Benefícios da babosa para o cabelo e pele

Veja os benefícios da babosa para a saúde dos cabelos e pele e mais uma receita especial!

Desde muito tempo a babosa (Aloe vera) é utilizada para a saúde tanto dos cabelos quanto da nossa pele. Quem mora no interior ou já morou sabe que ela é uma das plantas obrigatórias em qualquer quintal. Por isso, separamos 6 benefícios da babosa para a saúde da pele e dos cabelos para você fazer uso sempre.

Por que a babosa traz tantos benefícios?

A babosa, apesar do seu aspecto parecendo um cactos, possui no interior das suas folhas um gel transparente e abundante com propriedades curativas impressionantes. A sua constituição chega a 96% de água, diversas vitaminas (A,B, C e E) e minerais.

Benefícios da babosa para o cabelo e pele

Benefícios da babosa para pele

Uma das principais vantagens da babosa para a pele são as boas quantidades de vitamina C , E e beta-caroteno, o que lhe confere qualidades nutritivas e antienvelhecimento. Além disso, ajuda a hidratar a pele sem torná-la oleosa, basta descascar a folha da babosa e aplicar o gel diretamente sobre a pele. Simples e eficaz.

Veja como a babosa pode ajudar na saúde da sua pele:

  1. Para a pele ressecada:  Misture o gel da babosa com um pouco de mel. Aplique na pele e deixe agir por 30 minutos e lace com água fria.
  2. Esfoliante natural: Misture a babosa com açúcar apenas na quantidade do seu uso. Adicione 1 limão, misture e utilize para esfoliar a pele. Ideal para pernas e pés.
  3. Tratar acne: A babosa é cicatrizante e tem função bactericida além de ajudar a regenerar a pele, estimando a renovação celular. Basta aplicar o gel no rosto e deixar agir por 1 hora.
  4. Para queimaduras de sol: O gel da babosa ajuda a aliviar os sintomas da pele queimada quase que instantaneamente.
  5. Para peles sensíveis: Pegue um pouco de gel de aloe vera, suco de pepino, iogurte e óleo de rosa e misture-os formando uma pasta. Aplique e deixe por cerca de 20 minutos e depois enxágue com água fria.
  6. Para a saúde dos cabelos: Agora, uma das vantagens maiores que a babosa traz no tratamento dos cabelos, tanto para a saúde do couro cabeludo como para os fios. Veja algumas vantagens da babosa para os cabelos:

Benefícios da babosa para os cabelos

A babosa possui diversos benefícios para a saúde dos cabelos também. Alguns problemas comuns são facilmente tratados com o uso da aloe vera apenas usando o gel puro, sem mistura alguma. Veja alguns exemplos:

Acalma um coceira e trata a dermatite

Dermatite seborreica é o termo clínico para a condição que chamamos de caspa. Os sintomas de uma coceira no couro cabeludo e descamação da pele sob o cabelo podem ser tratados com a babosa.

Um estudo de 98 descobriu que babosa ajudou a resolver a inflamação do couro cabeludo causada pela caspa. Os ácidos graxos encontrados na planta têm propriedades anti-inflamatórias e antibacteriana. Basta aplicar o gel puro no couro cabeludo e enxaguar com água fria.

Tratar dos cabelos oleosos

A babosa ajuda à limpar os folículos capilares de forma eficiente, ajuda a remover a oleosidade dos cabelos, principalmente o acúmulo dele, e resíduos de outros produtos.

A vantagem é que a babosa não danifica o cabelo enquanto limpar. Diferente de outros produtos químicos e shampoos, a babosa preserva a saúde dos fios enquanto promove a limpeza.

E claro, já deixa os cabelos macios, brilhosos e mais fortes.

Veja também:

Deixa os cabelos mais fortes

A Babosa contém várias vitaminas essenciais à saúde dos cabelos com a A, C e E. Todas essas três vitaminas contribuem para a renovação celular, promovendo crescimento saudável e cabelos brilhantes.

Já Vitamina B-12 e o ácido fólico também são fonte abundantes na babosa, que ajudam a impedir a queda de cabelo.

E não pense que a babosa é eficiente apenas para queimaduras na pele, nos cabelos, a babosa também ajuda a reestruturar os fios dos danos do sol graças ao seu alto teor de colágeno e propriedades que ajudam a resfriar o local afeitado. Portanto, babosa nos cabelos depois do sol sim!

Ajuda o cabelo a crescer mais rápido e forte

A babosa tem a incrível capacidade de aumentar a circulação sanguínea no local onde é aplicado. No couro cabeludo isso favorece o crescimento dos fios de forma mais rápida e saudável.

Receita especial! Máscara capilar poderosa com babosa

Misture o gel da babosa com óleo de coco extra virgem em partes iguais. Aplique nos cabelos e deixe agir por 30 minutos com uma touca. Em seguida, lave com água fria de preferência.

O resultado são os cabelos visivelmente mais brilhosos, fortes e macios. Faça com frequência e verá os resultados que a babosa traz para os cabelos.

Artigos Relacionados

1 comentário em “Benefícios da babosa para o cabelo e pele”

  1. Pingback: Aprenda a fazer Xampu em barra com babosa | Portal Tudo Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.