Muito comum na adolescência e início da puberdade, as espinhas podem incomodar e persistir mesmo até mesmo na fase adulta. E se tratadas da maneira errada elas podem causar manchas na pele, inflamações e causar marcas profundas, que são muito indesejáveis principalmente no rosto.
As espinhas geralmente são ocasionadas pela eliminação de toxinas e gorduras presentes em nosso sangue. É fácil percebermos isso quando passamos dias nos alimentando de forma errada, nossa pele fica oleosa e as espinhas logo aparecem.
Para combate-las, além de uma alimentação saudável rica em fibras, com legumes e verduras além de consumir menos produtos gordurosos e industrializados existe outro recurso. Podemos nos beneficiar do poder das frutas, hortaliças e plantas para combater as espinhas de forma natural e muito simples.
Receitas caseiras para combater acnes e espinhas
Abacate
Já falamos diversas vezes do abacate e seus benefícios para a beleza dos cabelos, ele é sem dúvida uma fruta poderosa e muito nutritiva. O abacate possui a capacidade de melhorar a circulação do sangue graças ao ômega 3, além de possuir antioxidantes que retardam o envelhecimento precoce e combatem os radicais livres.
Para tratar as espinhas, utilize o abacate amassado (cataplasma*) e aplique diretamente no local. Deixe agir por uma hora. Além ajudar a combater as inflamações locais, não é raro algumas rugas e marcas de expressões irem embora também. Tratamento dois em um!:)
*Cataplasma: É uma massa feita de ervas medicinais ou frutas que é aplicada em determinada região do corpo entre dois panos finos ou gaze. Pode ser feita quente ou fria dependendo do uso e do tratamento indicado.
Recomendado para você
Receitas caseiras de beleza utilizando o pó, o café ou a borra de café
Máscara de hidratação caseira para o rosto
Berinjela
Amasse as folhas frescas da berinjela com um pouquinho de água filtrada até virar uma pastinha. Aplique no local das espinhas e deixe por 1 hora. A berinjela é rica em vitamina-C, e antioxidantes como antocianinas além de vários minerais que ajudam a deixar a pele macia e também a combater as inflamações.
Suco de cenoura e pepino
Tome 4 vezes ao dia um copo de suco de pepino e cenoura. A cenoura e o pepino são excelentes para a saúde e funcionam como um hidratante para a pele. Possuem antioxidantes e ajudam a restringir o metabolismo de células cancerígenas.
Além de combater as espinhas, esse suco ajuda a deixar a pele mais bonita e com um bronzeado mais bonito e mais duradouro.
Veja também >> Cenoura ajuda a bronzear e ainda retarda o envelhecimento
Folhas de tanchagem e mel
A tanchagem é um excelente cicatrizante e anti-inflamatório natural. Faça uma mistura de folhas de tanchagem amassadas, acrescidas de uma colher de sopa de mel puro. Aplique no local das espinhas e deixe agir por 30 minutos, em seguida lave com água morna ou fria.
Suco das folhas do agrião
Rico em vitaminas C e A, agrião funciona como um antibiótico natural ajudando a combater infecções, gripes, bronquites e tosses. Uma xícara de suco das folhas de agrião diluídas em água filtrada tomadas logo pela manhã, ajuda a combater as inflamações causadas pelas espinhas e acnes na pele.
Artigos Relacionados