de regra são boas ocasiões para se usar uma joia verdadeira. Não é o caso de usar ‘ tudo ao mesmo tempo agora’, seja usando uma joia verdadeira ou semi-joia nos dois casos a orientações são as mesmas: Se você está com um brinco enorme, dispense o colar, se vai usar um colar diminua o tamanho do brinco, se vai usar colar e brinco seja discreta no anel. Use o bom senso!
Maquiagem e cabelo
Vale para a noiva assim como para a madrinha fazer um teste de cabelo e make pelo menos uma semana antes do casamento. Nessa hora tem que vestir tudo, e ver se tudo está combinando, assim você vai poder ver o look completo, e saber que tem alguma mudança a fazer a tempo de comprar outro sapato, ou bolsa ou mudar a cor da maquiagem ou mudar o penteado do cabelo sem se estressar quando se deixa pra saber exatamente no dia que está tudo errado.
Veja fotos de modelos de vestidos para madrinha e se inspire para escolher o ideal e de acordo com o seu estilo:
Artigos Relacionados