Quem já passou dos pelo menos dos 25 anos sabe muito bem como era diferente as festas juninas de quando éramos criança. Muitas brincadeiras, guloseimas, quadrilha, enfim, era muita diversão tanto nas festa do colégio quanto nas quermesses de bairro.
Não que hoje em dia seja chato, mas pela segurança e espaços menores para realização dos eventos, as festas juninas acabam ficando com aquela sensação de “quero mais”. Mas para não deixar a criançada na mão, que tal resgatar as brincadeiras antigas que fazem qualquer festa junina animada?
Brincadeiras para festa junina
O bom é a criançada ter opções para se divertir. Para cada brincadeira, faça uma barraquinha de forma rústica e escreva em uma cartolina o nome de cada uma. Distribua as barracas pelo local da festa deixando o meio livre para a circulação, bem no clima da “roça”. Veja algumas sugestões:
Veja também
Como fazer um balão de papel para festa junina
Festa junina: Organizando a decoração
Como montar uma festa junina infantil
Jogo das argolas
Começando pelas brincadeiras clássicas, o jogo das argolas é muito fácil de fazer. Encha algumas garrafas de refrigerante com água e organize-as lado a lado com uns 20 cm de distancia entre elas. Faça uma linha de limite para os arremessos de mais ou menos 2,5 metros. Agora é só distribuir as argolas e definir a quantidade de arremessos de cada um. Quem conseguir acertar mais ganha um presente, quem acertar menos paga uma prenda.
Cadeia
Fazer um cercadinho onde será a cadeia, escolher um delegado e seus ajudantes. O preso para poder sair deverá pagar uma prenda que poderá ser a que ele escolher ou sortear alguma prenda na caixinha.
Corrida do ovo na colher
Brincadeira tão conhecida, mas que muitas vezes ninguém lembra de usa-las nas festinhas infantis. Delimite o local de partida e um local de chegada, sendo que cada participante deverá segurar um ovo na colher. Ganha quem chegar primeiro sem derrubar o ovo.
Pescaria
Organize uma bacia ou um local com areia, faça peixinhos usando cartolina e na boa do peixe cole uma argolinha de arame ou clipe de metal sendo que para cada peixe deve estar escrito um número que irá corresponder ao premio ou a uma prenda. Enterre os peixinhos com a ponta de arame para cima. Faça as varinhas de pescar com bambu, barbante e um clipe em forma de anzol na ponta. Ganha quem conseguir pescar o numero correspondente ao premio.
Rabo do burro
Desenhe um burrinho de costa em uma cartolina ou isopor colado na parede. Faça um rabo com tecidos ou fitinhas fixadas com um adesivo na ponta. A intenção é conseguir colocar o rabo do burro o mais próximo possível estando vendado. Ganha quem conseguir colocar o rabo do burrinho o mais próximo possível do alvo.
Veja também>> Como organizar uma festa junina
Corrida do saco
Essa brincadeira garante bons tombos e boas risadas. Delimite um local de partida e um de chegada. Cada participante deve estar dentro de um saco de pano até a cintura. Ganha quem chegar primeiro pulando com os dois pés dentro do saco.
Arremesso nas latinhas
Em uma mesa, empilhe latas de achocolatado e defina uma linha para arremesso. Use bolas de tênis ou pano para os arremessos. Ganha quem conseguir derrubar mais latas.
Passa chapéu
Peça para as crianças formarem um círculo. Ao ritmo da música caipira, o chapéu de palha vai passando de mão em mão. Quando a música parar, quem estiver com o chapéu sai da brincadeira.
gostei.