O ouro branco está em alta pela sua beleza inegável e pela elegância que implica às joias feitas com sua utilização, porém, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto, como por exemplo: como saber se uma corrente é de ouro branco ou de prata? É possível diferenciar a olho nu?
Para começar a lançar uma luz sobre esse assunto é interessante sinalizar a primeira diferença entre o ouro branco e a prata: A prata é um metal e o ouro branco, não é.
O ouro branco é uma liga formada por ouro amarelo, prata, níquel e paládio (metal que tem cor esbranquiçada).
A combinação desses metais gera uma elegante cor prateada e clara, e em joias de alto padrão ainda é aplicado um banho de ródio, metal claro, parecido com o paládio, que faz com que as jóias fiquem ainda mais brilhantes.
É uma cor sofisticada e, em muitos casos, vista em joias da realeza, como o colar da Rainha da França, Marie Antoinette, com diamantes unidos por correntes de ouro branco e platina:
Em Hollywood, um colar de ouro branco já chegou a ser um dos protagonistas de uma história inesquecível.
Dispensando qualquer apresentação:
Como se pode notar, apesar de muitas pessoas não saberem como diferenciar a prata do ouro branco, um fato fica bem evidente: joias de alto valor, com diamantes ou pedras preciosas, são, quando trazem uma cor platinada, clara, e em tom prateado, em sua maioria, jóias de ouro branco.
O ouro branco, aliás, é mais valioso que o ouro amarelo, justamente por possuir um processo mais complexo de produção e agregar outros metais preciosos, o que acaba aumentando o valor agregado das peças feitas com a liga em sua composição.
A prata é um metal de valor mais acessível e mais simples, utilizada para joias que são usadas no dia a dia de grande parte das pessoas.
Quando a intenção é presentear alguém muito especial ou montar uma produção realmente diferenciada, o ouro branco se destaca nas opções de correntes, colares, pulseiras e anéis, sendo muito usado atualmente, inclusive, em alianças de noivado e casamento.
Como Limpar Joias de Ouro Branco?
Quem tem jóias de ouro branco e tem dúvidas sobre como mantê-las lindas e brilhantes, deve ter em mente que a principal e mais aconselhada sugestão é levá-las para uma limpeza especializada, em uma joalheria de confiança.
Porém, caso não seja possível, a limpeza em casa pode ser realizada utilizando detergente e bicarbonato de sódio.
O primeiro passo é deixar as joias de molho em um recipiente com 1 litro de água morna e detergente por cerca de 15 minutos.
Depois, basta fazer uma espécie de pasta, com duas colheres de água morna e uma colher de bicarbonato de sódio e usar um pano para esfregar suavemente as joias, usando a pasta de bicarbonato.
Para finalizar, basta limpar as peças para remover todos os vestígios da pasta.
Esse passo a passo é excelente para limpeza de pulseiras e correntes de ouro branco sem pedras ou cravações.
É importante salientar que caso a joia contenha cristais ou pedrarias, essa sugestão não deve ser seguida, pois cada tipo de pedra reage de uma forma em relação ao contato químico.
Artigos Relacionados