Ter um cabelo com liso perfeito ainda é o desejo de muitas entre a maioria das mulheres, e para isso uma chapinha feita corretamente é uma boa aliada, deixa os cabelos lisos do jeito que todas querem.
Veja também:
Como manter o cabelo liso por mais tempo
Escova progressiva, aprenda a fazer passo a passo
O funcionamento da chapinha é simples, a ação intensa e concentrada do calor faz com que o cabelo se alise imediatamente, e esse efeito para ser conseguido dispensa produtos químicos. Mas existem alguns segredinhos para uma chapinha bem feita. Porque mesmo dispensando a química, a prancha usada de maneira inadequada pode “fritar” e destruir o cabelo do mesmo jeito que os produtos químicos.
Lembrando que para fazer uma chapinha perfeita, o cabelo precisa estar bem lavado e hidratado previamente, e procure usar produtos de qualidade, corretos para o seu tipo de cabelo, para que o resultado chegue mais próximo da perfeição. Escolha também uma boa chapinha para fazer o seu cabelo. Hoje em dia existem no mercado diversas marcas e modelos de qualidade.
A hidratação deve ser feita principalmente nos cabelos mais secos, como uma boa máscara de hidratação, antes de fazer sua escova e chapinha.
Regras para uma chapinha perfeita:
1- Deve ser aplicada dá raiz à ponta do cabelo em um movimento continuo, sem qualquer interrupção. Não a deixe parada em um determinado ponto para não “fritar” o cabelo.
2. Passe no máximo duas vezes em cada mexa, e pode usar o pente em conjunto com a chapinha.
3. Não use a prancha diariamente, ela acabará danificando o cabelo, no máximo uma vez por semana.
4. Aplique produtos termo ativos que protegem o cabelo antes de passar a prancha.
5. Faça uma boa hidratação semanal.
Passo-a-passo para uma chapinha perfeita
1º – A primeira coisa é ter os cabelos lavados, hidratados e secos previamente, passe o secador até deixar os cabelos sem nenhuma umidade.
2º – Escolha um protetor térmico de boa qualidade, isso vai ajudar a conservar a chapinha por mais tempo. Se você usar um em creme aplique com os cabelos úmidos e deixe secar naturalmente ou então seque com secador. Você também pode usar o protetor em spray com os fios úmidos.
3º – Separe o cabelo em pelo menos 4 partes, se o seu cabelo for mais cheio, faça mais divisões.
4º – Separe um dos lados da parte de traz próximo a nuca, comece por essa parte, e solte uma mecha fina.
5º – Penteie a mecha com uma escova ou pente, em seguida estique a mecha e passe a prancha em movimento contínuo, desde próximo a raiz até as pontas, lembrando de não parar a prancha em um ponto do cabelo, o movimento tem que ser rápido e continuo para não danificar os fios.
6º- Repita o mesmo procedimento no outro lado do da nuca, cada mecha por vez até terminar a parte de trás do cabelo.
7º – Finalizada essa etapa, inicie o mesmo procedimento com a parte superior da cabeça, tomando cuidado para não encostar a prancha na orelha, basta inclinar um pouco a cabeça.
8º – Depois de tudo pronto, jogue um jatinho de ar frio com o secador para que os fios arrepiados abaixem, e se for necessário, suje as pontas dos dedos em uma pomada ou serum, um pouquinho de nada é suficiente, e solte os fios com os dedos.
Dica: Uma dica para dar acabamento, é passar a chapinha e quando chegar às pontas virá-la de dentro para fora ou de fora para dentro, para modelar os cabelos.
Vídeo com passo-a-passo da chapinha:
Passando Chapinha com Técnica de Salão
Espero que tenham gostado 🙂
FotoVia: http://www.alisamento.net
Artigos Relacionados