Natal e festividades chegando e é hora de pensar no cardápio para a ceia! E se tem uma receita que não pode faltar no ceia de Natal é o Peru assado no forno.
Embora as receitas de bacalhau serem comuns nessa época, o Peru também entra como um dos pratos preferidos para a Ceia. Clássico e delicioso, o Peru assado pode ser feito de várias maneiras sendo que a mais conhecida é o Peru recheado. E hoje vamos ensinar várias receitas de Peru assado, com maneiras de preparar e temperos diferentes e criativos.
Mas pode ficar tranquila pois as receitas não são complicadas e podem ser feitas até por quem nunca fez um Peru de Natal na vida. E aqui uma dica: se o Peru ficar caro para o Natal deste ano, sem problemas, você pode fazer com a ave natalina “chester”, ou até mesmo um bom frangão caipira! Mas fique atenta, o tempo de forno muda de acordo com o peso da ave, tem peru que é bem grandão, e na maioria das vezes leva até quatro horas para assar.
Peru de Natal assado
E em clima de jingle bell, vamos as receitas! A primeira é uma receita clássica de Peru assado clássico com recheio.
Para quem não está a costumado a assar Peru, existem algumas ressalvas. A carne costuma ficar seca se você não usar a manteiga entre a pele e a carne. A ajuda de seringa tipo injetor culinário vai bem nessa hora também. Dessa maneira, consegue-se injetar tempero junto com manteiga para deixar a carne mais suculenta a macia.
Nessa primeira receita, o Peru de Natal é feito com um molho de vinho branco com laranja e manteiga.
Peru de Natal assado com molho de vinho branco e laranja
Ingredientes para temperar o Peru
- 1 Peru entre 4 e 5 kg
- ½ barra de manteiga com sal (100g )
- Raminhos de alecrim
- 1 laranja bahia grande
- ½ xícara de vinho branco seco de boa qualidade
- Sal
Ingredientes para a farofa do recheio
- 2 cebolas picadas
- 3 dentes de alho picadinhos
- 2 colher (sopa) de cheiro-verde
- miúdos do peru lavados e cortados em pedaços
- 1 banana da terra em cubos
- 2 xícaras de farinha de milho
- 1/2 xícara de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de farinha de rosca
- pimenta e sal a gosto
Modo de preparo do recheio
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho. Quando estiver douradinho, acrescente os miúdos e frite bem.
- Acrescente a banana picada e frite bem. Adicione o azeite e em seguida as farinhas o restante dos ingredientes. Misture bem e está pronto. Reserve
Modo de preparo do Peru
- Comece descongelando o Peru com calma. Retire da embalagem e coloque em uma assadeira e deixe descongelar dentro da geladeira. De um dia para outro já é o suficientes.
- Quando Peru já estiver descongelado, lave bem em água corrente. Se o Peru for daquelas marcas que já vem com tempero, talvez você queira tirar um pouco desse sabor artificial, não é muito agradável. Para isso, deixe o peru dentro da água em uma bacia por uns 15 minutos, coloque 3 colheres de vinagre branco para ajudar a tirar esse tempero.
- Com o Peru já lavado, seque um pouco com papel toalha e leve à assadeira que irá ao forno.
- Em uma panela, derreta a manteiga com o vinho branco com o suco da laranja. Faça furos no peru e pincele bem esse molho. Se você tiver a seringa injetora, coloque um pouco deste molho e injete no peito do peru principalmente.
- Uma dica para a carne ficar mais macia: Pegue um pedaço de manteiga e amasse com um pouco de sal e alecrim. Abra com as mãos a pele do peru na parte do peito. Vá abrindo e com a mão mesmo coloque a manteiga por dentro tentando esfregar para espalhar o máximo possível. Vale a pena o esforço, fica uma delícia!
- Recheie o peru com a farofa de miúdos e se preferir, coloque meia cebola cortada junto ou metade de uma laranja ou tangerina. Isso ajuda a dar umidade que além do sabor, facilita os vapores a assarem o peru por dentro. Amarre bem com barbante para a farofa não sair.
- Cubra com papel alumínio e leve no forno pré-aquecido (200°C) por 40 minutos. Depois desse tempo, pincele mais molho por cima, reduza o fogo para 180°C.
- Deixe assando de 3 a 4 horas e pincele a cada 30 ou 40 minutos com o molho de manteiga.
- Para saber se o peru está assado, fure com uma faquinha fina. Se o líquido precisa sair limpo e sem sangue. Aí está prontinho!
- Retire o papel alumínio, asse por alguns minutos para dourar o a pele.
- Retire o peru e deixe descansar por 10 minutos. Corte e sirva.
Essa é uma das receita mais práticas e clássicas de peru assado para o Natal. Sem muita complicação e com sabor incomparável.
Abaixo, selecionamos outras receitas de peru assado com preparos diferentes para você variar os sabores na sua ceia. Quando a família é grande, as vezes fazer mais de um peru assado é mais do que necessário e dessa maneira, você pode variar os sabores dos pratos principais. Veja algumas receitas:
Receitas para o Natal, preparação da ceia e decoração
Não é só de peru que se faz uma ceia não é mesmo? Aqui você vai ver além das receitas clássicas de Peru como também acompanhamentos e montagem de uma ceia de Natal completa.
Peru laqueado para o Natal: Se você quer uma receita diferenciada de Peru para a ceia de Natal, essa vale a pena. Os sabores tem uma pegada oriental que leva gengibre e molho de soja, maracujá e castanhas. Fica uma delícia.
Especial de 6 receitas de Peru assado para o Natal: Aqui é uma seleção de 6 receitas de peru natalino com diversas opções de sabores e recheios. Vale a pena ver para inspirar suas receitas e fugir do tradicional.
Como planejar uma ceia de Natal completa: Da preparação da mesa, decoração às receitas, tudo o que você precisa saber para montar uma ceia de Natal inesquecível.
Ceia de Natal rápida e prática: Para você que não tem tempo suficiente e também não pode gastar muito na ceia, nesse post tem diversas dicas para você montar sua ceia de forma rápida e prática.
Farofas especiais para o Natal: Não pode faltar né? Selecionamos diversas receitas das melhores farofas para sua ceia.
10 receitas especiais de arroz Natalino: Arroz é o acompanhamento perfeito para diversas receitas. Aqui selecionamos 10 receitas especialíssimas para sua ceia.
Decoração de Natal com guirlandas. Aprenda a fazer a sua: As clássicas guirlandas de um jeito prático de fazer. Veja como fazer além de inspirações de estilos para você criar a sua.
Sobremesas para o Natal
Para fechar com chave de ouro em uma refeição especial, nada melhor do que uma sobremesa especial. Veja algumas sugestões.
Artigos Relacionados