Uma das principais causas de morte entre as mulheres no mundo, o câncer de mama, é também a doença que mais leva à óbito as brasileiras. O tratamento só é eficaz se o câncer for descoberto no início e o exame que detecta o problema é a mamografia. O ideal é que o primeiro seja feito pela mulher entre 35 e 40 anos. Depois dos 40, o exame deve ser feito anualmente.
A ciência afirma que não há como prevenir primariamente o tumor mamário. Contudo, algumas medidas sugerem uma leve redução nas chances da doença. Segundo a Associação Brasileira de Mastologia, estudos iniciais apontam que o nível elevado de vitamina “D” no sangue e o exercício físico e consequentemente o controle do peso corpóreo podem ajudar nessa batalha.
A Curves – Academia para Mulheres, que prima pela saúde e qualidade de vida, realiza anualmente a Campanha de Prevenção de Câncer de Mama. No mês de outubro, as novas sócias que levarem um exame de mamografia realizado nos últimos 12 meses em qualquer uma das unidades em todo o País contam com redução no valor da taxa de matrícula. Já as sócias atuais que apresentarem o exame recente, recebem Curves Cash, dinheiro fictício da academia que permite a compra de produtos da marca Curves.
A cada ano, a campanha salva um número maior de pessoas, como Maria Socorro Moreira, que incentivada pela Curves, fez o exame no laboratório e conseguiu diagnosticar a doença precocemente. “Pensando nos 20 Curves Cash que ganharia estando em dia com minha mamografia, sem querer, acabei ganhando muito mais. Por sorte, ao fazer o exame, descobri o problema bem no início. Fui operada, fiz radioterapia e, Graças ao bom Deus, hoje estou totalmente curada e agradecida à Curves”, diz a aluna da Unidade Gávea-RJ.
Esta é a forma que a Curves contribui para a conscientização das mulheres sobre a importância da realização do exame para diagnóstico precoce. Por ser uma academia 100% feminina e que se preocupa com a saúde e bem-estar das mulheres, a ação vem de encontro com o principal objetivo da rede. “A meta é potencializar nossa missão de fortalecer as mulheres, proporcionando qualidade de vida e indivíduos cada vez mais saudáveis”, diz Luciana Mankel, diretora de operações da Curves.
Vale lembrar que desde 2009, está em vigor em todo território nacional a Lei Federal número 11.664/2008, que garante às mulheres a partir de 40 anos a realização de mamografia na rede SUS – Sistema Único de Saúde. Ou seja, fazer o exame é um direito e um dever de toda a mulher.
Fonte: Curves
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