A retenção de líquidos, é uma das principais inimigas das pessoas que pretendem manter uma linha exemplar, sobretudo mulheres, caracteriza-se por um acumular excessivo de água entre as células. É uma situação anormal e esses líquidos, se não forem excretados pela urina, irão provocar inchaço, normalmente na barriga, nas mãos, nos pés, nos tornozelos, nas coxas e nos peitos, podendo levar a aumentos de peso da ordem dos dois quilos num único dia. Em acréscimo, é possível que sinta a vista embaciada, dores de cabeça e no peito e a tensão alta.
Quando a origem da retenção de líquidos ocorre nos períodos pré-menstrual e menstrual, a explicação reside nas alterações metabólicas e hormonais próprias desse ciclo, pelo que se trata de uma situação transitória que não merece grande preocupação. Todavia, a retenção de líquidos pode dever-se a insuficiência renal e/ou cardíaca, hipertensão, deficiência no funcionamento da tiroide, e problemas hormonais e circulatórios. Quando assim é, o acompanhamento médico revela-se indispensável.
Os hábitos alimentares e a postura diária influenciam significativamente a possibilidade de reter líquidos no organismo. O sal, por exemplo, de que se tem, normalmente, tendência para exagerar, é o principal agente de retenção de líquidos, conferindo ao corpo um aspeto inchado, sendo, portanto, preferível temperar com limão, ervas aromáticas e um mínimo de sal. É preciso ainda prestar atenção aos rótulos dos produtos processados, que podem não patentear “sal” no rol dos ingredientes, mas sim “glutamato de monosódio”, que vem a dar no mesmo.
Causam retenção de líquidos
. Oscilação hormonal
. Calor excessivo
. Sedentarismo
. Excesso de peso
. Baixa ingestão de líquidos
. Período pós-parto, pós-operatório e menstrual
. Alimentação: “Em excesso, embutidos, azeitonas e sal podem promover a retenção hídrica”, explica o endocrinologista Alfredo Cury
Amenizam a retenção de líquidos
. Chás: “Os chás são diuréticos naturais e podem ajudar a amenizar os sintomas da retenção de líquidos. Gestantes devem consultar o médico, já que algumas ervas têm potencial abortivo”, orienta a ginecologista Viviane Monteiro
. Água, água de coco e sucos naturais: Segundo o endocrinologista Alfredo Cury, “a ingestão inadequada de líquidos pode aumentar os riscos de formação de cálculos e retenção de substâncias que são eliminadas naturalmente pela via renal”
. Drenagem linfática: “A drenagem linfática é uma massagem que estimula manualmente o sistema linfático, ajuda a drenar o líquido retido e diminuindo os edemas”, explica a ginecologista Viviane Monteiro
. Atividades físicas: a ginecologista Viviane Monteiro recomenda a prática regular de atividades físicas para a eliminar o líquido retido
Como evitar
Para evitar essa retenção, é preciso as mulheres mudarem alguns habitos simples, como por exemplo, se alimentar melhor de forma saudável e moderada, evitar gorduras e frituras, consumir muitas frutas, verduras e legumes, evite também alimentos industrializados com alto teor de sódio, refrigerantes podem influenciar opte por chás, sucos e muito água. Também a prática de exercícios físicos é importante já que com essa pratica faz o corpo liberar esse acumulo de liquido através do suor.
Drenagem linfática
Outra maneira de coibir a retenção de liquido pode ser as massagens terapêuticas inclusive a drenagem linfática que ajuda a drenar a água retida pelo organismo, que deve ser feita por um profissional especializado. Essa drenagem faz liberar toxinas e líquidos acumulados que são estimulados pelos movimentos e todo o liquido é liberado através da urina.
Outra dica importante que se pode fazer é um escalda pés após um dia cansativo com ervas aromáticas, água morna e bolinhas de gude no fundo do recipiente ajuda a ativar a circulação sanguínea.
Fonte:Gnt, http://www.ruadireita.com
Artigos Relacionados