Porque você deveria largar o açúcar e usar o xilitol já!

Saiba o que é xilitol e porque ele é o melhor substituto ao açúcar tradicional.

Não é mais novidade para ninguém que o açúcar branco refinado deveria ter menos importância na nossa alimentação.

Sem propriedades nutricionais relevantes e repleto de calorias, o açúcar branco ainda é muito consumido. Mas sim, existem substitutos à ele que fogem dos tradicionais adoçantes sintéticos. E uma das melhores opções é o xilitol.

A vantagem do xilitol em relação ao açúcar tradicional é a capacidade que ele tem em não aumentar os níveis de glicose no sangue, menos calorias e ainda por cima, não prejudica a saúde dos dentes.

O que é o xilitol?

Sem diferença de sabor em relação ao açúcar tradicional, o xilitol entra em uma categoria de adoçantes naturais.

O xilitol é um adoçante natural extraído das fibras vegetais de frutas e plantas e contém 40% a menos de calorias comparado ao açúcar.

Ele é extraído das fibra vegetais das frutas e até mesmo de alguns tipos de cogumelos, o xilitol consegue ser tão doce quanto o açúcar tradicional, porém com bem menos calorias, cerca de 40% a menos.

Comparação entre o açúcar cristal e o xilitol:

  • Açúcar cristal de cana: em média, 4 calorias por grama
  • Xilitol: Cerca de 2,4 calorias por grama

Você sabia que até mesmo o corpo humano produz uma pequena parcela de xilitol durante o processo normal de metabolismo?

Resumidamente podemos dizer que o xilitol é um álcool de açúcar que é extraído de forma natural de algumas plantas e fibras de frutas. Tem sabor e aparência parecida com o açúcar tradicional, porém com 40% de calorias a menos.

O xilitol não aumenta o açúcar no sangue

Embora o xilitol também não tenha nenhuma vantagem nutricional em relação ao açúcar, o xilitol não possui frutose e não desencadeia uma liberação excessiva e rápida no sangue.

Ou seja, o xilitol não altera os níveis de glicose no sangue, sendo assim uma opção válida e mais saudável para diabéticos.

Mas claro, é sempre importante conversar com o seu médico sobre o que você pode consumir ou não caso você tenha algum problema de saúde.

Amigo da saúde dos dentes

Algumas bactérias causadoras das cáries e da gengivite se alimentam na metabolização do açúcar tradicional.

Quando a placa bacteriana começa a se formar nos dentes, o corpo naturalmente ataca essas bactérias através do sistema imunológico, podendo levar ao aparecimento das gengivites e outras inflamações na boca.

Veja também: Como parar de comer açúcar: 10 dicas para começar já!

Como xilitol não possui glicose ou frutose, as bactérias não tem com o que se alimentar. Consequentemente, menos placa bacteriana nos dentes e a redução das inflamações e doenças periodontais.

Outros benefícios do xilitol para a saúde

Além de não prejudicar a saúde dos dentes e não elevar a glicose no sangue, o xilitol tem outras vantagens para a saúde:

  • Estudos revelam que o xilitol contribui para um aumento de colágeno no organismo, diminuindo assim o envelhecimento precoce da pele.
  • Diminui o aparecimento de osteoporose e problemas dos ossos.
  • Não interfere na boas bactérias presentes no intestino, favorecendo assim a uma melhor absorção de nutrientes.

E dá para usar xilitol nas receitas?

Ao contrário de outros adoçantes que não se dão bem ou precisam de versões exclusivas para o uso culinário, o xilitol não tem esse problema.

A quantidade de xilitol em relação ao açúcar é a mesma, 1:1. Aí vale você testar as receitas que for fazer para ver como fica ao paladar. Algumas vezes o xilitol adoça até mais do que o açúcar, mas pode deixar o sabor um pouco excessivo de sabor.

Enfim, em geral as quantidades são as mesmas.

Um detalhe importante:

Você sabia? O xilitol não carameliza! Ele não sofre a ação do calor como o açúcar tradicional e nem fica com aquele aspecto marrom da calda. Ou seja, não dá para fazer um calda de pudim ou caramelo com ele.

Recheios de bolo estão liberados! Caldas, cristalização, compota e outros doces também.

Se você está acostumado a fazer pão caseiro ou outros de tipos de massa que precisam de fermento para crescer, o xilitol não é boa opção.

O fermento precisa de “alimento” para crescer, ou seja açúcar. O xilitol não é consumido por essas bactérias boas do fermento, por isso a massa dificilmente irá crescer.

Concluindo

Sim, o xilitol é um excelente substituto ao açúcar tradicional. Tem bem menos calorias e traz menos problemas para a saúde em relação a outros tipos de adoçantes sintéticos.

No dia a dia, é muito prático o seu uso, bastante apenas substituir um pelo outro nas mesmas quantidades. Já nas receitas, é importante ficar atento no que pode e o que não pode. Se não precisar caramelizar, tá liberado! Precisa fazer a massa crescer? Use açúcar tradicional.

Com relação ao preço do xilitol encontrado no mercado, ele ainda é bem mais caro do que outros adoçantes e o açúcar também. Em média, é possível encontrar ele entre R$ 23,00 até R$ 30,00 o pacote de 500gramas, dependendo da região em que você se encontra.

Estudos científicos e complementares sobre o xilitol para você saber mais:

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.