Nem sempre quem recebe o comando de um grupo ou departamento está preparado para isso. Um dos motivos que explicam o despreparo de alguns chefes na hora de lidar com a equipe é a falta de talentos, que força as organizações a acelerarem a carreira dos jovens, promovendo-os a chefe antes mesmo de completarem 30 anos.
Para não se enquadrar no perfil desses líderes mal preparados, confira quatro erros ao liderar uma equipe.
1 – Incorporar um papel
Segundo pesquisas, o erro mais comum cometido por quem é líder e tem que tomar decisões difíceis como decidir quem fica ou sai da equipe e cobrar resultados, resolver problemas, é quando a pessoa tenta vestir uma máscara e passa agir de acordo com ela.
2 – Enxergar membros da equipe apenas como subordinados
A visão da equipe deve ser de um conjunto, o erro que comete quem está na liderança é enxergar os membros da equipe como seus subordinados.
3 – Não dedicar tempo às pessoas da equipe
A falta de dedicação a equipe é outro erro. Todo profissional gosta de ser orientado e reconhecido, mas são poucos os líderes que reconhecem isso, e encontram tempo para dedicarem ao desenvolvimento da equipe.
4 – Tentar se impor pelo poder
Usar a liderança de autoritário e tirano é outro erro grave. Tentar fazer com que a equipe chegue ao resultado por bem ou por mal, só faz com que os membros da equipe percam a vontade de criar e inovar.
Fonte: Exame
Artigos Relacionados