Modalidade de cartas mais difundida no mundo, o poker é um entretenimento secular que segue inspirando gerações. E uma das coisas que sempre chamou a atenção do público na modalidade profissional, além dos grandes torneios e eventos, é a forma de vestir dos competidores — não só pela questão estética.
Já que, muito além do aspecto visual, o poker é repleto de estratégias na sua essência. Sendo assim, cada detalhe faz a diferença perante aos adversários e esconder os sinais do corpo é fundamental na mesa de disputa; como através de roupas como o moletom com capuz, que permitem esconder expressões faciais dos adversários.
Nos últimos anos, com a chegada da nova geração de competidores ao circuito profissional de poker, temos observado não só uma alternância no cenário dos maiores campeões da atualidade, como também nas formas de vestir dos jogadores — e eles estão cada vez mais despojados nesse quesito.
Portanto, logo na sequência, vamos trazer à tona alguns dos looks mais explorados por grandes competidores da atualidade, incluindo o brasileiro e campeão mundial André Akkari.
Moletom com capuz
Perfeito para compor looks casuais e despojados, o moletom com capuz se tornou um clássico nas mesas de poker no final da década de 2000, quando a nova geração de jogadores de poker online passou a competir regularmente em torneios in loco. E, além do moletom ser confortável e macio, a explicação da utilização dessa vestimenta com capuz tem todo um lado estratégico.
Como destacamos na introdução, o moletom permite cobrir o rosto e isso acaba atrapalhando a leitura corporal por parte dos rivais. O holandês Lex Veldhuis, um dos melhores jogadores do mundo, é um dos competidores que veio da cena do poker online e logo que começou a competir em torneios presenciais passou a adotar esse look com frequência.
Em 2017, durante entrevista para o portal do PokerStars, Lex Veldhuis foi questionado sobre o porquê dos moletons em torneios ao vivo e fez a seguinte declaração: “Mesmo que isso possa não ser muito atraente aos olhos, entendo que as pessoas querem estar o mais confortáveis possível.”
Camisa estampada floral de manga curta
Ideal para os dias mais quentes do ano, principalmente se for de um tecido mais leve, a camisa estampada floral de manga curta permite combiná-la tanto com a bermuda de jeans, quanto com a de sarja, dando muito conforto aos jogadores — principalmente em locais de clima tropical.
No mundo do poker profissional, o jogador que mais adora utilizar essas combinações com a camisa floral é certamente o espanhol Ramón Colillas. Inclusive, foi utilizando essa vestimenta que ele alcançou uma das maiores conquistas em sua vitoriosa carreira profissional, o PokerStars Players No Limit Hold’em Championship (PSPC) 2019.
Como o torneio é disputado anualmente nas Bahamas, destino turístico com belas praias e ilhas para explorar no calor do Caribe, não existe ocasião mais perfeita do que essa para o espanhol utilizar a sua coleção de camisas florais em torneios, não é mesmo?!
Não poderia faltar na lista: as camisetas de times esportivos
Uma dar formas mais claras de demonstrar o carinho pelo seu time favorito, as camisetas de equipes esportivas se tornaram tendência no universo do poker a partir da década de 2000, quando muito competidores norte-americanos de renome abandonaram a moda country e passaram a competir em eventos com camisas de basquete, hóquei no gelo, futebol americano e beisebol.
Já no Campeonato Brasileiro de Poker, o BSOP, todos os anos nós temos competidores que não deixam de externar o amor pelos times de futebol que torcem. Podemos tomar como exemplo o paulista André Akkari, grande nome do poker mundial.
Um dos poucos brasileiros a ter conquistado o cobiçado anel ouro em um evento do World Series Of Poker (WSOP), Akkari é torcedor declarado do Corinthians e sempre faz questão de enaltecer o clube paulistano, por onde passa.
Por fim, também vale uma menção às camisetas das equipes de eSports (esportes eletrônicos) em torneios da modalidade. Nos últimos anos, o segmento está cada vez mais presente no universo das cartas, com equipes patrocinando alguns dos melhores competidores do poker brasileiro — como é o caso da catarinense Lauriê Tournier e do paulista Rafael Moraes, que são patrocinados pela FURIA.
Artigos Relacionados