Compartilhe:

Como tirar manchas de panelas e frigideiras de cerâmica

Devolva o fundo branquinho e bonito das panelas e frigideiras de cerâmica usando produtos básicos de cozinha.

Publicado por: Cida Ramos

panela revestimento cerâmico.

As panelas com revestimento cerâmico já a algum tempo tem se tornado um dos utensílios preferidos das donas de casa. Além do design diferenciado com várias opções de cores, o revestimento deste tipo de panela ajuda a comida não grudar menos, o que torna a limpeza mais fácil.

A durabilidade também é outro ponto que conta a favor. A maioria das opções deste tipo de panela encontradas no mercado possuem um revestimento esmaltado, isso faz com que ela não descasque com o tempo, diferente do teflon que merece mais atenção na hora da limpeza.

Entretanto, um dos problemas recorrentes deste tipo de panela á na hora da limpeza. O fundo branco mancha com facilidade principalmente quando são feitos molhos e refogados. Por isso selecionamos algumas dicas simples para tirar manchas das panelas e frigideiras de cerâmica.

Dicas para tirar manchas de panelas de cerâmica

Bicarbonato de sódio e vinagre branco

Apesar das panelas com fundo cerâmico já serem antiaderentes, sabemos que quando se queima uma comida nela a história é bem diferente. Para ajudar a remover a comida grudada de uma maneira fácil é só colocar bicarbonato de sódio em cima da mancha com um pouco de vinagra branco e deixe agir por alguns minutos. Depois disso limpe com esponja e detergente neutro.

Outra maneira é usar o bicarbonato direto na mancha e colocar água quente ou levar a panela ao fogo e deixar ferver alguns minutos. É tiro e queda!

Sal de cozinha e vinagre

Isso mesmo, sal de cozinha! Coloque sal diretamente na macha, coloque um pouco de vinagre branco e esfregue com uma esponja de cozinha. Em seguida coloque mais sal, adicione água e ferva por alguns minutos. Além de remover as manchas ajuda o fundo a ficar branquinho.

Alvejante

Com o tempo aquele fundo branquinho e brilhante das panelas com fundo cerâmico começam a ficar cheio de manchas. Fizemos um teste com uma frigideira “velha de guerra” aqui em casa e ficou muito bom. Encha o fundo da frigideira até cobrir toda a parte manchada, adicione uma colher de sopa de alvejante e deixe agir por umas duas horas. Em seguida lave bem com água e detergente de cozinha.

Atenção, de o fundo da sua panela não for esmaltado, é recomendável que não faça essa dica do alvejante, pois esse tipo de fundo é poroso e o alvejante irá deixar um cheiro muito forte.

Panela com mau cheiro?

Ferva algumas rodelas de limão e pronto! E ainda por cima deixa a casa cheirosa.

Gostaram das dicas? Veja mais no nosso canal casa e decoração e fique por dentro de todas novidades.

Recomendado para você