Receita caseira: areia de gato 100% natural

Areia de gato feito em casa. Aprenda a fazer areia de gato usando produtos naturais e também uma receita caseira usando papel reciclado.

Uma coisa que nossos gatinhos não abrem mão (no caso, a pata :)) é uma caixa de areia bem limpinha e cheirosa. E para ajudar você a economizar uma graninha e ainda agradar seu miau, vamos aprender a fazer uma areia de gato caseiro 100% natural.

Sim, os gatos são animais mimados e cheios de personalidade desde filhotes. Além disso, são animais muito independentes e aprendem a usar a caixa de areia praticamente sozinhos e sem grandes esforços por parte dos seus tutores.

Se você adotou um gatinho para sua vida, já percebeu que existem diversos tipos de areia higiênica e claro, preços bem diferenciados. De longe, as areias de sílica são as mais caras, porém, duram mais e praticamente não exalam odores desagradáveis. Mas muitos gatinhos não gostam muito por causa das pedrinhas mais pontiagudas que incomodam nas patinhas. Isso vai depender muito de cada gato.

Outros tipos de areia são mais finas e baratas. Formam torrões conforme o seu gato faz as necessidades e facilitam também a higiene da caixa bastando retirar com uma pazinha. Em geral, as areias com sacos de 4kg custam de R$10,00 até R$35,00. Se você tem mais de um gato, essa conta vai começar a ficar cara.

Receita caseira de areia de gato

Pesquisando por aí e verificando principalmente opções mais naturais e que não tragam riscos para os nossos bichanos, encontrei algumas excelentes e que custam baratinho.

A primeira opção caseira de areia de gato é uma mistura de farinha de mandioca grossa com floco de milho. Veja como fazer:

Areia de gato feito com farinha de mandioca e flocos de milho

Essa receita de areia de gato é uma das melhores. Não fica cheiro ruim, forma torrões e facilita a higienização.

Na minha experiência, não fica tão bom usar a farinha de mandioca torrada mais fina. Faz muita sujeira e loca da caixa fica rodeado de farinha. Precisa varrer os arredores da caixinha com frequência.

A farinha de mandioca grossa dá o mesmo resultado e faz bem menos sujeira. Para fazer é simples:

  • Use porções iguais de flocos de milho (em alguns lugares têm nome de flocão) e farinha de mandioca grossa.

É só misturar e ver a magia acontecer! Os gatinhos não estranham em nada, pelo menos aqui seu super certo.

Uma observação importante

Tem muitas pessoas que criticam o uso de alimentos para fazer areia de gato em casa. Fica a critério de cada um. Consegui em um lugar para comprar bem barato as farinhas que estão vencidas ou próximas do prazo de vencimento. Estão ainda em boas condições mas impróprias para consumo. Se não encontro nessa condição, não compro e escolho a opção tradicional ou faço a receita.

Areia de gato feito com papel reciclado

Essa receita também funciona muito bem porém, tem dois aspectos que acho complicado. Alguém compra jornal hoje em dia? Pois é, usei papel de revista daquelas de cosméticos que costuma sobrar mês a mês.

E outro detalhe que acho complicado é tempo para fazer. As vezes não dá tempo mesmo pelo processo que precisam fazer. Se você fizer uma quantidade maior e guardar, pode compensar mais o trabalho. Segue a receita!

Você vai precisar de:

  • Papel de revista ou jornal picado;
  • 2 colheres de sopa de detergente de cozinha;
  • Bicarbonato de sódio (opcional).

Como fazer:

Primeiro você vai precisar picar papel de jornal ou de revista.

Coloque em uma bacia com água quente até cobrir o papel e adicione o detergente. O papel tende a absorver a água, por isso, vá repondo conforme necessário.

Depois que essa mistura estiver fria, esprema o papel com as mãos fazendo uma bola, coloque na água corrente e esprema para sair o excesso de tinta. Coloque um uma bacia ou forma grande.

Jogue um pouco de bicarbonato de sódio no papel e esfarele com as mãos. Deixe secar bem e você já poderá usar na caixa de areia do seu gato.

O detergente nessa receita ajuda a retirar o excesso de tinta do papel e o bicarbonato facilita a retirada dos odores da caixinha. Não é necessário o uso do bicarbonato, a receita funciona bem sem ela também.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.