Compartilhe:

7 Receitas com amendoim: de Pé de Moleque, Doce de amendoim, Fudges de chocolate

Aprenda a fazer 7 receitas deliciosas de doces feitos com amendoim que você não pode deixar de fazer ai na sua casa e que você vai adorar!

Publicado por: Cida Ramos

7 receitas-diferentes-de-pé-moleque

Mais uma receita de sucesso pra festa junina mas que também vai bem o ano inteiro! Pé de Moleque Ingredientes: 500 g de amendoim cru 1 lata de leite condensado 2 xícaras (chá) de açúcar Modo de fazer: Levar ao fogo brando uma panela com o açúcar e o amendoim, mexendo sempre até torrar. Atenção: É importante utilizar o fogo brando para não queimar o açúcar. A mistura deverá ficar com cor de caramelo. Depois de caramelizado, juntar lentamente o leite condensado, mexendo por cerca de 3 minutos. Retirar do fogo e bater por mais 3minutos. Despejar sobre a pedra da pia ou outra superfície untada com manteiga, espalhar bem e deixar amornar. Cortar no tamanho e no desenho desejado.

 

 Veja também:

Receita de cri cri de amendoim

 

Pé de moleque com leite condensado

pé-moleque-de-leite-condensado-festa-junina

Ingredientes:

500 g de amendoim
2½ xícaras (chá) de água
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Modo de fazer:
Colocar em uma panela o amendoim, o açúcar, a água e a manteiga, levar ao fogo brando e deixar cozinhar até secar a água e engrossar o caldo. Adicionar ligeiramente o leite condensado e mexer sempre até desgrudar da panela. Untar uma superfície com manteiga, despejar porções pequenas do creme e deixar esfriar bem. Receita extraída do livro “O doce brasileiro”, Leite Moça 100 anos.

Pé de moleque com rapadura

pé-moleque-de-rapadura-festa-junina

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de rapadura picadinha
1 xícara (chá) de açúcar
400 g de amendoim cru
1 lata de leite moça
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de fazer:
Levar ao fogo brando a rapadura com a água e deixar ferver até derreter. Coar o líquido numa peneira fina. Juntar o açúcar e o amendoim e voltar ao fogo, mexendo sempre, até torrar o amendoim e a calda ficar bem grossa (cerca de 15 minutos). Juntar o leite condensado e o bicarbonato e mexer por mais 10 minutos. Retirar do fogo e bater com uma colher apropriada até ficar opaco. Despejar a massa sobre uma superfície lisa e untada com manteiga. Alisar com o rolo próprio para massas, também untado, deixando a massa na espessura desejada. Depois de frio, cortar em quadradinhos ou losangos. Se preferir pode despejar a massa em pequenas porções. Fonte:Teresa Silvestri

Quadradinhos de amendoim

pé-moleque-de-amendoim-com-chocolate-festa-junina

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
200 g de chocolate meio amargo picado
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de amendoim torrado sem pele ligeiramente picado

Modo de preparo:
Em uma panela ponha o leite condensado, o chocolate, o açúcar e a margarina. No fogo baixo, mexa até se desgrudar do fundo da panela. Junte o amendoim, misture bem e desligue o fogo. Bata bem com uma colher até a mistura ficar opaca. Despeje em uma superfície lisa e untada com margarina. Deixe esfriar e corte o doce em quadradinhos médios Dica: Substitua o amendoim por castanha-do-pará picada grosseiramente.

Fudges de chocolate e amendoim

pé-moleque-de-fudges de chocolate e amendoim-festa-junina

Fudges de chocolate e amendoim: fácil de fazer e deliciosamente saboroso

Ingredientes
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de leite em pó
1/4 xícara (chá) de água
200g de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele .
Chocolate em pó para polvilhar

Modo de preparo:
Em uma panela, misture o açúcar, a margarina, o sal, o leite em pó dissolvido na água. Leve ao fogo brando e mexa até começar a engrossar. Desligue o fogo, junte o chocolate e o amendoim. Mexa até o chocolate derreter. Despeje em uma assadeira untada com margarina. Alise a superfície e deixe esfriar até firmar. Corte em quadrados e polvilhe o chocolate em pó. Dica: Substitua o amendoim por passas ou damasco picado

Pé-de-moleque americano

pé-moleque-pé-de-moleque americano-festa-junina

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de açúcar
2/3 de xícara (chá) de leite
200 g de chocolate meio amargo picado em pedaços pequenos
1/2 colher (café) de cremor tártaro (à venda nos supermercados)
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de cajuzinho pronto

Modo de preparo:
Misture o açúcar, o leite, o chocolate e o cremor tártaro. Leve ao fogo até formar uma calda grossa. Retire do fogo e junte a manteiga. Deixe-a derreter-se sem mexer e espere amornar. Ponha o cajuzinho e leve à batedeira. Bata até ficar cremoso e brilhante. Despeje e espalhe com as costas de uma colher em uma forma untada e deixe descansar até o dia seguinte. Corte o doce em pedaços com uma faca e disponha-os em um prato. Misture o açúcar, o leite, o chocolate e o cremor tártaro. Leve ao fogo até formar uma calda grossa. Retire do fogo e junte a manteiga. Deixe-a derreter-se sem mexer e espere amornar. Ponha o cajuzinho e leve à batedeira. Bata até ficar cremoso e brilhante. Despeje e espalhe com as costas de uma colher em uma forma untada e deixe descansar até o dia seguinte. Corte o doce em pedaços com uma faca e disponha-os em um prato.

Crocante de amendoim

pé-moleque-crotante-festa-junina

Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de glucose de milho (Karo)
3 xícaras (chá) de amendoim torrado sem casca
1/2 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

Modo de preparo
Unte um pedaço grande de papel-alumínio com manteiga e reserve. Em uma panela média misture o açúcar e a glucose de milho e leve ao fogo médio, mexendo às vezes, por dez minutos ou até obter uma calda escura. Junte o amendoim torrado e misture bem. Retire do fogo, adicione o bicarbonato de sódio e misture rapidamente. Despeje sobre o papel-alumínio e espalhe. Quando esfriar, retire o papel e ponha o doce sobre uma tábua de madeira.
Use um martelinho para quebrá-lo em pedaços irregulares. Unte um pedaço grande de papel-alumínio com manteiga e reserve. Em uma panela média misture o açúcar e a glucose de milho e leve ao fogo médio, mexendo às vezes, por dez minutos ou até obter uma calda escura. Junte o amendoim torrado e misture bem.
Retire do fogo, adicione o bicarbonato de sódio e misture rapidamente. Despeje sobre o papel-alumínio e espalhe. Quando esfriar, retire o papel e ponha o doce sobre uma tábua de madeira. Use um martelinho para quebrá-lo em pedaços irregulares.

Paçoca de biscoito com maisena

pé-moleque-de-biscoito com maisena-festa-junina

Ingredientes:

500 g de amendoim torrado sem pele;
1 pacote de biscoito tipo maisena;
1 lata de leite condensado.

Modo de preparo:

Triture o amendoim e o biscoito maisena no processador ou no liquidificador. Transfira para uma tigela e misture o leite condensado aos poucos até obter uma massa homogênea. Ponha em um refratário untado com margarina. Leve à geladeira por 15 minutos e corte em quadradinhos.

 

 

Recomendado para você

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *