Receita de Pão de Queijo tradicional mineiro de verdade!

Agora sim, uma receita de pão de queijo tradicional e de verdade para você levar à vida toda!

Para começar a conversa de hoje, vou passar uma receita de pão de queijo que é uma verdadeira maravilha da culinária mineira. O pão de queijo tradicional mineiro de verdade!

E essa é especial, porque é de família há muitos anos, perfeita e maravilhosa. Então, mesmo tendo outras receitas de pão de queijo aqui no site, resolvi compartilhar com vocês os segredinhos e truques para um verdadeiro e maravilhoso pão de queijo mineirinho da gema. Esse eu garanto que é top!

Desta forma, eu vou passar aqui logo de início que, para um pão de queijo equilibrado você vai precisar de medidas iguais de polvilho doce e de polvilho azedo. Isso é condição para a receita dar certo.

Ai você me pergunta – Posso fazer só com polvilho doce? Ou posso fazer só com polvilho azedo? Sim pode o que você quiser. Vai sair um pão de queijo, mas não o como tem que ser.

Mudar a receita, alterar ingredientes de qualquer receita altera o resultado, e nessa em especial vai alterar e muito ok? Então prefira fazer completinha do jeitinho que eu vou passar, se você realmente quiser experimentar essa verdadeira maravilha, esse pão de queijo de verdade, faz do “jeitim” que tem que ser, que assim vai dar “certim”. Tá baum?

Porque tenho que usar os dois tipos de polvilho?

Mas só para que você entenda, vou explicar. O polvilho azedo faz crescer, ficar crocante e dá um gostinho realçando o queijo. O pão não murcha tanto depois. Mas se usar ele sozinho fica bolhas e bolhas dentro do pão de queijo, ele cresce mas não tem peso.

O polvilho doce, é responsável por dar peso, uniformidade dentro da massa do pão de queijo e não ficar com bolhas de ar dentro. Mas não deixa crocante e murcha depois.

Posso congelar a massa do pão de queijo?

A boa notícia também, é que rende muito, e você pode sim congelar a massa, colocando sem moldar em um saquinho, ou modelar as bolinhas, colocar no freezer em um recipiente, deixar por mais ou menos 2 horas. E depois colocar em saquinhos e congelar a quantidade desejada.

Congelando já modelado, vai ficar mais fácil na próxima vez que você for fazer pão de queijo né? Aqui em casa eu já congelo modelado.

Portanto preste atenção na sequência da receita, faça direitinho para que não dê nada errado.

Dicas extras

Para ajudar a não ficar murcho no dia seguinte o truque, o pulo do gato é: Coloque 2 colheres, de sopa de farinha de trigo na mistura com os dois tipos de polvilho.

Pode colocar o sal à gosto junto com a mistura dos polvilhos e a farinha de trigo. Eu costumo usar uma colher de chá de sal. Depende também do queijo que você usar.

Escaldar a massa com a mistura de óleo e leite é muito importante. Precisa fazer para dar ponto!

A receita possui duas etapas, mistura dos polvilhos e secos e escaldar. Depois de misturar e deixar que fique morno acrescentar e sovar com os ovos para depois moldar as bolinhas.

Então vamos a receita de pão de queijo mineiro perfeito? Vou passar meia receita, mas caso queira mais pães, pode dobrar a receita.

E você me pergunta –Quantos pães rendem? Então depende do tamanho do seu. No meu rendeu uns 40 pães de queijo.

Receita de Pão de Queijo tradicional mineiro de verdade!

Ingredientes:

  • 250 gramas de polvilho doce
  • 250 gramas de polvilho azedo
  • 300 ml de leite
  • 100 ml de azeite (pode usar óleo)
  • 3 a 4 ovos inteiros. (Porque dependendo do tamanho dos ovos a receita fica mole (você vai entender mais a frente).
  • 2 colheres de sopa cheia de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de sal (pode ser à gosto)
  • 400  gramas de queijo Minas curado ralado ou pode ser parmesão ou misturar os 2 à gosto.

Modo de Preparo da primeira etapa

  1. Misture os ingredientes secos, os dois tipos de polvilho, a farinha de trigo, o sal em uma vasilha, ou bacia grande.
  2. Ferva o leite com o azeite ou óleo.
  3. Depois do leite fervido, jogue espalhando sobre a mistura seca, depois misture com uma colher de pau ou colher normal, cuidado vai estar quente. Vai ficar uma farofa meio grude, é assim mesmo.
  4. Depois de misturar vai precisar deixar dar uma esfriada até pelo menos morno para fazer a segunda etapa.

Modo de preparo da segunda etapa

Depois da mistura morna, abra 1 ovo e acrescente 1 a um e vá sovando a massa com a mão.

Não coloque todos os ovos ao mesmo tempo, porque pode ficar mole demais. Tudo depende do quanto as farinhas de polvilhos estão secos ou úmidos dentro da embalagem, e do tamanho de cada ovo. Ok?

Continue repetindo o procedimento, abra mais 1 ovo, acrescente e misture à massa. E assim veja. Observe bem se vai precisar do terceiro e principalmente do quarto ovo. Não pode ficar massa mole demais. No ponto certo ela fica grudenta, mas solta com facilidade da mão.

A consistência da massa qual é?

Como já falei acima. É meio grudenta, mas tem que soltar da mão sem dificuldade. Ok?

Continuação do modo de preparo da segunda etapa.

Depois de feito isso, deixe a massa descansar na vasilha coberta por um filme plástico e dentro da geladeira. Por mais ou menos meia hora.

Enquanto isso, você unta os tabuleiros pincelando com zeite ou óleo. Reserve.

Ligue o forno, e deixa, por mais ou menos 10 minutos, para pré-aquecer em 180 graus.

Depois disso, pegue a vasilha da geladeira, molhe as mãos com azeite, óleo ou água se sua massa estiver fácil de modelar.

E com a ajuda de uma colher retire a quantidade para o tamanho desejado para o seu pão de queijo, eu uso meia colher de sopa para os meus. E molde a bolinha e disponha nas formas.

Depois do forno já pré-aquecido, é só colocar os pães de queijo na forma ou tabuleiro, com espaço entre um e outro, e levar ao forno por mais ou menos de 25 a 30 minutos no forno à 180 graus.

Depende do forno. Na dúvida é só observar quando ele fica com a cor que você conhece, ou até mais moreninho, que fica mais crocante, mas sem deixar queimar a parte de baixo ok?

Veja também:

Como já falei acima, você pode congelar a massa. Pode congelar já modelado ou não, fica à seu critério.

Aí então tá pronto o seu pão de queijo mineiro verdadeiro e maravilhoso, basta se deliciar e depois me contar aqui como foi.

Mas por favor, leia e siga todas as instruções para que dê tudo certinho aí ok? Tenho certeza que você vai amar. Aguardo a sua visita de volta e o seu comentário.

Qualquer dúvida deixe aqui no comentário que assim que eu possa eu respondo. Obrigada pela visita 🙂

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.