Home » Cabelos » Por que os meus cabelos quebram? Veja os principais motivos dos cabelos quebradiços

Por que os meus cabelos quebram? Veja os principais motivos dos cabelos quebradiços

Para um cabelo ser considerado saudável é preciso que ele não seja quebradiço e que os fios tenham resistência. Se os seus cabelos quebram com facilidade, o aspecto fica com um textura áspera, opaco e sem vida.

Perder cabelos todos os dias é normal, faz parte do nosso sistema. Agora, se você perceber que os fios do se cabelo partem, principalmente durante a escovação e lavagem. Para saber se é uma queda normal, perceba o aspecto dos fios. Se eles possuem raiz (aquele bulbo na extremidade do fio), isso é queda de cabelo. Se os fios são partidos/quebrados e sem raiz, o problema é outro.

A boa notícia é que os cabelos quebradiços são recuperáveis e mais fáceis de tratar. Por isso, separamos alguns hábitos que podem estar fazendo o seu cabelo quebrar mais do que o comum.

Por que os meus cabelos quebram? 5 principais motivos

O interessante é que os problemas mais comuns dos cabelos quebradiços são facilmente contornados apenas mudando alguns hábitos. Veja só:

Escovação errada dos cabelos

Sabemos que pentear os cabelos é importante para evitar que os fios embaracem, mas é preciso fazer da forma correta, veja:

  • Nunca pentear com os cabelos molhados. Eles quebram com mais facilidade.
  • Escovar os cabelos antes de lavar evita que os fios embaracem.
  • Cabelos cacheados precisam de pentes com dentes largos.
  • Comece sempre escovando de baixo para cima, ou seja, das pontas à raiz e vá subindo gradativamente.

Lavar o cabelo de forma errada

Lave com carinho e sem muita força. Quem vai fazer o papel de retirar a oleosidade e o excesso de sujidade é o shampoo e não a sua força.

Faça movimento circulares e leves e sempre use água morna e se possível, fria. A água quente demais estimula a produção de sebo do couro cabeludo e ainda enfraquece os fios.

Excesso de procedimentos químicos

Progressivas, descoloração e outros processos químicos retiram nutrientes e enfraquecem os fios. Sempre após algum procedimento químicos é importante manter um cronograma capilar para recuperar os cabelos, principalmente para repor nutrientes e hidratar.

Abaixo, algumas dicas de como seguir esse cronograma e recuperar os cabelos quebradiços:

Exagerar nos produtos modeladores e finalizadores

Evitar deixar o cabelo pesado pelo excesso de finalizadores é fundamental. Use sempre com cuidado pois o excesso deixa o cabelo pesado e opaco e enfraquece com o tempo.

Muita prancha e chapinha

Nosso cabelo não foi feito para aguentar tanta temperatura. Por isso existe produtos com proteção térmica para diminuir os danos aos fios. Se o seu cabelo vive cheio de cremes e finalizadores, sabe que a prancha pode até “fritar” os cabelos.

Portanto, use sempre o protetor térmico ao fazer prancha e não exagere nos cremes finalizadores.

Dormir com o cabelo molhado

Do mesmo modo que pentear os cabelos com os fios molhados não recomendado, dormir com eles úmidos também não ajuda.

A fricção e atrito dos fios quando eles ficam molhados é muito maior e se você faz isso com frequência, a tendência é eles quebrarem muito e até mesmo evoluir para algum problema mais sério de queda de cabelo.

As vezes a solução é a tesoura…

Sim, cortar o cabelo ajuda principalmente se o cabelo está muito danificado e o processo de recuperação usando reconstrutores capilares não deram o resultado esperado.

E é coisa simples viu? Corte as pontas ou suba um pouco mais o corte e aposte em corte Chanel, por exemplo. Assim, o seu cabelo vai ficar com um aspecto mais bonito e dar tempo para você tratar melhor enquanto ele cresce novinho em folha.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.