No próximo domingo (12), Brasil e Uruguai entram em campo às 20:30 (horário de Brasília) pela última rodada do hexagonal final do Sul-Americano Sub-20 2023. Com quatro vitórias em quatro jogos no hexagonal, o Uruguai joga pelo empate para conquistar o título e é o preferido nas apostas esportivas. O Brasil, que empatou sem gols contra a Colômbia na rodada da última quinta, tem dez pontos e precisa vencer de qualquer jeito. As maiores esperanças do Brasil para o jogo decisivo são Vitor Roque (seis gols no torneio) e Andrey Santos (cinco gols).
Brasil busca vencer o torneio após 12 anos
Se vencer os uruguaios e conquistar o título, o Brasil encerrará 12 anos de seca no Sul-Americano Sub-20. O último título veio em 2011, quando nomes como Neymar, Lucas Moura, Casemiro e Willian José brilharam em solo peruano. Aquele título marcou um tricampeonato consecutivo para a Amarelinha, já que o país havia conquistado o torneio também em 2007 e 2009. No geral, foi o 11° título brasileiro (74, 83, 85, 88, 91, 92, 95 e 2001 completam a lista).
Naquela oportunidade, por sinal, o cenário foi bastante similar. O Brasil chegou na última rodada um ponto atrás dos uruguaios, que jogavam pelo empate para conquistar o título. O resultado foi uma goleada memorável, com três gols de Lucas Moura, dois de Neymar e um do lateral Danilo. Com o placar, o Brasil carimbou o passaporte para as Olimpíadas de Londres 2012 e acabou com o sonho da Argentina que brigava por uma vaga. Aquele torneio teve Neymar como sua grande estrela, tendo marcado nove gols no total – até hoje a maior marca de um brasileiro em uma única edição do torneio.
Destaques individuais chamam a atenção
Como é de praxe nesse tipo de torneio, os principais clubes europeus mandam seus olheiros para seguir de perto as jovens promessas do continente sul-americano. É o caso do zagueiro Robert Renan, que deixou o Corinthians rumo ao Zenit na troca envolvendo Yuri Alberto. Ainda nem sequer deu tempo de pisar em solo russo e o promissor canhoto está na órbita de nada mais nada menos do que o Real Madrid.
Falando em Real Madrid, quem atua por lá é o principal destaque do time uruguaio: o atacante Álvaro Rodríguez, que marcou cinco vezes e deu uma assistência no torneio. O jovem de 18 anos chama a atenção pela sua estatura (1,93). Visto como um possível sucessor do ídolo Karim Benzema no time de cima, o uruguaio tem números bastante expressivos em ‘La Fábrica’, categoria de bases do clube merengue. No início de janeiro, ele ganhou seus primeiros minutos no profissional em duelo contra o Cacereño, válido pela Copa do Rei.
Em um eventual ‘El Clásico’ no futuro, ele pode vir a encontrar o também atacante Vitor Roque, de 17 anos. Rumores dão indício de que apesar de ainda viver situação complicada no âmbito financeiro, o Barcelona tem como prioridade máxima contratar o atacante do Athletico Paranaense na próxima janela e já iniciou contatos com Deco, ex-meio campista do clube catalão e atualmente empresário e representante culé na América do Sul.
O provável Brasil de Ramon Menezes para a grande decisão: Mycael (Kaique); Arthur, Jean Pedroso, Robert Renan e Patryck; Giovane, Marlon Gomes, Andrey Santos e Guilherme Biro; Vitor Roque e Alexsander.
Artigos Relacionados