Como melhorar da dengue mais rápido: dicas caseiras

Dicas naturais para ajudar você a se recuperar da dengue muito mais rápido.

mulher com dengue deitada no sofá

Chegado o calor aliado a época de chuvas, a dengue mais uma vez volta a trazer transtornos em todo o Brasil. O combate e a prevenção à dengue já são bem conhecidos, porém, para quem não conseguiu escapar do vírus uma dúvida sempre surge de como melhorar da dengue mais rápido afinal, ninguém gosta de ficar acamado por muito tempo.

Mesmo assim, é importante lembrar que a dengue causa sintomas bem sérios e incômodos como: febre alta, erupções cutâneas e dores nos músculos e articulações e em casos mais graves, hemorragias que podem causar a morte do indivíduo.

Feito o diagnóstico, uma das recomendações mais simples e que devem ser levadas a sério é manter-se hidratado sempre. Se a pessoa não tiver a necessidade de internação, é possível continuar o tratamento da dengue em casa. É possível melhorar da dengue mais rápido, mesmo estando em casa. Além das recomendações médicas, existem algumas dicas naturais que vão ajudar você ter uma recuperação mais rápida dos sintomas da dengue.

Como melhorar da dengue mais rápido: Dicas

Alivie as dores apenas com hidratação

Ao hidratação é extremamente importante no combate a várias doenças infecciosas e com a dengue não é diferente. O nosso corpo necessita estar preparado para combater a o vírus invasor, portanto, beber pelo menos 2 litros por dia de água, sucos e chás vão ajudar muito.

A dengue provoca uma inflamação no organismo o que ocasiona a febre e as dores musculares. Esses sintomas causam muita perda de líquidos, portanto é necessário prover o organismo com muito líquido. Se você ingerir mais líquidos, você terá menos dores de cabeça e no corpo!

Hidratando-se você irá conseguir aliviar os sintomas e melhorar da dengue mais rápido, veja:

  • Hidratar-se fortalece o sistema imunológico
  • Reduz a febre e alivia as dores de cabeça tão incomodas durante a dengue
  • Repor eletrólitos necessários.
  • Melhorar a absorção dos nutrientes
  • Hidrata as mucosas que ficam ressecadas durante a dengue.

Açafrão da terra

O açafrão da terra ou mais conhecido como cúrcuma, é um tempero com propriedade anti-inflamatória. Alguns estudos já mostraram que ele também é eficaz na prevenção do câncer.

Para usar ele no dia a dia é simples, pode polvilhar em ovos, omeletes, arroz com tempero mesmo ou usar em sopas e cozidos em geral. Use a criatividade no dia a dia e consuma mais dessa raiz que é tão benéfica!

Alimentos que ajudam a curar a dengue mais rápido

O vírus da dengue tem uma particularidade, que a diminuição das plaquetas no sangue, fazendo com que o organismo fique mais propenso a hemorragias e desidratações mais sérias.

O ideal é investir em uma alimentação mais rica em ferro e proteínas com pouca gordura para ajudar o corpo a aumentar o número de plaquetas.

Esses são alguns dos alimentos ideais que ajudam a melhorar da dengue mais rápido:

  • Carnes magras que podem ser vermelha ou frango, além do Fígado que é rico em ferro;
  • Verduras e vegetais principalmente as folhosas verde escura;
  • Leite e derivados;
  • Ovos;
  • Feijões, grão-de-bico, ervilha e lentilha;
  • ​Água, água de coco, sucos naturais de frutas;

Veja também:

Suco poderoso “xô dengue”!

Sabe-se que antigamente os povos indígenas consumiam muito o inhame, o que os tornavam muito menos propensos a infeções, principalmente contra a febre amarela e malária.

Fato é que o inhame possui uma quantidade ideal de zinco e vitaminas que reforçam o sistema imunológico. Gripes, resfriados, herpes e dengue são apenas alguns dos vírus que o inhame ajuda a combater.

A melhor forma de usar o inhame para melhorar da dengue mais rápido é fazer o suco.

Como fazer o suco: Basta bater duas batatinhas de inhame pequenas com água, maçã e suco de 1 limão. Bata bem e beba logo pela manhã.

Diminua o consumo de glúten

Enquanto estiver com dengue, deixe de lado as massas e pães. É sabido que o glúten colabora para o processo inflamatório das células o que não ajuda muito quando se está com o vírus. Além disso, alguns estudos relatam que o glúten dificulta mais a digestão e eleva as dores de cabeça e nas articulações.

Veja também >> Receita de pão de farinha de amêndoas sem glúten

Sucos e chás naturais para a dengue

Legumes e hortaliças contribuem muito para ajudar a curar a dengue mais rápido. Veja algumas sugestões que você pode fazer em casa:

  1. Suco de cebola com limão e mel: Misture 2 colheres de suco de cebola, 1 colher de mel e uma colher de suco de limão. Misture com 200ml de água. Pode-se tomar até 3 xícaras por dia.
  2. Suco de cenoura: Pode-se tomar o suco de cenoura principalmente se estiver enjoado ou sem apetite.
  3. Suco de maçã: Principalmente no inicio dos sintomas, a falta de apetite é recorrente durante a dengue. Tomar suco de maça algumas vezes ao dia ajuda a não desenvolver a anemia e ainda fortalece o sistema imunológico.
  4. Água de coco: Se tiver disponível na sua região, beba bastante água de coco durante o dia todo. A água de coco ajuda a repor os minerais e a manter o corpo hidratado, colaborando e muito para melhorar da dengue muito mais rápido.
  5. Chá de alecrim: Principalmente ao anoitecer, o chá de alecrim tem benefícios que ajudam a controlar a pressão arterial e a diminuir as dores articulares.
  6. Chá de hortelã: Principalmente se você estiver com náuseas, a hortelã ajuda a controlar os sintomas. Além disso, o chá de hortelã controla as dores no corpo e alivia os sintomas da dengue.

Artigos Relacionados

1 comentário em “Como melhorar da dengue mais rápido: dicas caseiras”

  1. Pingback: Como fazer um repelente caseiro contra mosquitos | Portal Tudo Aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.