Não é nenhuma novidade que desde muito tempo o ser humano faz usos dos chás para melhorar a saúde, entretanto, um chá japonês para emagrecer vem ganhando um destaque enorme da internet.
Embora a gente faça uso “desde os tempos da vovó” dos mais variados chás, o matchá tem se revelado com uma infinidade de benefícios para saúde quando usado regularmente tendo resultados positivos no emagrecimento mais saudável.
As culturas do oriente tem muito essa tradição no uso dos chás antes ou após as refeições. É como se fosse um ritual e cada vez mais a ciência começa a revelar os diversos benefícios dos chás.
O que o matchá tem de especial?
Tem uma curiosidade muito bacana que começa no cultivo do chá e provavelmente faz com que ele tenha uma concentração maior de oxidantes e componentes benéficos para a nossa saúde.
Os agricultores que cultivam o matchá usa uma técnica cobrindo suas plantas de chá 20 a 30 dias antes da colheita para evitar a luz solar direta. Nesse processo, aumenta a produção de clorofila, como também o teor de aminoácidos e dá à planta uma tonalidade verde mais escura. Quem já tomou sabe que ele tem um sabor bem característico e forte.
Depois que as folhas de chá são colhidas, os caules e veias maiores são removidos e as folhas são moídas em um pó bem fininho. Esse é o conhecido matchá verdadeiro.
Percebe como não é somente colher as plantas e secar? Tem todo um processo que faz ele especial.
Estudos mais recentes revelam que o matchá, chá japonês emagrecedor, tem componentes com uma grande variedade de benefícios, mostrando que ele pode ajudar a proteger o fígado, promover a saúde do coração e até ajudar na perda de peso.
Matchá, o chá japonês para emagrecer
É importante sabermos os benefícios que o chá japonês emagrecedor pode nos proporcionar, veja:
Ajuda na saúde do fígado
A saúde do nosso fígado é de extrema importância pois ali, se metaboliza praticamente tudo.
Veja também: Receita natural para emagrecer, desintoxicar e combater a diabetes
Um estudo sobre esse chá feito em ratinhos diabéticos por 16 semanas, descobriu-se que ajudou a reduzir os danos no fígado e rins.
Contém antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento
Os antioxidantes ajudam a estabilizar os radicais livres nocivos, e reduzir os danos que causam diversas doenças. É sabido que a redução dos radicais livres no nosso organismo ajuda a retardar o envelhecimento celular e a diminuir a propensão a doenças.
Quando você adiciona matchá em pó na água quente para fazer chá, ele tem todos os nutrientes das folhas. Ele tenderá a ter mais antioxidantes do que simplesmente macerar as folhas de chá-verde na água.
Estima-se que o número de certas catequinas no matchá são até 150 vezes maior do que outros tipos de chá!
Tomar o matchá em sua dieta pode aumentar sua muito a ingestão de antioxidantes, o que pode ajudar a prevenir o envelhecimento celulares e até mesmo diminuir o risco de várias doenças crônicas.
Protege e melhora a saúde do cérebro
O Matchá contém um composto chamado L-teanina, que altera os efeitos da cafeína, promovendo o estado de alerta e ajudando a evitar a queda nos níveis de energia que podem seguir o consumo de cafeína.
A L-teanina também demonstrou aumentar a atividade das ondas alfa no cérebro, o que pode ajudar a induzir o relaxamento e diminuir os níveis de estresse. Muito importante isso hoje em dia, não é mesmo?
Ou seja, o Matchá melhora a atenção, a memória e o tempo de reação. Também contém cafeína e L-teanina, que podem melhorar vários aspectos da função cerebral.
O matchá ajuda a emagrecer
Alguns estudos mostram que o extrato de chá-verde ajuda a aumentar o metabolismo e a queima de gordura, o que pode ajudar na perda de peso.
Afinal, se você prestar bem atenção em vários produtos naturais emagrecedores, perceberá que existe algum ingrediente como extrato de chá-verde na sua composição. Geralmente é o tal do matchá.
Alguns estudos já mostraram que pode ajudar a acelerar o metabolismo para aumentar o gasto de energia e aumentar a queima de gordura.
Um estudo em 14 pessoas descobriu que tomar um suplemento contendo extrato de chá-verde aumentou significativamente o gasto de energia de 24 horas, em comparação a um placebo comum.
Protege o coração
O consumo regular do chá-verde e do matchá ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL, conhecido como o colesterol ruim e também a baixar os triglicerídeos no sangue.
Como preparar o chá
Se o chá não vier em saquinhos, você terá que peneirar. Em uma peneira sobre uma xícara de chá, peneire 1 ½ colher do matchá. Adicione água quente (nunca fervente), mexa bem para dissolver.
Ele irá depositar o pó um pouco no fundo da xícara, é normal. Você pode beber normalmente.
Se ele vier já em saquinhos, basta utilizar colocando água quente como qualquer outro chá.
O matchá tem alguma restrição?
Todos podem beber e se beneficiar do chá japonês, mas vale atentar se você for muito sensível à cafeína é bom consumir ele durante o dia e nunca a noite.
Para as pessoas que tem dificuldades de absorção de ferro ou que estão anêmicas, o chá deve ser consumido com moderação e deve-se evitar o consumo junto com as refeições. Assim como a maioria dos chás, o tanino presente neles pode atrapalhar a absorção de ferro no organismo.
E aí, gostaram da dica? Bora tomar esse chá japonês para emagrecer e ficar mais esbelta!
Estudos e referências: ncbi.gov e healthline.com
Artigos Relacionados