• Curta nossa página
  • Siga-nos no Twitter
  • Encontre-nos no G+
  • Pinterest
  • Receba novidades no seu e-mail

Festa Junina como organizar: Dicas e fotos

Por: Cida Ramos

Se você pretende fazer uma festa Junina, leia esta matéria com todas as dicas e o passo a passo de como organizar.

mont festa junina

Mês de junho chegou e com ele as festas juninas pipocam pelo país. Que tal aproveitar esse friozinho e organizar uma festa junina com os seus amigos? Para isso é importante realizar um bom planejamento, se organizar, usar a criatividade e entrar no clima.

Nesta matéria você vai ver o passo a passo de como organizar uma festa Junina, e nos links abaixo outras matérias que podem lhe ajudar com todos os detalhes que você vai precisar, confira!

Você poderá gostar de:
Idéias de trajes para festa junina: Roupas de caipira das famosas
A Festa Junina completa parte I: Receitas e dicas de decoração de …

A Festa Junina completa parte II: Dicas de decoração de mesas e …
A Festa Junina completa parte III: Receita de pratos típicos
Festa Junina completa parte IV: Receitas e pratos salgados para seu arraial
A festa Junina : Receitas com de mandioca (Aipim, Macacheira)
Receita de Quentão e Vinho quente pra sua festa junina ou pra …

Claro que oferecer uma festa sempre tem um custo, mas se você não puder arcar com todas as despesas, pode organizar uma festa junina colaborativa sugerindo a cada convidado que traga um prato típico ou uma bebida.

 Passo a passo de como organizar uma festa junina

1- O convite: Pode ser por e-mail ou impresso em papel elaborado por você! As pessoas se animam quando recebem um convite criativo e temático.  Lembre-se de colocar a data, o horário, o endereço e o mapa do local. Além disso, não se esqueça de solicitar a confirmação da presença! 

2 - Os trajes: Uma festa junina sem vestido estampado, maquiagem e trancinhas para as mulheres e calça remendada, camisa xadrez e chapéu de palha, para os homens, não tem graça! Mencione no convite que todos devem vir a caráter! A festa fica bem mais divertida!

 3 - A decoração também tem que estar apropriada para a ocasião. Bandeirinhas de chita, balõezinhos, chapéus de palha pendurados pela casa, retalhos de juta para enfeitar a mesa, imagens de Santo Antonio, São João e São Pedro dão um toque especial. Se tiver um espaço isolado, para garantir que sua festa junina seja quente, uma fogueira ajudará em todo o clima desta festa! Mas todo cuidado com fogo é pouco. Isole a área e não deixe crianças por perto! 

4 – Comidas: Quanto aos comes e bebes sugerimos um cardápio variado. A dona da casa pode ser a responsável pelos pratos e bebidas mais difíceis de transportar como canjica, vinho quente, quentão e milho verde; assim fica mais fácil dos convidados colaborarem com a festa levando os pratos mais simples. As comidinhas típicas podem ser servidas em saquinhos de papel e potinhos descartáveis.

O que não pode faltar numa festa junina 

Saiba mais>> Pratos doces para festa junina (Clique aqui e veja receitas)

- Canjica
- Pé de Moleque
- Maria Mole 
- Arroz doce 
- Doce de batata doce 
- Quindim 
- Pipoca doce
 - Pamonha 
- Curau de milho
- Paçoca 
- Cocada 
- Bolo de fubá  e bolo de fubá cremoso 

Saiba mais>> Pratos salgados: ( Clique aqui e veja receitas)

- Cachorro quente
- Cuscuz 
- Caldo Verde 
- Pipoca salgada 
- Espetinho de churrasco 
- Pinhão 
- Milho Verde

Saiba mais>> Bebidas Típicas (Clique aqui e veja receitas)

- Quentão 
- Vinho quente

Dicas para animar sua festa junina

Você ainda pode organizar a festa estipulando o tipo de alimento pelo sexo. Exemplo: homens levam pratos salgados, mulheres doces ou o inverso, afinal as guloseimas ajudam a manter uma festa junina de pé! 

Além das bebidas "quentes", você pode sugerir que cada pessoa traga o que for consumir na festa. Isso garantirá uma variedade de opções.

- Correio elegante. Essa brincadeira não pode faltar. Candidatas para serem o correio é que não vão faltar!

Saiba mais>> Brincadeiras para festa junina

- Óia a chuva! Claro que não podemos esquecer-nos das tradicionais músicas de um arraiá. Pula a fogueira, cai, cai balão, capelinha de melão, são hits que não podem faltar nas festas juninas. Providencie. Outra animada sugestão é levar música ao vivo! 

Arrume seu par! Se há música, aproveite para organizar uma divertida quadrilha e todos vão querer relembrar os tempos de escola dançando na festa junina. Separe CDs de música sertaneja, forró e cantigas tradicionais de São João. Organize os pares e simborá pro caminho da roça!! 

Agora sim, você está pronto para o grande arraial.

Fonte: http://bbel.uol.com.br
 

Comentários