Compartilhe:

Buquê de noiva, escolha o formato de acordo com o seu tipo físico

A escolha do buquê de noiva pode seguir várias regras, uma delas é escolher o formato de acordo com o seu tipo físico.

Publicado por: Cida Ramos

buque-noiva-de-acordo-tipo-fisico-os-formatos-dos-buques-capa2

A escolha do buquê (ou bouquet) da noiva tem algumas regras, e para acertar você precisa estar atenta a algumas delas, e nessa matéria vamos falar do buquê de noiva, escolha o formato de acordo com o seu tipo físico,  Isto por  que existem vários formatos de buquês, e você precisa saber se o seu escolhido lhe favorece.

Em outra matéria, falamos do Significado das flores para você escolher o seu buquê, o que também pode lhe ajudar nesse momento de composição desse detalhe tão importante.

Para não errar nessa hora, veja as nossas dicas de formato e tamanho dos buquês e qual se aplica a cada silhueta. Você precisa pensar na sua altura, no seu vestido, no horário do casamento e principalmente se o tamanho deste buquê vai estar adequado.

Buquê/Formato – Silhueta

Redondo Grande ou Nosegay

redondo grande

Consiste em um buquê no formato de bola ou em um arredondado mais solto, não tão certinho. Com bastante volume, pode ter adereços, e bastante flores. Normalmente é feito de rosas ou camélias ou de flores misturadas, pode ter folhas verdes na base. Misturadas no meio das flores ou sem nenhuma folha. A melhor folha para esse tipo de bouquet é a camélia. Esse buquê se leva à frente.
– Silhueta Equilibrada: Sim
– Baixinha e Magra: Fica a seu critério
– Baixinha e Gordinha: Não
– Gordinha Alta: Não
– Alta e Magra: Sim

Redondo pequeno ou Posy

redondo peq

Consiste em um buquê no formato do descrito acima, também de bolinha ou em um arredondado mais solto, não tão certinho. Com poucas flores, com tamanho  volume menor possível.

– Silhueta Equilibrada: Fica a seu critério
– Baixinha e Magra: Sim
– Baixinha e Gordinha: Não
– Gordinha: Não
– Alta e Magra: Não

Cascata Pequena

cascata media

Cascata média

cascata media

O buquê de cascata é aquele que as flores vão descendo,o tamanho pequeno ou médio, pode ser uma queda natural , como os ramos vergados de orquídeas brancas, ou pode ser feito de flores tipo rosas e então a florista faz uma amarração especial de arame formando esse efeito de cascata. Muito em  uso nos tempos de nossas mães, hoje em dia é menos usado, embora se bem feito pode criar um belo efeito num vestido de corte limpo.

Não esquecer do acabamento do buquê, nós normalmente damos para a noiva uma fita de cetim duchesse ou zibeline no tom do vestido para o florista fazer um laço de pontas longas, temos assim a certeza de que o bouquet terá um acabamento bonito. Vale a pena esse cuidado pois não nescessariamente a florista vai ter uma fita a altura do seu vestido para fazer o arremate.

– Silhueta Equilibrada: Sim
– Baixinha e Magra: fica a seu critério
– Baixinha e Gordinha: deve evitar
– Gordinha e alta: Sim
– Alta e Magra: Sim

O buquê de cascata longa

cascata grande

Cascata Longa
É o mesmo que o de cascata,(descrito acima) só que é muito mais alongado, mais cheio, maior. A diferença é que não é recomendado à todos os tipos de silhueta como o anterior.

– Silhueta Equilibrada: Fica a seu critério
– Baixinha e Magra: Não
– Baixinha e Gordinha: Não
– Alta e Gordinha: Sim
– Alta e Magra: Sim

Braçada

braçada

Braçada: O buquê de braçada é o mais difícil de usar, pois a noiva deve ter uma estatura e porte altivo para ele não “pesar” no visual. Normalmente é de tulipas, copo de leite ou lírios. Se for de rosas, o caule deve ser revestido com uma fita. Consiste num maço de flores a serem carregadas, apoiadas no braço. Portanto o caule é bastante comprido e farto nas flores. Uma fita do tecido liso de seu vestido ou de cetim também se faz necessário para enrolar o caule desse bouquet e dar um laço de arremate.

O Braçada ou Miss é feito com flores que possui caules longos como rosas, tulipas, lírios, lisiantus, alecrim,tuberosas, antúnios e boca-de-leão. Recomendado exclusivamente para noivas altas, pois é carregado no antebraço.

As recomendações quanto ao copo de leite e lírio, descritas no bouquet de feixe também se aplicam ao de braçada.

– Silhueta Equilibrada: Sim
– Baixinha e Magra: Deve evitar
– Baixinha e Gordinha: Não
– Gordinha e alta: Sim
– Alta e Magra: fica a seu critério

Bouquê Feixe

O buquê de feixe vem sendo muito usado nos últimos cinco anos. É o mais moderno, de linhas limpas e talvez por isso escolhido de muitas noivas. Normalmente ele é de tulipas. Mas pode ser de lírios, copo de leite. Enfim de flores que tenham um caule liso e homogêneo que formam juntos um feixe verde com a copa de flores. O tamanho ideal do feixe é normalmente de 30cm para a maioria das noivas. As mais altas podem usá-lo um pouco maior e as mais baixas, menor para manter a proporção. Ou seja, 30cm de caule e depois a copa de flores.

A tulipa é a mais usada nesse tipo de buquê, a preferida das noivas. Já o copo de leite e o lírio são flores bastante fortes, (principalmente o copo de leite) para personalidades fortes. Além de inadequadas para noivas de baixa estatura pois as flores são grandes. Se optar por essas flores busque obter a versão menor deles. E quanto ao lírio, se certifique com a florista que o pistilo será retirado (que solta pólen e mancha a roupa). Um belo arremate com um laço do tecido liso do seu vestido ou de cetim dão um toque final importante a esse buquê.

– Silhueta Equilibrada: Sim
– Baixinha e Magra: Sim
– Baixinha e Gordinha: Sim
– Gordinha e alta: Sim
– Alta e Magra: Sim

O composto



O buquê Composto é o nome que se dá para aquele que é formado por várias pétalas ao redor de um único botão de flor, dando a idéia de uma flor grande.Os cuidados para uso desse buquê, é o mesmo para o buquê redondo grande.
– Baixinha e Magra: Fica a seu critério
– Baixinha e Gordinha: Não
– Gordinha Alta: Não
– Alta e Magra: Sim

 

 Flor única

 

 

Este não pode ser chamado de buquê, por conter uma única flor, mas tem sido muito usado também. Funciona bem para quem quer deixar que as atenções fiquem todas para o vestido.

 – Silhueta Equilibrada: Sim
– Baixinha e Magra: Sim
– Baixinha e Gordinha: Não
– Gordinha e alta: Não
– Alta e Magra: fica a seu critério

Dicas

-Ao receber o seu buquê, guarde na gaveta de verduras da geladeira até poucas horas antes da cerimônia, isso ajudará a mantê-lo bem bonito e viçoso e em relação às cores ele não é um complemento da decoração da igreja e sim do seu vestido.

-Se você não quiser se desfazer do buquê o melhor é encomendar um buquê reserva para jogar para as convidadas,é sempre bom evitar flores delicadas demais e de pouca duração, já que o buquê pode passar de mão em mão e voltar para a noiva já quase desmontado.

-Pequenos detalhes devem ser levados em consideração como, a hora do casamento, tipo de cerimônia e o tipo físico da noiva, pois o buquê deve ser feito com base na estatura da noiva, para não cobrir o vestido, ou ocultar algum detalhe. O ideal é escolher o buquê depois que já souber o modelo de vestido que vai usar.

-Visite algumas floriculturas, e se você contém uma foto do seu vestido, leve e converse sobre as cores da decoração também. Você deve começar a procurar pelo menos três meses antes da data do casamento.

-Lembre-se que os buquês em flores naturais devem ser conservados em água ou no refrigerador, dependendo da flora, até a hora do casamento. Ah! Importante tbm observar a épocas das flores, afinal, flores fora de época sempre são mais caras!

Veja também

Buquê de noiva: O significado das flores com dicas e fotos

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *