Uma piscina em casa um sonho de consumo de muitos, e é claro que se você puder fazer uma piscina na sua casa, vai valorizar o seu imóvel além de aproveitar muito! Já pensou no lazer garantido nos finais de semana, além de refrescar nos dias de calor intenso todas as horas que você puder aproveitá-la.
Um fator importante contar com um projeto, antes de dar início à construção da piscina.Sabe, estude bem o local,a área externa precisa dispor de espaço suficiente para que a piscina seja construída, por isso existe a necessidade de conhecer as dimensões da piscina e do lugar para escolher um tamanho compatível. A questão do formato também varia e depende muito do que você quer, se tem família grande. Normalmente uma piscina retangular requer mais espaço, para ser colocada, enquanto a redonda tem maior facilidade para se adaptar.
Outra coisa a pensar é a posição do sol, e o acabamento que ela vai ter. Se vai ser de alvenaria, ou de fibra, de pastilhas, cerâmicas, veja como é cada uma delas.
Piscina de azulejos, cerâmicas
Segundo especialistas, no site do IG,e no site abcpiscinas, a cerâmica é o modelo que ganha dos demais na relação custo x benefício. Além de exigir baixo investimento , tem aplicação fácil e dispensa mão-de-obra especializada. Outra vantagem a ser considerada é a resistência do revestimento aos raios ultravioleta, movimentos da estrutura da piscina e produtos químicos usados na limpeza. Sua desvantagem aparece, entretanto, na falta de ousadia estética do resultado final, mesmo quando as peças estão bem assentadas.
Piscinas com pastilhas de vidro
As tradicionais pastilhas de vidro, por outro lado, conseguem trazer um bonito efeito visual. A variedade de formatos e cores do material permite que desenhos (e até mosaicos) sejam produzidos. O mesmo acontece com os revestimentos em porcelana, que têm baixa absorção de água, são resistentes aos produtos químicos, a manchas e a choques térmicos. O ponto negativo é o preço das pastilhas, pois acabam sendo mais caras do que as cerâmicas e sua instalação pede um profissional experiente. Além disso, a quantidade de rejunte usada durante o assentamento é grande, tornando a manutenção da piscina mais difícil.
Piscinas em fibra de vidro
Tradicionalmente, as piscinas em fibra de vidro são confeccionadas como uma única peça que é revestida, como o próprio nome indica, com fibra de vidro. A fibra de vidro é um polímero composto pela aglomeração de filamentos de vidro muito finos, aos quais é adicionada uma resina de poliéster. O resultado? A fibra de vidro revela-se um material flexível, resistente e de fácil manutenção, o que se revela perfeito para moldar piscinas de todos os tamanhos e modelos, sem emendas ou juntas. As piscinas de fibra de vidro têm a vantagem de poderem ser produzidas numa única peça – o que acelera o processo de produção e instalação – no entanto, nos últimos anos, a fibra de vidro tem sido utilizada de outras formas: para forrar piscinas de superfície ou para forrar piscinas de betão enterradas.
Fonte:IG, http://abcpiscinas.com
Artigos Relacionados