Como limpar o fundo queimado das panelas com apenas 1 ingrediente

Aprenda a tirar o encardido e a limpar o fundo queimado das panelas e frigideiras.

Para quem tem o costume de cozinhar em casa, até aí nenhuma novidade não é mesmo? Panelas com o fundo queimado e encardido (principalmente frigideiras) são comuns e acontecem geralmente quando o óleo ou gordura dos alimentos escorre para o fundo, e junto com os queimadores do fogão, fazem aquele estrago.

Limpar o fundo queimado das panelas é tão tediosa que quando começam a encardir, o tempo gasto para limpar é tão grande que a maioria acaba deixando de lado. “Pronto, é assim mesmo, tá queimado e vai ficar por isso mesmo…hunff”. Tá bom, eu entendo e sei que você se sente. Mas não precisa passar horas com as esponjas de aço ariando suas frigideiras, com apenas 1 ingrediente é possível remover toda a sujeira encrustada das suas panelas e frigideiras.

Como limpar o fundo queimado das panelas

Bom, pra começo de conversa já tentei até mesmo alguns produtos bem conhecidos para limpar panelas que levavam até soda cáustica na composição. O resultado não foi bom, cheiro horrível por toda a cozinha, alergia nas mãos (a luva rasgou e eu não percebi) por causa do produto e a panela lá, toda sujinha.

Foi aí que eu descobri que um ingrediente para cabeleireiros poderia resolver o meu problemas mais facilmente. O produto usado foi a amônia cremosa. Veja como usar:

Materiais necessários:

  • 1 garrafinha de amônia cremosa;
  • 1 garrafinha de amônia líquida (opcional);
  • Um recipiente grande de plástico para colocar a panela;
  • Luvas;
  • Óculos de proteção e máscara (amônia tem cheiro muito forte!).

Como fazer:

  1. Em um recipiente, despeje uma garrafinha de amônia cremosa, e se a sua panela estiver muito encardida, adicione meia garrafinha de amônia líquida.
  2. Coloque o fundo da panela de modo que fique bem acomodado na mistura. Nessa hora, se quiser pode colocar os queimadores do fogão encardidos para aproveitar a mistura.
  3. Coloque o recipiente no sol e deixe lá por 2 horas. Essa mistura irá criar crescer e criar uma espuma densa.
  4. Depois desse tempo, retire as panelas da mistura e com uma espátula ou faca, vá raspando o queimado das panelas para retirar o excesso de sujeira. Nessa hora, você vai perceber que a sujeira já está saindo mais fácil.
  5. Quando retirar o excesso, limpe e de acabamento com uma esponja de aço.

Essa mistura conseguiu remover a sujeita tanto em frigideiras de alumínio de teflon com fundo colorido, como em panelas maiores.

Atenção: Sempre utilize os matérias de proteção para evitar acidentes e deixe essa mistura longe de crianças e animais domésticos.

Veja também:

Se você tiver mais utensílios como frigideiras ou bocas e queimadores do fogão encardidos, utilize água quente dentro de uma forma e adicione apenas a amônia líquida. A sujeira irá sair com muito mais facilidade.

Se você tiver mais alguma dica de como limpar o fundo queimado das panelas, deixe e comentário e compartilhe com nossos leitores.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.