Já sentiu aquela sensação de que está carregando o mundo nas costas? Pois é, a sensação de cansaço e irritabilidade começa a se tornar rotina em nossas vidas e isso, a longo prazo é extremamente prejudicial à saúde.
Criar rotinas e hábitos saudáveis requer dedicação e verdadeiramente vontade de mudar. E nem sempre isso acontece lendo o primeiro livro de autoajuda da prateleira. As vezes precisamos daquele “start,” onde nos damos conta de que a vida não pode continuar no ritmo que está. Cada um tem o seu tempo e o ponto de virada nessa história depende de cada um.
É claro que pensar em ter uma vida sem estresse e aborrecimentos é praticamente impossível. Ninguém vive em uma bolha imune à vida exterior. Na vida normal é preciso sair para trabalhar quando a cama ainda está quentinha, encarar o transito, contas a pagar, enfim, em grande parte, a vida cotidiana colabora para o estresse.
E para se livrar dessa sensação de corpo carregado, um banho detox feito em casa é um verdadeiro presente para o corpo e também para a mente. É das terapias que remontam a milênios entre os seres humanos e até hoje funciona que é uma maravilha!
Corpo, energia e mente
Deixando de lado qualquer termo religioso ou espiritualista, há de se concordar que o nosso corpo não é somente um aglomerado de matéria. Cada um define um nome que mais se enquadra em suas crenças mais íntimas, mas a energia (aura, energia vital, etc.) do nosso corpo sem muita influência em como nos sentimos durante o dia.
A nossa mente é como se fosse um dínamo gerador de dessa energia, atraindo e repelindo energia que podem ser benéficas ou prejudiciais. Pensar de forma positiva sem deixar de lado a razão, é uma das formas se sermos menos influencias dos energias mais pesadas. O que alguns dizem sabiamente que é uma fé raciocinada.
“Não fazer aos outros aquilo que não queres que façam a ti.”
Essa frase já é um foco para seguir na vida para deixar as coisas mais leves, concordam? Pois a gente aprende que na vida não tem como plantar laranja e colher abacaxi. Portanto, cuidado com o que você “planta” na sua existência.
Assim como o nosso corpo, entendo que a nossa mente também precisa de treino. O nosso cérebro é um dínamo que produz a energia mental, segundo a capacidade de reflexão que lhe é própria; no entanto, na nossa vontade temos o controle que a dirige nesse ou naquele rumo, estabelecendo causas que comandam os problemas na nossa vida.
Quando cuidamos um pouco mais das nossas vontades mentais, o foco muda e o jeito de encarar a vida se torna mais leve. O corpo sofre menos e assimilamos menos energias pesadas.
E umas melhores formas para relaxar e um banho quente, um banho desintoxicante para o corpo e também para a mente!
O que é um banho detox?
Um banho de detox é uma maneira de remover as toxinas acumuladas do corpo. As toxinas não aparecem apenas na forma química (como muitos de nós pensamos), mas também na forma de estresse e tensões acumuladas. Isso pode afetar o nosso corpo.
Um banho de detox é uma maneira de relaxar, descansar o corpo e a mente. É uma espécie de meditação onde a nossa pele sente os materiais terapêuticos presentes na água.
Veja também: Receitas de suco detox
Nesse momento, desligue o celular e se quiser, uma música calma e relaxante para desligar um pouco a mente. Esse é um momento só seu.
Como fazer um banho detox em casa
Primeiro de tudo, prepare uma banheira com água quente. A temperatura elevada da água é melhor para aliviar as tensões musculares e dores no corpo. Para isso, usaremos o sal aliado a óleos essências relaxantes.
Sal usado para o banho detox: Sal Epsom
A base para esse banho detox é o sal epsom, um composto mineral a base sulfato e magnésio. É fácil de encontrar em farmácias e lojas de produtos naturais.
O sal epsom é ideal para dores no corpo, liberar as toxinas acumuladas através de um processo chamado de osmose reversa. O sal penetra na corrente sanguínea, absorvido pela pele com a ajuda da água quente. Dessa maneira, o corpo assimila esses minerais essenciais ao nosso corpo, realizando uma limpeza gradual.
Veja só alguns dos benefícios do sal epsom:
- Alivia dores nas articulações que estão rígidas
- Tira a tensão dos músculos
- Melhora as dores da artrite
- Melhora o sono
- Trata a psoríase e as doenças de pele
- Ajuda a combater as dores da fibromialgia
- Alivia dos sintomas da diabetes
- Melhora a circulação sanguínea
- Combate estresse
- Melhora a enxaqueca
Você também pode usar o sal marinho natural. Precisa ser aquele sal 100% marinho ou até mesmo o sal rosa do himalaia. Pode-se fazer uma mistura entre o sal epsom e sal marinho. Para quem sente falta do mar, um banho de sal marinho mata um pouco a saudade daquele gostinho de sal e maresia, tão benéfico para a nossa saúde.
Aromaterapia
Essa é um dos ingredientes opcionais no seu banho detox, mas muito recomendado. Os óleos essências ajudam no relaxamento e dão um conformo maior no seu banho.
Se quiser, pode usar as plantas secas da sua preferência com o alecrim, camomila, lavanda. Use conforme suas necessidades e vontade.
Vinagre de maçã
É um ingrediente muito popular e conhecido pelas suas propriedades desintoxicantes e bactericida. Escolha sempre a melhor opção, um vinagre orgânico e mais natural possível.
Abaixo, um resumo dos ingredientes para fazer o seu banho desintoxicante.
Com fazer um banho detox
Ingredientes:
- 1 xícara de Sal epsom (pode ser sal marinho 100% natural ou sal do himalaia) ou seu sal de banho preferido
- 15 gotas de óleo essencial de lavanda (opcional)
- 1 xícara de vinagre de maçã (opcional)
- ½ xícara de bicarbonato de sódio (opcional)
Como fazer o banho
Comece enchendo a banheira com água quente e adicione os sais. Isso já ajuda a ir dissolvendo o sal na água.
Na sequência, gosto de colocar o óleo essencial. Dessa maneira, o cheirinho já começa a se espalhar pelo ambiente.
Dissolva bem os sais com a ajuda das mãos antes de entrar na banheira. Coloque o vinagre e na sequencia o bicarbonato, se for usar esses ingredientes, é claro. O cheiro do vinagre vai saindo conforme a banheira for enchendo.
Teste a temperatura da água, veja se está ao seu agrado. Banhe-se e relaxe de 20 a 30 minutos.
Sempre tenha água para beber com você. Quanto mais a temperatura da água estiver quente, mais o seu corpo irá desidratar. Beba água em temperatura ambiente.
Para quem não tem banheira
Apesar de mais popular hoje em dia, vamos combinar que as banheiras não são muito comuns nos lares do Brasil.
Se não tiver, sem problemas, podemos fazer um escalda-pés que muito relaxante e excelente para aliviar as tensões.
Para fazer é simples, encha uma bacia com água quente e misture um pouco de sal marinho ou sal epsom. Dissolva bem e relaxe os pés por alguns minutos. Ouça uma boa música, leia um pouco ou simplesmente relaxe.
Artigos Relacionados