Compartilhe:

Como usar calça legging sem erros!

Confortáveis e versáteis! Aprenda como usar calça legging do jeito certo.

Publicado por: Cida Ramos

dicas para usar calça legging

Existem certas peças do guarda-roupas feminino que funcionam como um verdadeiro curinga para diversas ocasiões, e não somente pelo conforto mas também pela versatilidade que proporciona. Esse é o caso da calça legging, tão amada pelas brasileiras , mas também umas das peças que  via de regra as mulheres  erram na hora de usar.

As dúvidas de como usar calça legging são muito frequentes, ora pela variedade de cores, estampas e tecidos diferentes que a peça dispõe, ora pela combinação com as outras peças. Por isso é preciso muita atenção na hora de montar os looks. E é isso que vamos explicar, como usar da maneira correta e de forma elegante.

Dicas de como usar calça legging do jeito certo!

Por ser uma peça que fica muito colada ao corpo, mostra algumas “coisitas” que talvez não seja a sua intenção mostrar. E como nós brasileiras temos os corpos mais invejados do mundo pela nossas curvas, o uso da calça legging de maneira errada pode acabar passando uma imagem sensual demais. Mas no geral não é tão difícil combinar um bom look com legging.

Abaixo colocamos um exemplo bem simples usando o look de Kim kardashian como inspiração. Sabemos que ela possue muitas curvas que se assemelham ao biotipo da brasileira, no caso do look dela,  mesmo usando uma legging combinado com estampa na parte de cima, o visual ficou equilibrado e muito bonito, porque jogou um spancer, aquele casaquinho por cima da blusa e equilibrou a produção.

usando legging do jeito certo

– A calça já é justa!  A não ser que você queira parecer uma panicat (nada contra, mas talvez o rótulo gostosona não é o que você queira passar…). Use legging com a parte de cima mais soltinha que podem ser blusas, camisa, trech coat, blazer, casaco ou spencer  para criar um equilíbrio no visual. O ideal é que o comprimento cubra parte do bubum e quadril.

– Estampas e cores: Se a legging for estampada, metalizada (tipo lamê), equilibre o visual usando uma peça lisa na parte de cima, ou vice versa.

– Cuidado com a transparência: Tamanho menor do que o seu,  ou uma calça muito usada, mais “puída” com certeza vai expor demais o seu corpo, sem falar nas celulites (ninguém merece!).

Abaixo relacionamos mais algumas dicas que merecem uma explicação mais detalhada:

Uma olhada mais de perto na sua legging…

Esse talvez é o pecado fashion mais comum relacionado as leggings, a transparência. Quando a calça é apertada demais obviamente irá marcar demais o bumbum. As leggings com muito tempo de uso costumam também ficar muito transparentes na parte de trás, portanto muita atenção.

Como todas sabem, roupas também tem seu preço e consequentemente sua qualidade. Algum modelos com tecidos mais finos apesar de novas e do tamanho adequado, quando você veste o tecido estica muito de maneira que a transparência fica inevitável. Portanto atenção na hora de comprar, olhe bem o tecido e veja a qualidade da peça, prove e veja como fica no corpo. O tecido tem que ter um bom elastano e ser mais estruturado (encorpado).

Comprimento

Atenção para o comprimento da perna! As calças mais curtas com altura até a panturrilha encurtam e engordam além do que não são calça legging e sim uma calça corset. Existem a corset social e a para academia, conhecida como calça corsário. Elas são mais curtas  e mais indicadas para as mais altas e magras. Já as calças legging correta, que pode ser chamada de legging é a que tem o com comprimento abaixo do tornozelo alongam e dão um efeito mais longilíneo.Atenção a calça pescador, que também não é calça legging, fica na altura do joelho, bem mais curta e mesmo aquela que é social encurta se você já for baixinha ou mais cheinha.

Legging estampada

Você com certeza já deve ter ficado na dúvida em meio a tantas opções. Antigamente a legging preta básica era a única opção, hoje é possível encontrar modelos em diversas cores, estampas e tecidos. Dá uma olhada na matéria dela a seguir>

Veja também >> Legging estampada é para todas! Veja dicas de como usar

Para as leggings estampadas vale um pouco mais de atenção, principalmente porque a região do quadril e das cochas vão  ficar mais chamativas do que nunca! Então se você tiver coxas muito grossas (vale pro glúteos grandes também), evite as estampas muito coloridas, e dê preferência pelas estampas menores e com fundo escuro. O mesmo vale para os modelos brilhosos e metalizados, as chamadas calças lamê ou cirre. O ideal mesmo é deixá-las para os seus looks de balada.

Diferença entre a calça Legging social e para academia

diferença legging academia e social

Como você pode ver na foto acima, a calça corsário é mais curta, logo após o joelho, a legging de academia, é mais curta que a calça legging de uso social. O correto para usar a legging certa, a mais comprida, normalmente feita com malha, elastano, tecido mais encorpado para não ficar transparente.

Veja também >> Calça jeans estampada – Dicas de como usar

Gordinhas podem usar calça legging?

Claro que sim! O que conta mesmo é o bom senso na hora de montar o look, na verdade essa dica vale pra todo mundo mesmo. O caso é que as meninas de manequim plus size devem ficar atentas para não pecar pelo excesso e não marcar demais e dar a impressão de aumento principalmente na região do culote e coxas.

legging plus size

– A regrinha básica continua a mesma, equilibre o visual com uma peça mais soltinha na parte de cima que cubra parte do quadril, nem mais nem menos;

– O mesmo vale para as estampas, cores fortes e metalizadas, mais com um adicional: Equilibre sempre com uma peça mais neutra;

– Cuidado com a legging branca! Dá impressão de mais volume, marca demais as imperfeições e deve ser usado com atenção. Dê preferência por usar uma calça com tecido mais estruturado como a jegging (jeans+legging), por exemplo;

– Para parecer mais magra e longilínea, opte por usar o sapato na mesma cor da calça ou nude.

Veja também > Como usar botas para quem tem pernas grossas

 

Recomendado para você

Comentários

4 Respostas para “Como usar calça legging sem erros!

  1. Lara Silva disse:

    Gostei muito das dicas mas , e em relação à legging para as magrinhas ? Sou magra .

    1. Cida Ramos disse:

      Oi Lara, que bom que gostou!

      As dicas servem para as magrinhas também, e você tem a vantagem de abusar um pouquinha nas mais nas estampas:) Fique atenta sempre em equilibrar as proporções da peça de cima para que “não mostre demais” entende?

      Beijos e obrigada pela visita!

  2. margaret dutra disse:

    Gostei das dicas gostaria de saber se tem restrição de idade para usar botas de cano longo

    1. Cida Ramos disse:

      Olha Margaret, pergunta difícil. Eu acho que se a pessoa se sente bem deve usar o que quiser. Quem somos nós para ditar regras para o que se deve ou não usar. A bota de cano longo, dependendo da altura desse longo como as over the kne, aquelas acima do joelho, tem um apelo sensual maior. Então a pessoa tem que experimentar, ver se combina com o estilo dela e se quiser deve usar sem se importar com ditames da moda. A moda é feita para a gente usar como quiser, de preferência enaltecendo nossos pontos positivos. Se não for “enfeiar” a pessoa, o que ficar bonito e bom deve ser usado. Fica a critério de cada um avaliar isso sem se preocupar com a idade. Vale lembrar que o salto pode ser perigoso se a pessoa não tiver costume de usar. Espero ter ajudado. Obrigada pela visita e pela pergunta. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *