Será mesmo que chocolate emagrece? Veja os principais benefícios do chocolate para a saúde

Será que precisamos deixar de lado o chocolate para pode emagrecer

chocolate pieces on aluminum foil

Se você tem a sensação de que tudo que é “gostoso” é proibido nas dietas, saiba que não é bem assim. O chocolate que é dos doces mais apreciados mundo afora pode ajudar no emagrecimento, mas na sua versão amarga.

O chocolate emagrece principalmente por complementar e ajuda no processo de alimentação mais equilibrado. Ele traz diversos benefícios à saúde, incluindo melhora da saúde do coração, diminuição da inflamação e melhora da função cerebral.

Considerado a algum tempo como um superalimento, muitas pessoas também se perguntam se o chocolate emagrece.

Selecionamos alguns dos principais benefícios do chocolate para a saúde e como ele pode ajudar na perda de peso.

O chocolate emagrece?

Antes de tudo, é importante destacar que o chocolate tem diversas qualidades. Quando maior o teor de cacau no chocolate, mais nutrientes ele possuirá.

São os famosos chocolates amargos, geralmente de 70% de cacau para cima. Aí sim, maior porcentagem de cacau, mais nutritivo e rico em minerais e é fonte de fibra, potássio, fósforo, zinco e selênio.

Assim como o café, o chocolate também funciona como um estimulante e acelerador do nosso metabolismo. Isso ajuda a emagrecer também.

O chocolate ajuda a diminuir a fome

Sim, isso é verdade e já foi comprovado em diversos estudos (fontes no final do post). E convenhamos, sentir menor fome já é um passo muito importante para evitar comer fora de hora, controlando aquelas “escapadinhas” na dieta.

Estudos mostram que o chocolate amargo pode reduzir a fome e promover uma sensação de saciedade, o que pode ajudar no processo de perda de peso.

Nesse estudo 12 mulheres foram submetidas a alguns testes como, cheirar e comer chocolate amargo. Descobriu-se que o apetite foi menor e reduziu os níveis de grelina, o hormônio que estimula a fome. Ponto para o chocolate!

Em contrapartida, um estudo com 14 mulheres que já haviam entrado na menopausa mostrou que consumir chocolate amargo levou a maiores reduções na ingestão de alimentos, em comparação ao consumo de chocolates ao leite tradicionais.

Chocolate melhora o humor

A gente sabe que quanto mais ansiedade e nervosismo sentimos, mais vontade de comer por impulso é gerada. Os altos níveis de estresse faz o ser humano buscar compensação na comida.

A boa notícia é que o chocolate ajuda a melhorar o humor, aumentando a sensação de contentamento e relaxamento. Dessa maneira, você comerá menor por compulsão e assim ajudar a emagrecer.

O chocolate amargo em especial, pode ajudar a melhorar a sensibilidade à insulina, reduzir a fome e o apetite e melhorar o humor. Esses fatores ajudam na perda de peso.

Veja também:

Chocolate e bom para o cérebro!

Alguns estudos já revelaram que o chocolate ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo do cérebro. Tudo isso em apenas 5 dias, usando um chocolate com alto teor de cacau e flavonoides.

Isso é uma boa notícia principalmente para adultos e idosos, já que esse fluxo sanguíneo pode melhorar as funções cognitivas do cérebro, evitando doenças degenerativas com o passar do tempo.

Ajuda a reduzir o colesterol ruim

Outro estudo mostrou que consumo de chocolate amargo reduziu significativamente o colesterol LDL (ruim) e aumentou o HDL (colesterol bom), em participantes que tinham LDL alto, graças ao teor de antioxidante do alimento.

E novamente, os flavonoides do chocolate amargo também podem reduzir a resistência à insulina, fator de risco comum para doenças cardíacas e diabetes.

Claro que não se deve exagerar no consumo, pois o alimento também contém açúcar, que pode resultar no efeito oposto.

Moderação é o segredo

Muito mais importante do que saber que realmente chocolate emagrece, é saber controlar a alimentação. O chocolate sozinho não faz milagre e se consumido em excesso pode trazer mais malefícios do que benefícios.

A composição natural do chocolate já rico em calorias e gordura, o que pode contribuir para o ganho de peso se consumido em excesso. Alguns tipos também contêm grandes quantidades de açúcar adicionado, o que pode aumentar a contagem de calorias e contribuir para doenças crônicas.

Tente sempre consumir um chocolate de boa qualidade e com alto teor de cacau. Os famosos chocolates amargos.

Fontes e pesquisas: Ncbi.org, Estudo sobre diminuição apetite

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.