Imagens: Divulgação

Todo mundo conhece uma receitinha da vovó, aquela que não custa muito e que costuma funcionar para quebrar o galho ou atenuar algum problema. Essa com leite de magnésia é uma delas.

Hoje vamos falar de um medicamento que é indicado para reduzir a acidez do estômago e serve também para prisão de ventre e para o trato intestinal com propriedades para aumentar a imunidade. Mas o que vamos mostrar pra você, são as outras funções para o qual ele costuma ser usada por aí desde há muito tempo.

Existem algumas receitinhas caseiras que podem ser feitas com ele. Como por exemplo o uso para evitar odores nos pés, nas axilas, para a oleosidade do rosto, e também para evitar ou tratar espinhas. Além do clareamento da pele, efeito tensor, efeito matte.

Vale lembrar que é recomendado fazer um teste na mão ou cotovelo, antes de fazer uso do produto, para não correr o risco de uma dermatite por contato. Eu que sou alérgica a muitas substâncias fiz esse teste antes de usar.

Algumas pessoas já me disseram que passaram no rosto e aumentou a oleosidade. Pode acontecer sim. E não estou aqui dizendo que você deve usar. Estou apenas oferecendo a informação para quem quiser saber ou quiser testar.

Dicas de beleza com leite de magnésia

1. Nas axilas

Eu por exemplo já usei em casos de emergência, na axila. Não queria me encher de desodorante que entope os poros. Então bastou passar um lenço de papel umedecido para limpar e em seguida passar um pouquinho do leite de magnésia que eu uso por causa da acidez no estômago, principalmente em viagens de ônibus ou um voo longo.

Então nesse dia passei nas axilas e percebi que sim, ela me deixou protegida até chegar no hotel e poder finalmente poder tomar banho!

2. Oleosidade excessiva da pele

Aproveitei outro dia, que estava indo à outra cidade e pretendia comprar uma base nova, já que as que sobraram eram mais oleosas. E usei na pele para testar.

veja também: Dicas de maquiagem para pele oleosa

Depois que limpei a pele, passei com algodão sem esfregar. Porque se esfregar ativa ainda mais as glândulas sebáceas. E aí dá com certeza um efeito rebote. Não posso passar make esfregando o rosto que a minha zona T já grita! Então o que tenho que passar no rosto tem que ser com algodão ou com algo delicado, nunca esfrego com as mãos.

E como todo mundo sabe, os poros abertos, são comuns em quem tem pele oleosa, que é o meu caso, e acho que de muitas de vocês.

Por isso se for testar a receita, prefira aplicar com algodão. A magnésia vai dar um efeito mate na hora. E vai ficar sequinha, e você pode usar apenas ela, ou fazer sua make por cima sem precisar lavar, ela vai servir como um prime. Ou se quiser testar em casa, passe uma camada fininha, deixe secar e observe durante o dia o que acontece.

Já ouvi relatos de pessoas que usaram a magnésia para casos de espinhas. Eu pessoalmente não fiz uso para isso. Não tenho espinhas, mas como ela funciona para evitar a oleosidade, pode servir. Se alguém aí tiver alguma experiência com isso deixe um comentário.

3. Máscara para clarear e dar firmeza à pele

Segundo li, em uma matéria, no site Terra, a ação da magnésia na pele misturada com a clara de ovo. Uniformizam a cor da pele e dão mais firmeza e luminosidade por causa da concentração de colágeno e albumina.

Essas duas proteínas, proporcionam sustentação, fechamento dos poros, o que evita penetração de impurezas e tem poder cicatrizante. E eu até vi uma receita que mistura as duas para fazer uma máscara. Eu ainda não testei, mas pretendo experimentar.

A indicação é que se você quiser comprovar o efeito da máscara, pode usar à noite, por 15 dias. Lembrando de usar o filtro solar no dia seguinte antes de sair de casa.

