Receita de goma caseira para passar roupas

Aprenda a fazer essa receita de goma caseira e natural para passar camisas ou qualquer roupa de linho, toalhas de mesa, guardanapos e afins.

Passar roupas não é uma tarefa fácil e das mais prazerosas para ninguém. Principalmente em dias quentes. A maioria das pessoas não gostam, mas precisam passar e as vezes até engomar camisas, toalhas de mesas, guardanapos e até mesmo cortinas com tecidos nobres que precisam de um pouco de goma para mostrar a sua beleza.

Pode até parecer frescura, mas camisas de trabalho precisam estar bem passadas e uma goma mesmo que leve ajuda muito a deixar a roupa mais esticadinha e apresentável.

Existem vários produtos no mercado para quem deseja utilizar goma, e existem outras receitas caseiras que misturam até cola branca. Mas se você for como eu que aprendi com a minha mãe a fazer essa receita e prefere uma receita caseira natural, para evitar produtos químicos nocivos entrando em contato com a sua pele e a dos seus entes queridos, faça essa receitinha rápida e prática de goma que vai te deixar muito satisfeita com o resultado.

receita caseira de goma para roupas

Receita de goma caseira para passar roupas

Ingredientes

2 colheres de amido de milho (Maisena);

2 copos de água de torneira ou destilada;

1 frasco com tampa borrifadora e capacidade para 500 ml;

Essência ou ervas (opcional);

1 vasilha com capacidade para 500 ml;

1 colher;

Liquidificador (opcional)

 

Modo de preparo

Misture duas colheres de amido de milho e dois copos de água em uma vasilha. Com a colher, mexa bem o conteúdo até que ele fique homogêneo ou bata no liquidificador. Em seguida, adicione um pouquinho da essência de sua preferência se for usar. Coloque tudo isso no frasco e feche-o com a tampa borrifadora. Agora é só agitar bem e começar a usar. Armazene sua goma em um local fresco e seco ou mesmo na geladeira.

Vale lembrar que o amido de milho pode ficar concentrado no fundo do frasco, então agite antes de usar.

Dica:
Se você prefere uma goma mais forte para uso de camisa de linho, toalhas ou lençóis coloque mais uma colher de amido de milho na sua mistura.
Se você prefere uma goma mais leve para camisas, por exemplo, as de linho ou seda, coloque apenas uma colher de amido de milho.
Você pode borrifar antes de colocar a roupa para secar e quando estiver ainda meio úmida retirar para passar. Ou borrifar quando for passar a roupa que também dá na mesma.
Se o seu ferro estiver sujo, basta misturar meio a meio água e vinagre e passar com uma “buchinha” daquelas de cozinha e pronto.

 

Espero que tenham gostado da dica, deixe o seu comentário e obrigada pela visita 🙂

Artigos Relacionados

16 comentários em “Receita de goma caseira para passar roupas”

  1. 🇰🇬A-do-rei!!!!!! Já estava cansada e desiludida, de tanto procurar nas lojas e supermercados, pela tal goma. Eu lembrava dela, na minha infância, mas não sabia as proporções. Problema solucionado! Obrig. Feliz 2018!l

  2. LUCIENE GUEDES DE CARVALHO

    Sabia que existia. Minha mãe usava. Eu usava quando pré-adolescente, minha mãe mandava eu engomar as roupas da casa, mas não lembrava das medidas. Obrigada. Feliz 2020!!!

  3. Muitooo Obrigada mesmo fervi o uniforme do meu marido ,que por sinal é camiseta branca mas ele sempre suja ….e por fim me lasquei neh 😂😂 mas ainda bem que achei essa dica maravilhosa ,só uma dúvida pode passar em roupa colorida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.