Por que os casais se separam? Veja dicas para evitar o final do relacionamento!

Por que os casais se separam? O que acontece para que o casamento acabe? Um dia eles se conheceram o coração bateu mais forte, fizeram promessas, se casaram e numa determinada época se separam e […]

Por que os casais se separam? O que acontece para que o casamento acabe? Um dia eles se conheceram o coração bateu mais forte, fizeram promessas, se casaram e numa determinada época se separam e vai cada um para seu lado.

 Você poderá gostar de:

Divorciar-se ficou muito mais fácil e rápido:Entenda a nova lei

Por que eles não têm coragem de terminar o namoro?

 

Para falar de separação é interessante entender por que eles se casam.

 Na nossa cultura somos educados para o casamento. Em uma determinada idade a sociedade cobra que você se case, nesse momento você procura a pessoa que melhor se encaixe nos seus padrões e preferências para se casar.

 Geralmente vamos pela aparência, ou seja, o comportamento aparente. Depositamos no outro aquilo que queremos para nós, com o tempo passamos a conhecer a pessoa como realmente ela é, porque a fase do namoro não permite ver os defeitos. Passado essa fase, vem a rotina do dia a dia, começam a surgir os problemas, acontece a intolerância e a não aceitação dos defeitos um do outro.

 A confiança no outro é um fator a ser considerado; enquanto ser humano somos tomados de um sentimento de posse em relação aquilo que achamos que é nosso, dizemos: “meu filho”, “meu marido”, “minha esposa”, e com isso queremos que essas pessoas se comportem exatamente como nós esperamos, só que elas têm personalidade própria, são outros seres humanos.

A emancipação feminina tem seu papel na separação.

 Historicamente a mulher saía da casa dos pais direto para o casamento, inclusive na separação, ela era “devolvida” para os pais. Hoje a mulher já mora sozinha mesmo antes do casamento e tem sua independência financeira.

 Para alguns homens a mulher ser bem sucedida pode incomodar, pois ele não será mais o dono da situação, ele perde o controle, como se isto fosse necessário. O homem não está preparado para ser sustentado por uma mulher, causando um sentimento de impotência.

 Poderíamos seguir páginas e páginas descrevendo situações que contribuem para o fim de um relacionamento conjugal, o objetivo foi apenas elucidar as causas mais comuns. 

Outras causas  

 Temos uma expectativa muito grande em relação ao comportamento, por exemplo: “Você não chegou no horário!” (mas no horário que eu esperava, e os problemas dele eu desconsidero?)

 A individualidade deve ser preservada, podemos nos considerar “uma só carne” após o casamento, porém com personalidade própria e ímpar.

 A individualidade deve ser preservada em cada detalhe. A sua hora de banho, de dormir, de comer e até o momento em que deseja ficar a sós consigo mesmo. Muitas vezes fazemos coisas que não queremos somente para agradar o outro, mas essa prática constante tende a saturar o relacionamento, você deixa de ser autêntico e passa a viver em função do outro.

 Muitas vezes o dormir em cama ou quartos separados passa a ser uma necessidade, se um ronca e o outro não, um gosta de ar condicionado e o outro não… detalhes que passam despercebidos mas que com o tempo vão se acumulando e acabam por detonar brigas intensas por motivos que são desconhecidos do casal, só sabem que brigam.

 As limitações da individualidade estão presentes no simples ato de impedir que o marido pratique seu esporte preferido ou que a esposa visite as amigas ou vá passear no shopping. As proibições contribuem para a perda da individualidade.

 A relação deve ser ponderada, usando o bom senso para não expor o outro a situações constrangedoras, deve-se sair com os amigos, conhecer novas pessoas, estudar, trabalhar, para quando estiverem juntos terem o que trocar um com outro além de lamentações da vida cotidiana.

 A vida sexual tem fator decisivo na estabilidade do casal, principalmente se na fase do namoro o comportamento era diferente do apresentado após o casamento. No namoro há uma tendência da atividade sexual ser mais quente e constante e com a vida conjugal isso tende a esfriar.

 A mulher se constrange, muitas vezes acreditando que deve ter uma postura mais séria, e se engorda um pouco inibe-se frente ao parceiro.

O homem por sua vez perde parte de seu romantismo, deixando de lado o jogo da conquista, se descuida da barba por fazer, da limpeza do carro para o passeio de fim de semana, como se não precisasse mais conquistar, “já é meu”.

 Com o nascimento dos filhos a tendência é a situação se agravar, a mulher se torna mãe e suas atribuições no casamento aumentam, mas a freqüência não é tudo, não podemos perder de vista a qualidade.

 

Fonte: www.saudenainternet.com.br

Artigos Relacionados

2 comentários em “Por que os casais se separam? Veja dicas para evitar o final do relacionamento!”

    1. Olá Jone, lamento. Mas não sei o que posso indicar a não ser o diálogo, que vocês olhem um nos olhos do outro e tentem se lembrar do tempo em que se apaixonaram, o que fez um gostar do outro. Se existe uma maneira de mudar a rotina, de melhorar o relacionamento e salvá-lo. Se ainda existe amor vale a pena tentar, então a primeira pergunta existe amor? Boa sorte, se tiver que ser será. Se não for o melhor é tentar ser feliz separado. Obrigada pela pergunta e pela visita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.