7 Receitas com amendoim: de Pé de Moleque, Doce de amendoim, Fudges de chocolate

Aprenda a fazer 7 receitas deliciosas de doces feitos com amendoim que você não pode deixar de fazer ai na sua casa e que você vai adorar!

Publicado por: Cida Ramos

Hoje vamos mostrar 7 receitas com amendoim: de pé de moleque, doce de amendoim, fudges de chocolate que são deliciosos para comer a qualquer hora, mas que também são  receitas de sucesso pra festa junina!

Nós brasileiros adoramos doces com amendoim e estes estão entre os mais pedidos, aquele doce que se pode comer o ano inteiro, em festas ou mesmo no dia a dia em família.

Tem receita para todos os gostos, quem não gosta do amendoim inteiro pode fazer com ele triturado, então faça os seus preferidos e faça a festa!

 

 Veja também:

Receita de cri cri de amendoim

 

Pé de moleque com leite condensado

pé-moleque-de-leite-condensado-festa-junina

Ingredientes:

500 g de amendoim
2½ xícaras (chá) de água
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Modo de fazer:
Colocar em uma panela o amendoim, o açúcar, a água e a manteiga, levar ao fogo brando e deixar cozinhar até secar a água e engrossar o caldo. Adicionar ligeiramente o leite condensado e mexer sempre até desgrudar da panela. Untar uma superfície com manteiga, despejar porções pequenas do creme e deixar esfriar bem. Receita extraída do livro “O doce brasileiro”, Leite Moça 100 anos.

Pé de moleque com rapadura

pé-moleque-de-rapadura-festa-junina

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de rapadura picadinha
1 xícara (chá) de açúcar
400 g de amendoim cru
1 lata de leite moça
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de fazer:
Levar ao fogo brando a rapadura com a água e deixar ferver até derreter. Coar o líquido numa peneira fina. Juntar o açúcar e o amendoim e voltar ao fogo, mexendo sempre, até torrar o amendoim e a calda ficar bem grossa (cerca de 15 minutos). Juntar o leite condensado e o bicarbonato e mexer por mais 10 minutos. Retirar do fogo e bater com uma colher apropriada até ficar opaco. Despejar a massa sobre uma superfície lisa e untada com manteiga. Alisar com o rolo próprio para massas, também untado, deixando a massa na espessura desejada. Depois de frio, cortar em quadradinhos ou losangos. Se preferir pode despejar a massa em pequenas porções. Fonte:Teresa Silvestri

Quadradinhos de amendoim

pé-moleque-de-amendoim-com-chocolate-festa-junina

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
200 g de chocolate meio amargo picado
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de amendoim torrado sem pele ligeiramente picado

Modo de preparo:
Em uma panela ponha o leite condensado, o chocolate, o açúcar e a margarina. No fogo baixo, mexa até se desgrudar do fundo da panela. Junte o amendoim, misture bem e desligue o fogo. Bata bem com uma colher até a mistura ficar opaca. Despeje em uma superfície lisa e untada com margarina. Deixe esfriar e corte o doce em quadradinhos médios Dica: Substitua o amendoim por castanha-do-pará picada grosseiramente.

Fudges de chocolate e amendoim

pé-moleque-de-fudges de chocolate e amendoim-festa-junina

Fudges de chocolate e amendoim: fácil de fazer e deliciosamente saboroso

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de leite em pó
1/4 xícara (chá) de água
200g de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele .
Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo:
Em uma panela, misture o açúcar, a margarina, o sal, o leite em pó dissolvido na água. Leve ao fogo brando e mexa até começar a engrossar. Desligue o fogo, junte o chocolate e o amendoim. Mexa até o chocolate derreter. Despeje em uma assadeira untada com margarina. Alise a superfície e deixe esfriar até firmar. Corte em quadrados e polvilhe o chocolate em pó. Dica: Substitua o amendoim por passas ou damasco picado

Pé-de-moleque americano

pé-moleque-pé-de-moleque americano-festa-junina

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar
2/3 de xícara (chá) de leite
200 g de chocolate meio amargo picado em pedaços pequenos
1/2 colher (café) de cremor tártaro (à venda nos supermercados)
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de cajuzinho pronto

Modo de preparo:
Misture o açúcar, o leite, o chocolate e o cremor tártaro. Leve ao fogo até formar uma calda grossa. Retire do fogo e junte a manteiga. Deixe-a derreter-se sem mexer e espere amornar. Ponha o cajuzinho e leve à batedeira. Bata até ficar cremoso e brilhante. Despeje e espalhe com as costas de uma colher em uma forma untada e deixe descansar até o dia seguinte. Corte o doce em pedaços com uma faca e disponha-os em um prato. Misture o açúcar, o leite, o chocolate e o cremor tártaro. Leve ao fogo até formar uma calda grossa. Retire do fogo e junte a manteiga. Deixe-a derreter-se sem mexer e espere amornar. Ponha o cajuzinho e leve à batedeira. Bata até ficar cremoso e brilhante. Despeje e espalhe com as costas de uma colher em uma forma untada e deixe descansar até o dia seguinte. Corte o doce em pedaços com uma faca e disponha-os em um prato.

Crocante de amendoim

pé-moleque-crotante-festa-junina

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de glucose de milho (Karo)
3 xícaras (chá) de amendoim torrado sem casca
1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo
Unte um pedaço grande de papel-alumínio com manteiga e reserve. Em uma panela média misture o açúcar e a glucose de milho e leve ao fogo médio, mexendo às vezes, por dez minutos ou até obter uma calda escura. Junte o amendoim torrado e misture bem. Retire do fogo, adicione o bicarbonato de sódio e misture rapidamente. Despeje sobre o papel-alumínio e espalhe. Quando esfriar, retire o papel e ponha o doce sobre uma tábua de madeira.
Use um martelinho para quebrá-lo em pedaços irregulares. Unte um pedaço grande de papel-alumínio com manteiga e reserve. Em uma panela média misture o açúcar e a glucose de milho e leve ao fogo médio, mexendo às vezes, por dez minutos ou até obter uma calda escura. Junte o amendoim torrado e misture bem.
Retire do fogo, adicione o bicarbonato de sódio e misture rapidamente. Despeje sobre o papel-alumínio e espalhe. Quando esfriar, retire o papel e ponha o doce sobre uma tábua de madeira. Use um martelinho para quebrá-lo em pedaços irregulares.

Paçoca de biscoito com maisena

pé-moleque-de-biscoito com maisena-festa-junina

Ingredientes:

500 g de amendoim torrado sem pele;
1 pacote de biscoito tipo maisena;
1 lata de leite condensado.

Modo de preparo:

Triture o amendoim e o biscoito maisena no processador ou no liquidificador. Transfira para uma tigela e misture o leite condensado aos poucos até obter uma massa homogênea. Ponha em um refratário untado com margarina. Leve à geladeira por 15 minutos e corte em quadradinhos.

 

Espero que tenham gostado da receita, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Veja também: 

Receita de paçoca de amendoim

 

Compartilhe esta receita Imprimir

Veja também

Comentários

2 Respostas para “7 Receitas com amendoim: de Pé de Moleque, Doce de amendoim, Fudges de chocolate

  1. fabiana disse:

    eu posso usar nata ao em vez de manteiga no pe de moleque

    1. Cida Ramos disse:

      Olá Fabiana, se ela não for muito aguada acho que sim. Eu nunca usei, mas acho que vai dar certo sim, tem que experimentar, eu sempre experimento ingredientes alternativos. Se usar passa aqui pra me contar tá? Obrigada pela visita e pela pergunta 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *