Receita de bolo de iogurte caseiro super fofinho!

Bolo de iogurte caseiro leve, fofinho e delicioso para acompanhar o seu café da manhã.

Tem dias que na vida da gente só precisamos de bolo fofinho e uma boa xícara de café. E essa receita de bolo de iogurte caseiro é basicamente isso, uma aconchego em forma de sobremesa para o seu lanche.

O bolo de iogurte que vamos aprender é uma receita muito eclética se você gosta de uma geleia como acompanhamento ou chantili, por exemplo. Pode-se se dizer que um bolo extremamente delicado, suave e delicioso.

De onde veio a receita do bolo de iogurte clássico?

Como boa parte da confeitaria clássica, esse bolo tem um “pé na cozinha” francesa. Simples e com ingredientes básicos é uma das receitas que as crianças por lá aprendem a fazer desde cedo.

Como ele tem uma base de iogurte (recomendo até mesmo fazer o seu iogurte caseiro natural em casa!) ele fica bem úmido e suave.

E claro, você pode dar aquele toque pessoal na receita e adaptar a sua maneira. Mas se você é como eu que adora sempre dar uma modificada pra ficar do seu jeito, aqui vão algumas dicas de como você pode substituir algumas coisas.

  • Óleos em geral não vão modificar o gosto do seu bolo, mas se você prefere uma opção mais saudável como o óleo de coco, nessa receita ela cai muito bem. Se for aquela gordura tradicional, vai dar um gostinho de leite de coco no fundo mais adocicada. Se você é fã do azeite de oliva, saiba que ele dará um toquinho mais apimentado no sabor final. Mas claro, a boa e conhecida manteiga sempre fica ideal nessa receita.
  • A farinha integral, com certeza, dará mais peso na massa. A sugestão especificamente aqui é usar uma quantidade menor de farinhas integrais, se você quiser é claro.
  • A melhor substituição na minha opinião é a farinha de amêndoas! Irá dar um sabor incrível no seu bolo. Para isso, divida em partes iguais a farinha de trigo e a de amêndoas na receita.

Outra sugestão de receita: Receita de bolo Low Carb de chocolate com farinha de amêndoas

Agora vamos aos ingredientes do bolo de iogurte:

Receita de bolo de iogurte

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 3/4 xícara (150 g) de açúcar cristal
  • 1 xícara (226 g) de iogurte natural ou iogurte grego natural, se preferir.
  • 1/2 xícara de óleo, azeite, manteiga ou óleo de coco
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 ½ xícaras (192 g) de farinha de trigo ou divida essa medida com farinha de amêndoas.
  • Açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

Modo de preparo:

  1. Comece pré-aquecendo o forno a 180°C enquanto você faz a mistura do seu bolo. Já deixe uma forma pequena de pão retangular untada ou forrada com papel-manteiga. Feito isso, siga o baile!
  2. Junte os ingredientes molhados, adicionando em uma tigela os ovos, o açúcar e a manteiga e bata vigorosamente até ficar amarelo pálido e espumoso, cerca de 1 minuto. Na sequência adicione o iogurte, e a baunilha. Se você estiver usando óleo na receita, bata primeiro somente os ovos com o açúcar e depois adicione o resto dos ingredientes molhados.
  3. Adicione o restante dos ingredientes secos e bata um pouco apenas para misturar e não ficar grumos. Por último, coloque o fermente e apenas misture com uma espátula para misturar a massa por completo.
  4. Coloque na forma e leve ao fogo para assar por aproximadamente uns 45 minutos. Faça o teste do palito para conferir se a massa está boa, certo? Lembrando que cada forno é um universo paralelo na sua cozinha, então fique de olho sempre.
  5. Retire do forno depois de assado e deixe o bolo descansar de uma tábua por 10 minutos antes de desenformar. Usando o papel manteiga fica bem mais fácil se você deixar alguns centímetros de borda nas laterais.

Agora sim, está pronto! Passa um café e chama a gente pra comer e claro, não esqueça de compartilhar essa receita com as coleguinhas, viu?

Fontes: Receita do site simplyrecipes.com

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.