Veja também:
Máscara de hidratação caseira para a pele
Receitas caseiras de beleza utilizando pó de café
Como fazer um peeling caseiro com aspirina e limão

Mascara de leite de magnésia e clara de ovo

Ingredientes:

  • Uma colher (de sopa) cheia de leite de magnésia
  • Uma clara de ovo batida
  • Modo de preparo:
  • Num recipiente, bata a clara em neve e misture com o leite de magnésia.

Aplicação:

  1. Antes de começar aplicar a máscara, é necessário que você faça uma limpeza completa do seu rosto. Use um sabonete neutro ou específico para sua pele. Se você fizer isso vai facilitar a penetração da máscara e conseguir melhor resultado.
  2. Depois, de lavar, enxágue e seque bem a pele antes de passar a mistura. Faça isso de maneira uniforme com o auxílio de um algodão, massageando levemente. Deixe agir por 20 minutos e, em seguida, retire com água fria. Não utilize a água quente, porque ela abre os poros e ativa a oleosidade.

Então veja agora um resumo de algumas possibilidades de uso, com objetivos diferentes, que você pode testar. Veja:

Usar como efeito primer

Na maquiagem você pode usar o leite de magnésia puro, ou misturar com água em partes iguais e aplicar antes de fazer sua make. A promessa é de um efeito primer, controlando a oleosidade e fazendo com que a make dure mais

Para reduzir a oleosidade

Reduz a oleosidade da pele do rosto, mesmo que você não vá usar como primer, antes da maquiagem, pode usar para evitar a oleosidade. Se você tem pele seca, não faça uso.

Substituir o desodorante

Para essa função limpe a pele da axila e aplique uma fina camada de leite de magnésia e deixe secar naturalmente. Vale lembrar que se você tiver um suor muito intenso procure reaplicar durante o dia ou faça uso de um desodorante ao invés dessa mistura.

Para atenuar manchas de pele

Você pode usar o leite de magnésia diretamente em locais da pele onde existe manchas na pele causadas pelo sol, diabetes e gravidez. Lembre-se de usar o filtro solar.

Aliviar queimaduras caudada pela exposição ao sol.

Para esses casos, a dica é passar leite de magnésia, para regenerar o tecido proporcionando alívio.

Aliviar dermatites

Depois de fazer o teste na sua mão ou cotovelo, e comprovar que não possui alergia ao princípio ativo da magnésia, você só precisa aplicar na área afetada, para sentir uma sensação de alívio na dor.

Como esfoliante

Você só precisa de uma colher (sopa) de leite de magnésia e 1/2 colher de açúcar. Misture bem e aplique no rosto limpo, massageando em movimentos circulares para esfoliar, depois lavar normalmente e enxaguar com água fria. Alguns lugares indicam com o sal. Mas eu já vi também com o açúcar, então como a maioria das receitas que conheço levam açúcar, quando testar vou preferir usar com ele.

Para tratar espinhas

Esse efeito acontece por causa do efeito de limpeza que as substâncias contidas no leite de magnésia, que ajudam a eliminar a gordura. Assim ajudam também a tratar a espinha ou acne. Basta aplicar no local com cotonete ou algodão limpo.

Aumenta a imunidade

Tomar o leite de magnésia nos protege de infecções bacterianas, fortalecendo o sistema imunológico. O hidróxido de magnésio também age aumentando a retenção de água no lúmen intestinal.

Para combater o mau hálito

Para combater o mau hálito, basta você fazer bocejo com o produto todos os dias, sem ingerir. Ou seja, cuspa em seguida. Não vai demorar para você notar os resultados.

Para clarear os dentes

Para o efeito clareamento, basta aplicar todas as noite nos dentes antes de dormir e enxaguar no dia seguinte antes ou depois de escovar os dentes. O ideal para notar resultados, que você faça isso por pelo menos 15 dias ou mais.

Aviso! Atenção:
Sabemos que não existem estudos comprovando essas teses ou receitas e os seus efeitos. O mais indicado é procurar um dermatologista para cuidar de qualquer problema que você tenha na pele, seja ela em que parte do corpo for.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.