Home » Beleza » Saúde » Máscara de proteção caseira: aprenda a fazer a sua

Máscara de proteção caseira: aprenda a fazer a sua

Quando a pandemia do Coronavírus chegou de fato ao Brasil, a corrida por máscaras cirgúrgicas e de proteção disparou e como previsto, começou a faltar para a população e com fortes riscos de também desfalcar aos profissionais da saúde.

Poucos países produzem mascaras de proteção em larga escala e como o mundo todo enfrenta essa pandemia, fica mais difícil suprir a falta do produto em todos os lugares.

O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta alertou sobre o problema em entrevista coletiva e também publicou no seu twitter oficial, que é possível fazer a sua própria máscara de proteção caseira utilizando um tecido de algodão como “barreira protetora” contra o vírus.

Para fazer a sua máscara, você poderá usar um tecido de roupa qualquer como: Tricoline, o tnt que é facilmente encontrado em papelarias, ou qualquer tecido de algodão. E de acordo com o próprio Ministério da Saúde, “para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face, e não ser compartilhada com ninguém.”

Como fazer a sua máscara de proteção caseira

E para fazer a sua máscara é muito simples, basta ter um tecido de alguma camiseta velha, tnt ou tricoline. Selecionamos alguns tutoriais bem criativos para você fazer a sua.

Máscara de proteção sem máquina de costura

Esse modelo é o mais simples de fazer e não precisa de máquina de costura, apenas agulha e linha pois vai ser tudo manual.

Materiais:

  • 1 peça de tecido de algodão, tricoline de preferência de 36cm por 26cm.
  • Tesoura
  • Régua
  • Elástico de roupa
  • Linha e agulha

Abaixo, você confere passo a passo como fazer:

Vídeo: Canal Lu Lampert

Máscara de proteção caseira na máquina de costura

Se você quiser um modelo mais elaborado, o vídeo abaixo utiliza a máquina de costura para fazer a máscara. O modelo é diferente, é máscara em formato côncavo onde é preciso recortar o tecido em duas partes e costurar em seguida, veja:

Canal Hosana Henke

Dicas para usar a sua máscara com mais segurança

  • Uso no máximo por duas horas ou até perceber que o tecido está úmido por causa da respiração. A dica é você fazer mais de uma máscara para variar o uso.
  • Não compartilhe sua máscara com ninguém, ela é de uso pessoal.
  • Após o uso, lave sua máscara caseira com uma solução de água sanitária com água. Deixe de molho por 20 minutos e lave novamente.
  • Ela precisa ter o forro com duas camadas de tecido para ser mais eficiente e funcionar como uma barreira contra p vírus.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.