Um novo laser promete uma pele sem sinais da passagem do tempo. Veja como actua Uma pele lisa e firme é um sonho da maioria das mulheres. Por isso não é de estranhar que se procure incessantemente descobrir métodos cada vez mais eficazes para acabar com as rugas e a flacidez.
Você poderá gostar de:
Rugas Versus idade: Conheça os tratamentos
Confira Hidratação, tratamentos com laser e pelling para pele no inverno
Combinação de lasers e peelings renovam a pele: Veja dicas, tipos e preços
Ora uma nova máquina de laser está a revolucionar os tratamentos dermatológicos nos Estados Unidos. Chama-se Titan e tem feito sucesso entre as estrelas de Hollywood. A poderosa Oprah Winfrey e as famosas actrizes Sandra Bullock e Anette Bening são algumas das suas fãs. De acordo com a revista Veja, há inclusivamente quem se submeta a uma sessão de Titan antes das badaladas festas, apenas para aparecer com uma pele mais lisa e replandescente, um efeito que só após três sessões passa a ser duradouro.
Como funciona
Usado no rosto, pescoço, braços e abdómen, este laser tem tido resultados muito positivos, sendo mesmo considerado uma alternativa ao lifting ou a outros procedimentos cirúrgicos. O Titan estimula, através de uma luz infravermelha, a regeneração e a formação de colagénio, a fibra que sustenta a pele e que, com o passar dos anos, se vai tornando mais fraca e escassa.
O calor provocado por essa luz atravessa a epiderme, sem a queimar, e atinge a derme, onde aquece a água onde estão mergulhadas as fibras de colagénio e os fibroblastos, as células responsáveis pela sua produção. O resultado é não só a regeneração do colagénio existente, mas também a estimulação dos fibroblastos que assim produzem maiores quantidades daquela proteína. Indolor e eficaz A pele fica rejuvenescida desde a primeira sessão, mas para que os resultados sejam mais eficazes e duradouros aconselham-se três sessões, com um mês de intervalo entre cada.
Depois disso, deve-se fazer uma manutenção anual. As sessões duram 30 minutos e são indolores, sentindo-se apenas calor na zona que está a ser tratada. Depois do tratamento, o único sinal da passagem do Titan é uma ligeira vermelhidão. Esta máquina, já disponível nos Estados Unidos, Brasil e Canadá, está indicada para tratar todos os tipos de pele, no entanto, o tratamento deve ser sempre feito por um dermatologista e sob o aconselhamento deste. Tratamento dispendioso Esta técnica ainda não chegou a Portugal, mas os seus efeitos milagrosos já são conhecidos no nosso País.
«Efectivamente, o laser Titan, assim como o laser de plasma e os lasers fraccionados têm sido muito falados nos últimos congressos de Dermatologia e parecem ser promissores», afirma Manuela Cochito, dermatologista. No entanto, «ainda são lasers cujos consumíveis são de elevado custo, o que condiciona os tratamentos a preços muito elevados, não tendo, no entanto, resultados muito superiores aos métodos já utilizados, como a radiofrequência», exemplifica a dermatologista.
Nos Estados Unidos, uma sessão de Titan custa entre 400 a 1500 euros, dependendo da área tratada. mecânica do laser Titan Veja como funciona: A luz infravermelha atravessa a epiderme e atinge a derme, aquecendo a água, onde estão mergulhadas as fibras de colagénio e os fibroblastos. O calor daí resultante causa uma contracção imediata do colagénio, que é assim regenerado. Em simultâneo, os fibroblastos são estimulados a produzir mais fibras de colagénio. Sabia que… O Titan pode ser usado como um complemento de aclaramento e rejuvenescimento após um peeling.
Texto: Rita Caetano com Manuela Cochito (dermatologista)
Artigos Relacionados