Nossos queridos pézinhos sempre tão solicitados nem sempre recebem a atenção que lhe é devida, causa disso são as rachaduras e fissuras que ora ou outra insistem em aparecer. Nosso pés recebem pressão o tempo todo, e claro, estão mais expostos a fatores externos como poeira, umidade, podendo ser muito mais do que só uma complicação estética. Dor, desconforto costumam aparecer em casos mais graves, e para pessoas que tem diabetes o cuidado deve ser redobrado.
Mas no verão, é quase que impossível não usar uma rasteirinha ou sandália para dar o ar da graça aos pés. Mas o tipo de calçado pode influenciar o aparecimento das rachaduras, pois além de deixar os pés muito expostos, a madeira que geralmente é feita a maioria dos solados das sandálias, são péssimas para a sola dos pés.
Quais as causas dos pés rachados?
– O excesso de peso é um dos fatores que provocam as rachaduras nos pés. Quando estamos acima do peso, a pele dos pés fica mais grossa para conseguir suportar o peso, consequentemente racham com mais facilidade.
– Sapato incorreto. Sandálias com solado muito duro ou meias com material sintético também judiam dos nossos pés. Não use sapatos muito apertados, pois eles atrapalham a circulação dos pés.
– Alimentação errada. Pessoas com problemas de ácido úrico tendem a ter os pés rachados, ale é claro de requer cuidados com a saúde. Portanto, uma alimentação saudável é o fator principal para o bom funcionamento do nosso organismo como um todo.
– Ressecamento. Em épocas onde o tempo fica muito seco e umidade do ar muito baixa, os pés costumam sofrer com a falta de umidade e ressecar.
Como prevenir os pés rachados
– Alimentação correta e hidratação. Beber bastante água para manter o corpo hidratado e alimentação balanceada;
– Use sempre um hidratante para os pés;
– Controle o excesso de peso;
– Use sapatos adequados com solado que suporte bem a planta dos pés e que deixe os eles “respirarem”;
– Quando os pés estirem muito ressecados, faça uma boa esfoliação pelo menos 1 vez por semana. Isso ajuda a retirar as células mortas e ajudam a renovação celular da pele.
Esfoliante caseiro para os pés
– 2 colheres de açúcar cristal;
– 3 colheres de mel;
– 1 colher de azeite de oliva;
Mergulhe os pés numa bacia com água morna por alguns minutos. Em seguida aplique a mistura do esfoliante nas áreas mais grossas dos pés massageando suavemente. Lave com água morna e aplique um hidratante.
Se fizer este procedimento a noite, enrole os pés com filme PVC para o hidratante fixar melhor nos pés.
Gostaram das dicas? Muito cuidados com as rachaduras dos pés, essas fissuras são uma porta aberta infecções e bactérias, portanto pés saudáveis não é só uma questão estética, mas de saúde como um todo.
Fotos: Thinkstock
Artigos Relacionados